7 de janeiro de 2014

Panamericana abre sua coleção de obras de arte


A mostra faz parte das comemorações aos primeiros 50 anos da Escola

Ao longo de cinco décadas, a Panamericana Escola de Arte e Design formou uma coleção com obras de artistas de diferentes tendências, vertentes e estilos, que fazem um passeio por quase um século de arte, cultura e história, no Brasil e no mundo. Foram escolhidas e adquiridas por Enrique Lipszyc, fundador e presidente da Panamericana, pela qualidade e capacidade de inovação e criatividade de quem as fizeram. São esculturas, pinturas e desenhos, que vão do realismo ao expressionismo, passando ainda pelo surrealismo e também pela pop art e op art, com destaque para produções de César Baldaccini, Antoni Tapies, Nicolas Vlavianos, Oswald de Andrade, Antônio Peticov, Hugo Pratt, Amadeo Modigliani, Mario Cravo, Caciporé Torres, entre outros renomados artistas.

Com curadoria de Jacob Klintowitz, a Escola irá inaugurar, no dia 24 de outubro, a partir das 17h, a exposição Panamericana Art’s Collection. A mostra, que reunirá 60 obras, que faz parte das comemorações aos primeiros 50 anos da instituição, estará aberta ao público até o dia 07 de fevereiro de 2014, na sede da rua Groenlândia, 77. “A exposição é uma forma de celebrar esse momento tão importante com os nossos alunos, amigos, parceiros e todos os amantes das artes, que terão a chance de ver de perto trabalhos de Siron Franco, Antonio Henrique Amaral, José Roberto Aguilar e Luiz Paulo Baravelli, por exemplo. No total, apresentaremos trabalhos definitivos de 44 artistas”, afirma Enrique Lipszyc, fundador e presidente da Escola. 

Segundo Jacob Klintowitz, por ser uma coleção particular, no caso, de uma escola de arte, as obras que estarão expostas na Panamericana foram adquiridas a partir de um olhar diferenciado, original e não convencional. É o espaço da intuição, do impulso e do gosto pessoal, enquanto museus, pinacotecas e fundações obedecem a critérios históricos e justificativas estéticas e culturais.    

Muitos dos artistas, inclusive, ainda não eram reconhecidos quando o presidente da Panamericana adquiriu as peças, pois o que buscava naquele momento eram obras impactantes, que aliassem técnica e criatividade. “O que une esses 44 artistas presentes na Panamericana Art’s Collection é a qualidade intrínseca do trabalho, do caráter visionário impresso em suas criações, da criatividade e da capacidade de se expressarem. Foram selecionados por uma instituição preocupada unicamente com a inovação e a criatividade. Não existe melhor critério do que este para formar uma coleção”, explica Klintowitz.

O principal diferencial da Panamericana Art’s Collection é justamente a diversidade das obras e de seus criadores. “Dificilmente, o público poderia ver de perto, em uma mesma exposição, o colorido e a brasilidade de Rubens Gerchman, a sensibilidade gráfica de Mira Schendel e a simplicidade genial de Wesley Duke Lee. São trabalhos produzidos por nomes que fazem parte da história da arte, mesmo que não sigam uma mesma linha ou tendência”, afirma Klintowitz.

A exposição Panamericana Art’s Collection é gratuita e poderá ser visitada até dia 07 de fevereiro de 2014, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h. Fechado aos domingos e feriados. 

Artistas que fazem parte da mostra

Antonio Henrique do Amaral; José Roberto Aguilar; Oswald de Andrade; Luiz Áquila; Maciej Babinski; César Baldaccini; Luiz Paulo Baravelli; Ricardo Barreto; Artur Barrio; Jagoda Büic; Sergio de Camargo; Lothar Charoux; Bernardo Cid; Mario Cravo Jr; Wesley Duke Lee; Siron Franco; Jadir Freire; Rubens Gerchman; Karl Gerstner; Ivald Granato; Mário Gruber; Marcello Grassmann; Jorge Guinle; Gottfried Honegger; Tomoshige Kusuno; Fernando Lemos; Manabu Mabe; Roberto Magalhães; Amedeo Modigliani; Fernando Odriozola; Antonio Peticov; Hugo Pratt; Nuno Ramos; Paolo Rissone; Hector Sapia; Mira Schendel; Francisco Stockinger; Antoni Tapies; Caciporé Torres; Claudio Tozzi; Victor Vasarely; Humberto Vellame; Henrique Vieytes e Nicolas Vlavianos

Serviço

Panamericana Art’s Collection - CURADORIA JACOB KLINTOWITZ
Local: Panamericana Escola de Arte e Design - Rua Groenlândia, 77, Jardim Paulista
ABERTURA: 24 DE OUTUBRO, A PARTIR DAS 17H
Período: 24 de outubro de 2013 a 07 de fevereiro de 2014
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h. Não abre aos domingos e feriados
GRÁTIS – ABERTA AO PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Nany People apresenta "Como Salvar Um Casamento" no Teatro Gazeta

Atriz interpreta uma coach de relacionamentos, pronta para dar conselhos e pitacos sobre a vida a dois Nany People, um dos maiores ícones do...