29 de maio de 2016

"Entre Vãos" acontece em três endereços de São Paulo




Espetáculo conta três histórias fictícias de ex-moradores do edifício São Vito 

O espetáculo "Entre Vãos" é uma montagem do coletivo teatral A Digna em parceria com o grupo Um Cafofo propõe uma experiência cênica pulverizada que transita entre fronteiras de linguagens, oferecendo ao espectador um encontro vivo com histórias reais, ficcionais e paisagens paulistanas.

Durante o processo, A Digna mergulhou na realidade do Edifício São Vito, um prédio de arquitetura modernista, popularmente conhecido por Treme-Treme, que foi concebido como opção de moradia popular na baixada do Glicério e acabou demolido em 2011. 

Para dar coesão à história de quatro personagens que acontece em três endereços diferentes, ao mesmo tempo, o grupo convidou o diretor Luiz Fernando Marques, experiente em montagens em lugares não convencionais como nas peças do seu Grupo XIX de Teatro e na recente Orgia ou de Como os Corpos Podem Substituir as Ideias, da Cia Teatro Kunyn.

A experiência começa antes mesmo da cena. Pelo site do espetáculo www.adigna.com/entrevaos o público escolhe o local e a personagem que deseja acompanhar: uma balconista que trabalha numa loja de paletas mexicanas na Santa Cecília; um livreiro de um sebo no Anhangabaú; ou uma mulher, conhecida como Anjo de Corredor (pessoa que guiava os moradores nas dependências do edifício, normalmente sem luz elétrica, até seus apartamentos), que mora próxima ao metrô Marechal Deodoro. 

A quarta personagem é Walkyria Ferraz, uma espécie de empreendedora comercial que passa pelas outras histórias e se desloca de um ponto ao outro enquanto a peça se desenrola.

No site do espetáculo, as personagens fazem um convite ao espectador por meio de vídeos. As cenas, imagens e textos funcionam como prólogo da peça e dão pistas sobre as histórias. Após finalizar a compra do ingresso, o espectador recebe um e-mail com orientações e o endereço para o ponto de encontro próximo a cada história. 

No ponto de encontro marcado, cada grupo, formado por até 15 pessoas, caminha para os locais onde se desenrola cada história individual. Após o término dessa cena, os espectadores são convidados a acompanhar sua personagem em um percurso a pé e por meio de transporte coletivo até outro ponto da cidade. No trajeto, o público é guiado por um áudio composto de músicas e textos que sugerem colagens entre sons, a história contada e as paisagens do caminho. Ao fim do percurso, as quatro personagens e os três grupos de espectadores se encontram para a cena final. 

Para sincronizar as ações, o uso da tecnologia é determinante, por isso a parceria com o coletivo Um Cafofo – Núcleo de criação artística que mescla variadas vertentes das artes e das tecnologias em suas obras – que propõe novas camadas de fruição, além de estabelecer os elos entres as cenas.

O desafio do diretor foi potencializar essa dinâmica. “A proposta dialoga com a linguagem que eu costumo trabalhar, por ser num espaço não convencional, pelo envolvimento do público e a ideia do seu deslocamento. Durante o processo fiz provocações no sentido de trabalhar a relação com a plateia, transformando esse texto pronto numa conversa e deixando que o espaço também conte a história”, explica Marques.

Desde 2010, A Digna aborda em seus trabalhos os lugares, as pessoas e os modos de vida de São Paulo, além das constantes tentativas de superação dos obstáculos impostos pela cidade. Em 2014, a peça Condomínio Nova Era tratava da questão do despejo e da desocupação violenta. Agora, Entre Vãos aprofunda o olhar sobre a metrópole e as maneiras individuais em que o espaço urbano é vivido por diferentes cidadãos. 

A proposta do espetáculo, contemplado pelo 2º Prêmio Zé Renato da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, é refletir sobre as dinâmicas da cidade partindo do extremo da vida privada para o extremo do espaço público. 

“Por afetar a vida particular de centenas de cidadãos, a demolição do Edifício São Vito serve de ponto de partida para a reflexão sobre o despejo físico e simbólico de inúmeras pessoas. A cidade se transforma e obriga os cidadãos a refazerem suas histórias, ao mesmo tempo em que essas novas histórias colaboram para a contínua transformação da cidade. A intimidade mais profunda de cada um e a sua relação com o que é público permeia todos os meus textos”, explica o autor Victor Nóvoa.

Para o diretor Luiz Fernando Marques, o espetáculo trata sobre a especulação imobiliária por meio da dinâmica econômica e social, porém, de um ponto de vista pessoal. “A peça é um convite para que a plateia perceba o indivíduo no meio do todo. É um estímulo para reflexão sobre a cidade a partir da individualidade. Um arranha-céu importante para o crescimento econômico desaparece e o sentimento de expulsão fica em cada um de nós. E isso é a nossa responsabilidade como cidadãos.” 

Ficha técnica

Direção: Luiz Fernando Marques Diretor assistente: Paulo Arcuri Dramaturgia: Victor Nóvoa Elenco: Ana Vitória Bella, Helena Cardoso, Laís Marques e Plinio Soares Videografismo e Tecnologias: Um Cafofo (André Grynwask e Priscila Argoud) Cenografia e iluminação: Marisa Bentivegna Assistente de cenografia e iluminação: Amanda Vieira Trilha sonora: Carlos Zimbher Figurinos: Eliseu Weide Cinegrafista e Edição de vídeo: Bruno Araújo Atriz convidada (vídeo Anjo de Corredor): Therezinha Nogueira Equipe de Apoio: Arce Correia, Catarina Milani e Rodrigo Bertucci Transporte: Ocimar Costa Fotos: Alécio Cezar Programação visual: Vertente Design Produção: Ariane Cuminale Concepção: A Digna e Um Cafofo

Serviço

ENTRE VÃOS – Estreia dia 23 de abril, sábado, às 15 horas.

Temporada: Sábados e segundas-feiras, às 15h, até 20 de junho.

Ingressos: R$10,00.

Duração: 110 minutos (incluindo os deslocamentos).

Classificação indicativa: 16 anos.

Capacidade: 15 lugares.

Endereço de cada ponto de encontro - A peça acontece nas imediações das estações Marechal Deodoro, Santa Cecília e Anhangabaú. As reservas, assim como as informações de logística de encontros só serão passadas via site da obra - www.adigna.com/entrevaos

Telefone para informações: 11 98846-6080

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...