29 de outubro de 2013

Exposição Dois Momentos chega a reta final


Últimas semanas da exposição do artista plástico Gilberto Salvador na Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Dois momentos do artista plástico Gilberto Salvador (São Paulo, SP, 1946). Composta por 24 obras, entre pintura, objetos e instalações, a mostra revela os contrastes, encontros e releituras entre a produção do período de formação do artista, anos 1960, até os dias de hoje. Na abertura da exposição, também será lançado o livro Mergulho que também tem a curadoria de Fabio Magalhães.

A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Dois momentos, com 24 obras entre pintura, objetos e instalações, do artista plástico Gilberto Salvador (São Paulo, SP, 1946).  Realizadas entre os anos 1960 até os dias de hoje, a mostra revela dois momentos do processo criativo do artista: a produção política dos anos 1960, marcada pela reação ao golpe militar de 1964, e a reflexão sobre as formas que predomina na sua poética atual.

O primeiro núcleo da exposição é composto por obras bi e tridimensionais em aço, gravuras e pinturas sobre recortes de madeira, com destaque para dois trabalhos que pertencem ao acervo da Pinacoteca: Robótica, exposta pela primeira vez na 10ª Bienal de Arte de São Paulo, 1969, Rodante, todos de 1969.

O núcleo Contemporâneo faz uma releitura da obra Olympia,1863, de Édouard Manet, em 15 peças em fibra de vidro e uma de bronze cromado, além de obras produzidas nos últimos cinco anos, que revelam o diálogo do artista com as formas. Três instalações de grandes proporções completam a mostra, entre elas Espuma, escultura em fibra de vidro, madeira, aço e resina, com cerca de 5 metros de altura, que se projeta da Pinacoteca em direção à Avenida Tiradentes.

Livro Mergulho - um recorte profundo na trajetória de Gilberto Salvador

"Mergulho" é uma imersão na produção artística de Gilberto Salvador, que dá ao leitor a dimensão exata do seu percurso através do tempo, numa viagem de técnica e sensibilidade. "A exposição permite que o público faça uma reflexão da produção artística com a visão poética do discurso desde a década de 1960 até hoje. O livro dá a noção exata e mais abrangente deste percurso", sintetiza Gilberto Salvador.

Para ele, exposição e livro se completam possibilitando uma leitura contemporânea de toda a sua obra e, de uma forma justa, fazem com que o público tenha contato com a contemporaneidade do seu trabalho, desde as origens. O livro tem 315 páginas ricamente ilustradas com as obras do artista, fotografadas por Henrique Luz. Tem apresentação de Jorge Mautner e fotografia de Gilberto Salvador por Vânia Toledo; produção e edição de textos de Fábio Magalhães. 

Sobre o artista

Gilberto Salvador nasceu em São Paulo, em 1946. Artista plástico, formou-se em arquitetura em 1969 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) onde, mais tarde, atuou como professor. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1965, na Galeria de Arte do Teatro de Arena em São Paulo, a convite do ator Gianfrancesco Guarnieri. Ganhou a medalha de ouro no Salão de Arte Contemporânea de Campinas em 1967 e nas edições de 1969 e 1970, com o prêmio aquisição. Participou de várias edições da Bienal Internacional de São Paulo. Entre suas principais mostras individuais destacam-se duas exposições no MASP, em 1985 e 1995. Em 1999, a escultura Vôo de Xangô foi instalada na Estação jardim São Paulo da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô. Sua produção artística se caracteriza pela oposição entre o gestual e o traço rígido, entre as formas orgânicas e inorgânicas, entre o movimento e o estático. Nelas, as formas vivas, homens, flores e animais dialogam com figuras geométricas. 

Serviço

Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel. 11 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Às quintas até as 22h. Entrada franca das 18h às 22h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00 
Grátis aos sábados. Estudantes com carteirinha pagam meia entrada. 
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Mais informações: Carla Regina Tel. 3324 1007 ou pelo email coliveira@pinacoteca.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...