24 de março de 2021

Mulheres compartilham suas histórias com o vinho em evento online gratuito




"Entre Mulheres e Vinhos" é promovido pela ABE - Associação Brasileira de Enologia

Andreia Debon, Bruna Cristofoli, Deisi da Costa, Ivane Fávero, Luciana Froes, Patrícia Possamai e Regina Vanderlinde: sete mulheres de personalidade com diferentes formações e profissões, mas que têm em comum o gosto pelo vinho.


“Além de grandes consumidoras de vinho, as mulheres muitas vezes são responsáveis pela escolha da bebida que será servida durante as refeições. O público feminino possui grande capacidade analítica em relação ao que consome, além dos sentidos femininos serem mais sensíveis. Hoje, a mulher sabe escolher, comprar e harmonizar vinhos com os pratos. Independentes, têm gosto próprio, poder, autonomia e forte participação na vida social”, destaca o presidente da ABE, enólogo André de Gasperin.

Elas estarão reunidas no evento ‘Entre Mulheres e Vinhos’, promovido pela ABE - Associação Brasileira de Enologia. Além de homenageá-las no Mês da Mulher, a ABE aposta em sua audiência para amplificar este movimento, promovendo a cultura do vinho entre este público que não para de crescer.

O mundo do vinho, que já foi quase exclusivamente masculino, a cada dia está mais feminino. Mulheres de diferentes profissões, estilos e regiões encontram neste universo uma forma de expressar suas impressões, seja profissionalmente, seja por prazer. Por isso, a ideia de fortalecer este espaço num evento digital descontraído, com histórias curiosas, muita atitude e conhecimento.

Uma pesquisa feita na Inglaterra, por exemplo, conduzida pela Vinexpo, mostra que oito em cada 10 garrafas de vinho são compradas por mulheres. Outra pesquisa publicada em 2018 na revista Food Quality and Preference, comprova que as mulheres têm um paladar mais apurado e, portanto, são capazes de distinguir sabores que normalmente não são percebidos pelos homens. Aqui no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), a participação das mulheres em cursos de formação representa 50% dos alunos, em alguns estados até mais. Além disso, dos 300 profissionais que integram o quadro social da ABE, 58 são mulheres.

As mulheres

Uma das convidadas é a enóloga Bruna Cristofoli, diretora da ABE. Com apenas 34 anos, Bruna vai compartilhar sua experiência como gestora da vinícola familiar em torno do tema “Empreender não tem sexo, nem idade”. Já a sommelier Deisi da Costa vai falar sobre “Vinho é coisa de mulher”, quebrando paradigmas criados ao longo da história. Ela foi eleita a Melhor Sommelier do RS em 2019 pela ABS-RS.

Falar de vinho é também falar de experiências, de cultura, de sentimentos. Por isso o tema “Viagens, Enoturismo e Amor” não poderia faltar. E ninguém melhor do que a turismóloga Ivane Fávero, para conduzir o assunto. Com um currículo invejável, hoje ela é consultora, conteudista, coolhunting e palestrante em Turismo, e junto com o marido, dirige o Blog Viajante Maduro.

É comum ouvir falar que o vinho aproxima as pessoas, faz amizades e que em torno de uma taça de vinho muitas histórias são vividas e revividas. Para temperar este encontro “Histórias com Aromas e Sabores” será a pauta da jornalista carioca Luciana Froes, que coleciona reportagens históricas e vai contar alguns episódios marcantes dessa trajetória que é ser uma contadora de histórias.

Para fechar o evento, a maior personalidade feminina do mundo do vinho hoje, a presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, Regina Vanderlinde, que, juntamente com sua sócia na Bella Wines, a enóloga Patrícia Possamai, estará apresentando o primeiro espumante brasileiro com colágeno, prova de que não há limites para as mulheres que querem inovar, fazer história e cumprir seu papel social.

Quem conduzirá o evento será a jornalista especializada em vinhos e sommelier internacional Andreia Debob, também degustadora em concursos internacionais.

Serviço

O que? Entre Mulheres e Vinhos
Quando? 31 de março de 2021, às 20h
Acesso gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...