28 de março de 2015

Hambúrguer seduz pelo sabor


Como é se apaixonar? É sentir a mão soar, o coração acelerar, e aquele friozinho na barriga ao avistar a pessoa amada. Assim também é descrita a paixão pelo tão querido hambúrguer. 

“A sensação de avistar aquele prato suculento apoiada á mão direita do garçom que dobra a esquina do balcão para vir ao seu encontro é esplendoroso. É momento de ficar indeciso do que fazer. Levanto para cumprimentá-lo, beijo de cara ou mordo? Santa indecisão! Ao final agradeço e me despeço lentamente a cada saborear dos lábios”, assim descreve a sensação Camila Pereira, sócia da Pizzaria Nonno Paolo, que incentivou seu irmão a inserir o hambúrguer no cardápio de seu bar, devido sua paixão.

Comunidades pela internet, em páginas de redes sociais, grupos, blogs, sites, são algum dos lugares onde pode ser encontrada a legião de fãs dessa especiaria. Eventos internacionais têm migrado para São Paulo para acompanhar o ritmo de crescimento da adoração pelo lanche. Competições de comilança e reuniões de hamburguerias já agitam a capital paulista pelo menos uma vez ao ano.

A gerente administrativa afirma que “Esquecer o almoço e não ter o que comer depois do serviço é um dos motivos que dão início a se render aos encantos do tradicional hambúrguer”.

Adaptado a culinária nacional o hambúrguer se tornou o queridinho dos brasileiros, em especial dos paulistanos. “Eles possuem uma rotina pesada, com horários não flexíveis, e acabam sem muito tempo para se dedicar a culinária, isso faz com que a demanda pela especiaria aumente nos restaurante, bares e botecos, adaptados a hamburguerias, devido a agilidade e claro ao sabor que atrai a todos”, diz Fabio Ferreira dono do Alcino Bar, hamburgueria e gastrobar.

O hambúrguer tem uma longa trajetória. Mesmo sendo popularizado pelos Estados Unidos, seus criadores foram os Alemães, imigrantes desembarcados do porto de Hamburgo, que levou a especiaria para América em meados do século XIX na feira mundial de Saint Louis. Mas suas origens vão mais além, por volta dos séculos XII e XIII, os povos Tártaros, tribos de nômades guerreiras que habitavam as estepes da Rússia, tinham por hábito amaciar a carne dura debaixo das selas dos cavalos enquanto cavalgavam.

Uma carne em meio a dois pães marca o início da popularização do hambúrguer nos Estados Unidos, os primeiros a provarem essa especiaria foram os marinheiros, pela necessidade da proteína em seu organismo e por ser um alimento rápido. Logo essa ideia caiu no gosto da massa americana, por ser também um alimento prático e de baixo custo, o que se adequava a era da industrialização e que deu origem aos drive-ins e redes de fast foods. Hoje com o incremento de outros ingredientes o hambúrguer se tornou ícone mundial.

SERVIÇO

Alcino Bar – Fabio Ferreira
Endereço: Rua Abílio Soares, 830 – São Paulo/SP
Telefone: 55 11 3057-1461
Horário de funcionamento: De Terça a Sexta das 17h às 00h, Sábado das 12h às 00h e Domingo das 17h às 00h

Bendita Sanduicheiria –  Chef Emerson Silva
Endereço: Av. Doutor Cesário Bastos, 427– Santo André/ SP
Telefone: 55 11 4994-6722 / 55 11 4979-4510
Horário  de  funcionamento: De Terça a Quinta das 17h às 00h, Sexta das 18h às 2h, Sábado das 12h às 2h e Domingo das 12h às 00h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...