Pular para o conteúdo principal

Bom Retiro mostra sua cara nos muros da Oficina Cultural Oswald de Andrade


Inside Out estampa os muros do bairro com retratos gigantes de moradores 

No dia 15 fevereiro, os muros da Oficina Cultural Oswald de Andrade, serão moldura para o Inside Out Bom Retiro – projeto que irá mostrar um Bom Retiro que costuma passar despercebido pelas pessoas que transitam pelo bairro. O projeto busca compreender o bairro paulistano a partir de 150 retratos que serão colados por voluntários nos muros da região. A ação acontece entre 11 e 15 de fevereiro.

Criado pelo artista francês JR em 2011, o Inside Out é um projeto fotográfico colaborativo que pretende desenvolver uma cartografia mundial através de retratos. Desenvolvida em 108 países, da França ao Nepal, a ação é financiada pelo prêmio TED, que JR recebeu em 2011, na Califórnia, nos Estados Unidos. No bairro paulistano o projeto acontece em parceria com o fotografo argentino Pablo Saborido e com apoio Casa do Povo.

Dialogando com associações do bairro, como a Câmara dos Lojistas do Bom Retiro e grupos da comunidade coreana, o projeto “teceu” uma rede onde cada pessoa retratada indicou a próxima. Os retratos tirados foram impressos e serão fixados com a ajuda dos escoteiros do Hashomer Hatzaïr e de voluntários (que podem manifestar interesse e tirar dúvidas através do e-mail casadopovoxxi@gmail.com).

A intervenção terá início no dia 11 de fevereiro na Casa do Povo. No dia 12, 13 e 14, será a vez dos muros da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, do Instituo Dom Bosco (Praça Coronel Fernando Prestes, 233) e da Casa Dom Gastão (R. Prates, 263), respectivamente. Na Galeria Comercial do Bom Retiro (Rua José Paulino, 226) a data para a colagem ainda está para ser definida.

E, por fim, no dia 15, além do evento aberto com todos os parceiros na Casa do Povo, ocorrerá a intervenção nos muros da Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre 14h e 18h.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço

Inside Out Bom Retiro
Realização: Casa do Povo
Fotógrafo: Pablo Saborido
Produção dos cartazes: JR Studios
Período de colagem: 11 a 15 de fevereiro
Locais de colagem: Oficina Oswald de Andrade, Escola Dom Bosco, Casa Dom Gastão, galeria comercial Bom Retiro e fachada da Casa do Povo.
Participe enviando um e-mail para: casadopovoxxi@gmail.com

Casa do Povo
Rua - Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo
Telefone: (11) 3227-4015

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Twitter: @OficinaCultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Projeto Motostory exibe acervo que retrata motociclismo brasileiro

Mostra foi idealizado por Carlãozinho Coachman, um apaixonado por motocicletas
O projeto Motostory ganhou sua primeira mostra aberta ao público como parte do Mobile Photo Festival 2019, que oferece a Exposição São Paulo em Movimento. 

"Quem visitar a exposição poderá conferir o contraste de dois mundos: a fotografia moderna do mobile através do olhar clínico destes grandes fotógrafos, e uma pequena mostra do acervo histórico do Motostory, que retrata quase um século do motociclismo brasileiro", diz Carlãozinho Coachman, seu idealizador.

Mitsubishi Outdoor desbrava as montanhas e cachoeiras de Penedo

Rali de aventura e tarefas irá explorar a Mata Atlântica com diversas atividades culturais e de aventura
Um rali que mistura a experiência off-road com atividades culturais e de aventura. Assim é o Mitsubishi Outdoor, que chega a Penedo, charmosa cidade na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A região tem um cardápio repleto de aventuras em meio à paisagens incríveis e o melhor: não há limite de idade, a família toda pode participar e curtir um dia agradável repleto de diversão.

“Estaremos numa das regiões mais belas da Serra da Mantiqueira, próximos à divisa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A categoria Fun terá uma prova mais linear e facilitadores de navegação. E o pessoal que for na Extreme poderá esperar atividades mais longas nos PCs de aventura e muito 4x4”, afirma Fernando Gualberto, diretor de prova.