Pular para o conteúdo principal

SescTV estreia série "Passagem de Som"


O compositor e cantor Tom Zé é a atração do primeiro documentário

Passagem de Som apresenta, todos os domingos, às 21h, documentários de 30' com entrevistas ensaios e bastidores com os músicos que participam dos shows da série Instrumental Sesc Brasil, exibida na sequência. O compositor, cantor, performance, arranjador e escritor Tom Zé é a atração do primeiro programa, que estreia no dia 15/12.

Nascido em Irará, Bahia, Tom Zé foi um dos principais integrantes, juntamente com Caetano Veloso e Gilberto Gil, do movimento musical Tropicália, nos anos 60. O movimento revolucionou os campos da música e da cultura brasileira, com o propósito de internacionalizar a cultura, introduzindo o experimentalismo em suas diversas vertentes.

No documentário, Tom Zé passeia pelas ruas do centro da capital paulista que foi cenário da Tropicália e relembra essa época quando as condições socioeconômicas contribuíram para o surgimento do movimento. O músico recorda canções como Coração Materno (1968), que foi sucesso na voz de Caetano Veloso.

Em visita à oficina do luthier Murilo Ferreira, Tom Zé revela que para ele "tanto faz a qualidade do violão" porque o estilo da música que ele compõe "não depende do instrumento". Ele também relembra a descoberta de sua incompetência aos 15 aos de idade, quando percebeu que não cantava como outras as outras pessoas, mas continuou estudando música mesmo assim.

O documentário traz depoimento da cantora Gal Costa e imagens dos ensaios de Tom Zé para realização do show que o artista é a atração no Instrumental Sesc Brasil que o canal exibe logo na sequência,  às 21h30. Neste espetáculo, o músico executa os principais sucessos de sua carreira, como Ave Dor Maria, de sua autoria; e Xique-Xique, em parceira com Miguel Wisnik; e Pisa na Fulô, de João do Valle, Silveira Jr. e Ernesto Pires.

Serviço

Passagem de Som

Tom Zé
Estreia: 15/12, domingo, às 21h
Reapresentações: 16/12, às 16h30; 17/12, às 9h30; 18/12, às 11h; 19/12, às 13h; e 21/12, às 14h.
Classificação indicativa: 12 anos

Instrumental Sesc Brasil

Tom Zé
Estreia: 15/12, domingo, às 21h30
Reapresentações: 16/12, às 17h; 17/12, às 10h; 18/12, às 11h30; 19/12, às 13h30; e 21/12, às 14h30.
Classificação indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Projeto Motostory exibe acervo que retrata motociclismo brasileiro

Mostra foi idealizado por Carlãozinho Coachman, um apaixonado por motocicletas
O projeto Motostory ganhou sua primeira mostra aberta ao público como parte do Mobile Photo Festival 2019, que oferece a Exposição São Paulo em Movimento. 

"Quem visitar a exposição poderá conferir o contraste de dois mundos: a fotografia moderna do mobile através do olhar clínico destes grandes fotógrafos, e uma pequena mostra do acervo histórico do Motostory, que retrata quase um século do motociclismo brasileiro", diz Carlãozinho Coachman, seu idealizador.

Mitsubishi Outdoor desbrava as montanhas e cachoeiras de Penedo

Rali de aventura e tarefas irá explorar a Mata Atlântica com diversas atividades culturais e de aventura
Um rali que mistura a experiência off-road com atividades culturais e de aventura. Assim é o Mitsubishi Outdoor, que chega a Penedo, charmosa cidade na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A região tem um cardápio repleto de aventuras em meio à paisagens incríveis e o melhor: não há limite de idade, a família toda pode participar e curtir um dia agradável repleto de diversão.

“Estaremos numa das regiões mais belas da Serra da Mantiqueira, próximos à divisa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A categoria Fun terá uma prova mais linear e facilitadores de navegação. E o pessoal que for na Extreme poderá esperar atividades mais longas nos PCs de aventura e muito 4x4”, afirma Fernando Gualberto, diretor de prova.