24 de setembro de 2013

Livro analisa relação entre jovens e idosos


Publicação faz parte da Coleção Acadêmica e aborda as pontecioalidades da intergeracionalidade

Como convivem jovens e idosos, crianças e adultos, pais e filhos, avós e netos? Os valores éticos dificultam ou colaboram para o estabelecimento das boas relações intergeracionais? Qual o futuro de tais relações? Essas perguntas foram respondidas no livro Conflito e Cooperação entre Gerações, resultado de ampla pesquisa feita pelo mestre e psicólogo pela Universidade de São Paulo, José Carlos Ferrigno. Com uma análise profunda da relação entre gerações, o segundo volume da Coleção Acadêmica das Edições Sesc São Paulo será lançado no dia 25 de setembro, às 19h, na livraria Martins Fontes (Paulista).

O trabalho partiu de uma série de questionamentos levantados pela observação do autor, que trabalha com temas ligados à terceira idade há mais de 30 anos, tanto no âmbito acadêmico quanto nas atividades culturais voltadas a essa faixa etária. Para saber, por exemplo, como convivem as diferentes gerações ele recorreu a uma base histórica - da observação de atividades específicas - e de entrevistas com pessoas de diversas idades, apresentando relatos em que essas relações se desenvolvem de forma harmônica, mas também conflituosas.

O objetivo do livro é articular e fortalecer a relação intergeracional e contribuir para o desenvolvimento da sociabilidade, fortalecendo o convívio entre as diferentes faixas etárias pela superação das diferenças. Além disso, a obra analisa as atividades de lazer como facilitadoras do relacionamento entre as gerações, dá exemplos de programas intergeracionais de sucesso e trata da formação e papel do educador neste cenário.

Levando em conta o que tem sido feito em favor da intergeracionalidade, é importante ressaltar que este ano o Sesc comemora 50 anos de Trabalho Social com Idosos. Essa publicação vem reforçar as atividades desenvolvidas pela instituição e a preocupação em chamar a atenção da sociedade para que nos próximos 50 anos essa convivência alcance níveis mais elevados.

Fonte de pesquisa para interessados no assunto e um norteador para esclarecer que tipo de relação estamos cultivando com os mais velhos, Conflito e cooperação entre gerações comprova que as histórias dos avós contadas no fim de tarde também tem sua importância e são fundamentais para a formação do cidadão. 

FICHA TÉCNICA:
Editora: Edições SESC SP
ISBN: 978.85.7995.065.0
Páginas: 232
Formato: 16 x  23 cm
Preço: R$ 35

Serviço

Lançamento do livro Conflito e Cooperação entre Gerações
Data: 25 de setembro
Hora: 19h
Local: Livraria Martins Fontes | Av. Paulista, 509
Estacionamentos: R. Manoel da Nóbrega, 95 e R. Manoel da Nóbrega, 88 - primeira hora gratuita (Serviço de manobrista - disponível de 2ª a 6ª feira, das 18h às 22h, e aos sábados, das 15h às 20h. Primeira hora gratuita nas compras acima de R$ 10,00).
Mais informações: 11 2167.9900

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...