Pular para o conteúdo principal

Caraguatatuba realiza o “Festival Gastronômico Cachaça Gourmet”


A cachaça, produto que é referência do Brasil em todo o mundo, recebe vários sinônimos como “marvada”, “cátia”, “cajibrina”, “pinga”, “mé”, “branquinha”, entre outros. O que muitos não sabiam é que a bebida já foi produzida pelos habitantes de Caraguatatuba (SP), em meados do século XX. 

As grandes plantações de cana-de-açúcar na Fazenda dos Ingleses serviam para fabricação de aguardente em uma fábrica montada no Porto Novo, utilizando duas marcas: Sítio Velho e Anhimbu, com produção estimada de um milhão de litros por ano. Além disso, na Fazenda Getuba, havia dois alambiques de destilar aguardente.

Esta saborosa bebida será o principal ingrediente para novos pratos gastronômicos em 30 estabelecimentos do Litoral Norte. Pela primeira vez na região, Caraguá, São Sebastião e Ubatuba recebem o Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café, entre os dias 1º e 31 de outubro. E Caraguá será a cidade sede do evento.

No projeto Cachaça Gourmet, os restaurantes participantes vão preparar para os clientes um prato e um drinque à base de cachaça, que serão avaliados pelo público. Haverá também uma banca, formada por chef’s de cozinha e técnicos, que vai eleger a melhor apresentação, melhor sabor e harmonização, melhor criatividade e melhor originalidade.

Em novembro, o encerramento do festival será realizado na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos do Centro de Caraguá), nos dias 13 e 14 em evento aberto ao público. Os organizadores prometem muita gastronomia, com a presença dos 30 restaurantes participantes, além de shows musicais e degustação de várias marcas de cachaças direto do produtor. O cantor Dudu Nobre é uma das principais atrações já confirmadas pelos organizadores.

Além do resgate da história, o evento manterá aquecido o setor de serviços e de turismo, a principal fonte de economia das cidades litorâneas, como também poderá atrair os próprios moradores a consumirem no comércio local e fortalecer os empreendedores caiçaras.

Serviço

1º Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café
Lançamento do projeto para imprensa e autoridades: 28 de setembro, às 19h
Local: Taller Gastronomia, no Caraguá Praia Shopping
De 1º a 31 de Outubro – Realização do festival nos 30 restaurantes participantes
Dias 13 e 14 de novembro – Encerramento na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos do Centro de Caraguá)  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Mitsubishi Experience 4x4 desembarca na mineira Gonçalves

Evento off-road terá roteiro por cachoeiras, florestas de araucária, hortênsias e um belíssimo visual de serra
O Mitsubishi Experience 4x4 desembarca nas serras de Minas Gerais para um passeio repleto de off-road. A charmosa cidade de Gonçalves (MG), no sul de Minas Gerais, encravada na Serra da Mantiqueira, recebe o evento que é aberto para famílias e amigos que querem se divertir, apreciar belas paisagens e curtir um dia divertido a bordo dos veículos 4x4.

O roteiro do passeio terá cerca de 60 quilômetros e quase todo por estradas de terra. “Na parte inicial, seguiremos rumo ao centro de Gonçalves, passando pela Igreja e pela charmosa Padaria das Flores”, destaca Isac Pinto, coordenador técnico do evento.

Monster Jam retorna ao Brasil no Allianz Parque

A pista é projetada para testar a perícia e a destreza dos competidores
O Monster Jam retorna a São Paulo para duas apresentações no Allianz Parque, com provas que mesclam manobras radicais, altura, distância e muita adrenalina. A pista é projetada para testar a perícia e a destreza dos competidores que desafiam a gravidade em provas únicas e imprevisíveis. 

Esse ano, o line up confirmado já conta com Grave Digger, El Toro Loco, Max Dä e Monster Energy. A atração, cheia de adrenalina e repleta de ação, conta com pilotos treinados na Monster Jam University. Os competidores dominam as habilidades necessárias para pilotar um truck com as proporções de Monster Jam.