Pular para o conteúdo principal

Discovery exibe curiosidades sobre o sol


Especial tem participação dos maiores especialistas da área

O sol está entrando em uma nova fase de atividades violentas e enormes tempestades poderiam devastar nossa sociedade. Se formos atingidos diretamente por uma grande tempestade solar, todas as tecnologias das quais dependemos podem acabar – incluindo comunicações, serviços bancários e até nosso abastecimento de água. Mas o que realmente sabemos sobre o sol e o seu funcionamento interno? Estamos preparados para a próxima grande tempestade?

De forma inovadora, CURIOSIDADE: O SOL (CURIOSITY: THE SUN), que vai ao ar neste domingo, 15 de dezembro, às 21h40, no Discovery, criará um sol virtual com base nos dados científicos mais recentes fornecidos por telescópios localizados na terra e no espaço, juntamente com as técnicas mais modernas de criação de imagens em computação gráfica. O especial acompanhará um dos maiores astrônomos do mundo em uma expedição – desde o núcleo do sol, que funciona como motor e coração, até sua superfície e mais além.

Especialistas temem que uma supertempestade solar esteja muito atrasada e acreditam que existe uma chance de que algum acontecimento climático extremo no espaço possa ocorrer nos próximos dois anos.

“O sol é tão perigoso para nós devido ao seu tamanho colossal”, afirma o astrônomo Phil Plait, que entra no núcleo do sol virtual e passa por suas atmosferas. “As gigantescas manchas solares poderiam desencadear uma supertempestade. Os anéis que saem do sol podem chegar a centenas de milhares de quilômetros no espaço. Quando um deles explode, equivale a 10 bilhões de bombas atômicas detonadas de uma vez”.

Em 1859, a Terra foi atingida por uma supertempestade maior do que tudo de que se tem notícia em nossa história recente. O show de luz foi tão extenso que pôde ser visto do Ártico até o Caribe. O medo é que isso possa ocorrer novamente e em breve.

Neste especial CURIOSIDADE: O SOL conversa com alguns dos maiores especialistas da área para descobrir o que realmente está acontecendo com o sol e o que podemos esperar quando a próxima supertempestade solar nos atingir.

Produzido pela Big Wave Productions para o Discovery, CURIOSIDADE: O SOL tem supervisão do vice-presidente de Desenvolvimento e Produção Howard Swartz e do vice-presidente sênior de Desenvolvimento e Produção Simon Andreae.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Mitsubishi Experience 4x4 desembarca na mineira Gonçalves

Evento off-road terá roteiro por cachoeiras, florestas de araucária, hortênsias e um belíssimo visual de serra
O Mitsubishi Experience 4x4 desembarca nas serras de Minas Gerais para um passeio repleto de off-road. A charmosa cidade de Gonçalves (MG), no sul de Minas Gerais, encravada na Serra da Mantiqueira, recebe o evento que é aberto para famílias e amigos que querem se divertir, apreciar belas paisagens e curtir um dia divertido a bordo dos veículos 4x4.

O roteiro do passeio terá cerca de 60 quilômetros e quase todo por estradas de terra. “Na parte inicial, seguiremos rumo ao centro de Gonçalves, passando pela Igreja e pela charmosa Padaria das Flores”, destaca Isac Pinto, coordenador técnico do evento.

Monster Jam retorna ao Brasil no Allianz Parque

A pista é projetada para testar a perícia e a destreza dos competidores
O Monster Jam retorna a São Paulo para duas apresentações no Allianz Parque, com provas que mesclam manobras radicais, altura, distância e muita adrenalina. A pista é projetada para testar a perícia e a destreza dos competidores que desafiam a gravidade em provas únicas e imprevisíveis. 

Esse ano, o line up confirmado já conta com Grave Digger, El Toro Loco, Max Dä e Monster Energy. A atração, cheia de adrenalina e repleta de ação, conta com pilotos treinados na Monster Jam University. Os competidores dominam as habilidades necessárias para pilotar um truck com as proporções de Monster Jam.