Pular para o conteúdo principal

Paulo Markun traz personagens históricos à Avenida Paulista

Paulo Markun entrevista Anita Garibaldi na primeira temporada de "Retrovisor"
Divulgação/Canal Brasil
Teatro na avenida Paulista, às 12h, de graça. Em 16 de abril, o jornalista Paulo Markun inicia a segunda temporada do Retrovisor, iniciativa que une o palco e a televisão em um talk show com grandes personagens históricos mortos, todos brasileiros, revividos por atores.

No teatro Eva Herz, na Livraria Cultural, Markun irá entrevistar quinzenalmente (confira abaixo as datas) personalidades como Chiquinha Gonzaga, Marquesa de Santos, Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Maria Quitéria, Floriano Peixoto e André Rebouças. A “conversa” colocará foco em determinado episódio da vida do personagem.

Cabe a Markun receber no palco cada figura histórica, caracterizado conforme orientação de historiadores, e questioná-lo sobre fatos de suas vidas relacionados a determinadas épocas.

Interpretada pela atriz Clarice Abujamra, a compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) será a personagem da estreia. De família tradicional, Chiquinha ousou em seu tempo e abriu espaço para a mulher, tanto em relação à carreira de artista quanto nos costumes. Artista precoce, sofreu com o preconceito e o abandono da família, mas se manteve firme. Entrou para a história com sua marcha-rancho “Ô Abre-Alas”, em 1899, além do musical “Forrobodó”, que teve 1.500 apresentações. Este será o momento focado em Retrovisor.

Serão 13 datas, com o diferencial de mais personagens femininos que em 2014. “O Brasil teve um número enorme de mulheres proeminentes, em distintas áreas. Quanto aos temas, incluímos tanto gente envolvida em episódios históricos marcantes quanto pessoas que se destacaram em áreas como educação, cultura e ciência”, comenta o jornalista.

Há ainda a preocupação de situar o espectador no momento histórico do personagem, com auxílio de recurso visual, com exibição de vídeo, no início de cada sessão.

Segunda temporada

Personagens e datas:

1 - Chiquinha Gonzaga – 16 abril
2 - Marquesa de Santos – 30 abril
3 – André Rebouças – 14 de maio
4 – Nísia Floresta – 28 de maio
5 – Nair de Teffé -11 junho
6 – Rui Barbosa – 18 junho
7 – Joaquim Nabuco – 16 julho
8 – Maria Quitéria – 30 julho
9 – Delmiro Gouveia – 13 agosto
10 – Floriano Peixoto – 27 agosto
11 – Plácido de Castro – 10 setembro
12 – José Bonifácio – 24 setembro
13 – Francisco José do Nascimento – 8 outubro

SERVIÇO

Gravação 1º programa Retrovisor
Entrevistador: Paulo Markun
Personagem: Chiquinha Gonzaga - por Clarice Abujamra
Dia: 16 de abril de 2015
Horário: 12:00 às 13:00
Local: Teatro Eva Herz - Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073, Bela Vista - São Paulo/SP
Entrada franca: chegar com 1 hora de antecedência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Talentos do "School of Rock" participam da São Paulo Oktoberfest 2019

Clássicos do rock agitam agitam a lineup do evento
A terceira edição da São Paulo Oktoberfest anunciou a School of Rock como parceira do evento. Uma parte da música da festa será levada pela escola. O palco Rock será equipado com instrumentos fornecidos pela rede e o lineup contará com nove bandas formadas por alunos School of Rock de 12 a 17 anos e o repertório, é claro, será composto por clássicos do rock nacional e internacional. 

“Esta parceria compartilha um dos conceitos prioritários da São Paulo Oktoberfest, que é o de valorizar o jovem talento por meio de iniciativas que promovam a participação dos estudantes não só como público visitante ou expectador, mas como como verdadeiros atuantes neste evento de grande visibilidade para todo o Brasil”, afirma embaixador da São Paulo Oktoberfest, Walter Cavalheiro Filho. 

Primeira parte da sétima e última aventura da série Harry Potter ganha novos pôrteres

Um dos filmes mais aguardados do ano, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, ganha novos pôsteres de divulgação. O clima sombrio da épica batalha final entre as forças do bem e do mal é evidenciado nas duas séries especiais de imagens “caught” e “action”.

As frases “Não confie em ninguém” e “Nenhum lugar é seguro” acompanham Harry, Hermione e Ron nas artes. Na série “action” os heróis aparecem isolados em cada um dos pôsteres, machucados e prontos para a batalha em pontos distintos da cidade. Na arte “caught”, Hermione aparece com Harry na primeira imagem e na outra com Ron e o clima de desconfiança é evidenciado.

Os vilões da saga também aparecem prontos para a batalha nos novos pôsteres. Com varinhas em punho, Voldemort e companhia aparecem em imagens ameaçadoras com a inscrição “A caçada começa”.

A Parte 1, com estreia marcada para 19 de novembro, tem início quando Harry, Ron e Hermione saem em uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e poder…