Pular para o conteúdo principal

O fascínio por coisas de outras épocas




Prazeres ligados ao passado trazem boas lembranças e sentimentos positivos

Priscila Martins*

Você é uma pessoa que apresenta fascínio por coisas de outras épocas ou conhece pessoas que se identificam com elas, não tiveram a vivência ou eram muito jovens para demonstrar essa preferência, mas hoje vivem e desfrutam no seu dia a dia de coisas que não são dessa geração? 


Se formos analisar as nossas preferências, vamos observar que muitas estão ligadas às vivências que tivemos no passado e com pessoas a nossa volta: nossos pais, avós ou outras que convivíamos e que tínhamos como referência. 


Eles demonstravam interesses relacionado a música, arte, diversão e assim por diante. Isso de alguma maneira ficou registrado de forma consciente ou inconsciente e hoje na fase adulta você se vê tendo paixões por coisas de outras épocas e muitas vezes não entende por que isso acontece.

O significado está dentro de você e de alguma forma se manifesta nos dias de hoje. Acredite, você viveu de alguma maneira essas experiências que passou de geração em geração, colocou um significado emocional e traz isso para os dias atuais. 

Contrapartida você pode dizer que se lembra do que seus pais e avós gostavam e não tem interesse por coisas antigas e não se identifica com o que eles apreciavam. 

Isso não acontece com todos, depende do significado que cada um atribuiu a esses registros, o que a pessoa que te demonstrou a preferência representa, o quanto se identificava e o tinha como referência, esse comportamento vem como símbolo, de forma inconsciente você traz eles para o presente a admiração que tinha. 

A primeira infância é muito marcante para nós. As vivências e preferências estarão presentes em nossa personalidade por toda a nossa vida. Por isso é tão importante e prazeroso vivermos hoje coisas que não faz mais sentido para essa época e nos sentirmos realizados através dessas experiências. 

Portanto, esses prazeres estão ligados ao passado que trazem boas lembranças e sentimentos positivos.

*Priscila Martins, Psicóloga, e-mail psipriscilamartins@gmail.com e instagram @psicologa_priscilamartins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Talentos do "School of Rock" participam da São Paulo Oktoberfest 2019

Clássicos do rock agitam agitam a lineup do evento
A terceira edição da São Paulo Oktoberfest anunciou a School of Rock como parceira do evento. Uma parte da música da festa será levada pela escola. O palco Rock será equipado com instrumentos fornecidos pela rede e o lineup contará com nove bandas formadas por alunos School of Rock de 12 a 17 anos e o repertório, é claro, será composto por clássicos do rock nacional e internacional. 

“Esta parceria compartilha um dos conceitos prioritários da São Paulo Oktoberfest, que é o de valorizar o jovem talento por meio de iniciativas que promovam a participação dos estudantes não só como público visitante ou expectador, mas como como verdadeiros atuantes neste evento de grande visibilidade para todo o Brasil”, afirma embaixador da São Paulo Oktoberfest, Walter Cavalheiro Filho. 

Primeira parte da sétima e última aventura da série Harry Potter ganha novos pôrteres

Um dos filmes mais aguardados do ano, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, ganha novos pôsteres de divulgação. O clima sombrio da épica batalha final entre as forças do bem e do mal é evidenciado nas duas séries especiais de imagens “caught” e “action”.

As frases “Não confie em ninguém” e “Nenhum lugar é seguro” acompanham Harry, Hermione e Ron nas artes. Na série “action” os heróis aparecem isolados em cada um dos pôsteres, machucados e prontos para a batalha em pontos distintos da cidade. Na arte “caught”, Hermione aparece com Harry na primeira imagem e na outra com Ron e o clima de desconfiança é evidenciado.

Os vilões da saga também aparecem prontos para a batalha nos novos pôsteres. Com varinhas em punho, Voldemort e companhia aparecem em imagens ameaçadoras com a inscrição “A caçada começa”.

A Parte 1, com estreia marcada para 19 de novembro, tem início quando Harry, Ron e Hermione saem em uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e poder…