8 de novembro de 2013

João Carlos Martins rege a Bachiana SESI-SP no Teatro do CIEE


Concerto dedicado a Bach tem solos da Elisa Fukuda, Edson Beltrami, Isaura Melo e do Jean William

O maestro João Carlos Martins rege a sua Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP na terça-feira, dia 12 de novembro, às 19h30, no Teatro do CIEE, em concerto com a interpretação de parte do repertório que será apresentado no Metropolitan Museum, em Nova York, no dia 7 de dezembro.

A apresentação dedicada a Bach começa as execuções do “Concerto de Brandemburgo nº 3 e nº 4” e prossegue com a cantata “Obrigado senhor, obrigado senhor”, adaptação livre do compositor Almeida Prado. Em seguida, a orquestra interpreta duas árias da Paixão Segundo São Mateus, de Bach.

Bachiana SESI-SP

Quando João Carlos iniciou o projeto de criar uma orquestra apenas com a iniciativa privada, muitos duvidaram, mas já são mais de mil apresentações nos principais teatros do Brasil e com participação em grandes palcos ao redor do mundo. A qualidade dos músicos da Bachiana, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido muito elogiada. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após cinco temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala, sendo duas no Carnegie Hall em 2007 e 2008 e três no Lincoln Center em 2009, 2010 e 2011.

Maestro João Carlos Martins

Símbolo de superação e talento, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano aos oito anos, e três anos depois começava a carreira no Brasil. Aos dezoito, já estava tocando no exterior. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Por problemas físicos, abandonou os palcos como pianista no ano de 2002. Mas não deixou a música de lado e retornou aos palcos em 2004 como maestro. Apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado, imprimindo a mesma dinâmica que fazia quando pianista. Hoje, aos 73 anos, é regente da Bachiana Filarmônica SESI-SP, já lançou 25 álbuns, escreveu um livro emocionante sobre sua vida, intitulado “A Saga das Mãos”, é o único brasileiro a ter sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes e conta com um registro fotobiográfico, lançado na ONU, descrevendo em imagens sua belíssima trajetória.

Serviço

Concerto da Bachiana SESI-SP no Teatro do CIEE
Regência: João Carlos Martins
Dia: terça-feira, dia 12 de novembro
Local: Teatro do CIEE
Endereço: Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi
Horário: 19h30
Ingressos esgotados
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 8 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...