Pular para o conteúdo principal

Alexandre Brandão apresenta seus trabalhos Efeito Sem Causa


Mostra gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade tem curadoria de Tobi Maier

Fica em cartaz até 24 de janeiro a exposição Efeito Sem Causa na Oficina Cultural Oswald de Andrade – unidade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. A mostra conta com trabalhos recentes do artista mineiro Alexandre Brandão.

Com curadoria do crítico de arte Tobi Maier, a exposição Efeito Sem Causa reúne trabalhos que têm como elementos centrais a luz e a geometria, e o uso de materiais como areia, grafite e carvão, como em Cosmo (2013). Transitando entre desenho, vídeo e objetos, o trabalho de Alexandre Brandão já é reconhecido pela crítica especializada.

“A obra do artista aborda as fascinações com a alquimia e fenomenologia das matérias primas”, conta Maier em seu texto curatorial. “Cosmo (2013) é um comentário sobre a história da abstração geométrica, mas também traz a ideia sobre comunidade, sobre um ato performático que poderia ter acontecido aqui neste espaço antes da nossa chegada”, explica.

A mostra é dividida em dois ambientes: o primeiro abriga obras que pressupõem a ação realizada pelo artista. E, na segunda sala, é apresentada uma instalação interativa que recria um campo de bocha a partir de materiais como carvão e areia, que fazem parte do repertório de Brandão.

Sobre Alexandre Brandão

Formado pela Escola Guignard, participou de festivais e exposições no Brasil e no exterior: Bienal de Filmes de Arte de Colônia (Alemanha, 2005), Ateliê Aberto #3 (Casa Tomada, São Paulo, 2010), 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil (2011) e Red Bull House of Art (São Paulo, 2011). Realizou individuais no Palácio das Artes (Belo Horizonte, 2006) e, em São Paulo, no espaço Pivô (2012) e na Galeria Leme (2013). Ganhou, em 2010, o 2º Prêmio na V Bienal Interamericana de Videoarte, em Washington, EUA.

Serviço

Exposição EFEITO SEM CAUSA
Artista: Alexandre Brandão
Curadoria: Tobi Maier
Abertura: 23/11 – sábado – 15h
Visitação: 25/11 a 20/12 e 06 a 24/1 – segunda a sexta-feira – 10h às 21h | sábados – 10h30 às 17h30
Classificação: livre
Entrada franca
Obs.: Dispõe de rampa de acesso para deficientes

Oficina Cultural Oswald de Andrade 
Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo – SP
Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Projeto Motostory exibe acervo que retrata motociclismo brasileiro

Mostra foi idealizado por Carlãozinho Coachman, um apaixonado por motocicletas
O projeto Motostory ganhou sua primeira mostra aberta ao público como parte do Mobile Photo Festival 2019, que oferece a Exposição São Paulo em Movimento. 

"Quem visitar a exposição poderá conferir o contraste de dois mundos: a fotografia moderna do mobile através do olhar clínico destes grandes fotógrafos, e uma pequena mostra do acervo histórico do Motostory, que retrata quase um século do motociclismo brasileiro", diz Carlãozinho Coachman, seu idealizador.

Mitsubishi Outdoor desbrava as montanhas e cachoeiras de Penedo

Rali de aventura e tarefas irá explorar a Mata Atlântica com diversas atividades culturais e de aventura
Um rali que mistura a experiência off-road com atividades culturais e de aventura. Assim é o Mitsubishi Outdoor, que chega a Penedo, charmosa cidade na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A região tem um cardápio repleto de aventuras em meio à paisagens incríveis e o melhor: não há limite de idade, a família toda pode participar e curtir um dia agradável repleto de diversão.

“Estaremos numa das regiões mais belas da Serra da Mantiqueira, próximos à divisa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A categoria Fun terá uma prova mais linear e facilitadores de navegação. E o pessoal que for na Extreme poderá esperar atividades mais longas nos PCs de aventura e muito 4x4”, afirma Fernando Gualberto, diretor de prova.