26 de setembro de 2021

Becomex cresce de olho no mercado internacional




Caminho é explorar os segmentos de Agronegócios, Oil & Gás entre outros

Marcos Bregantim*

No último dia 14 de julho anunciamos a aquisição da Lean OEA, divisão de OEA – Operador Econômico Autorizado da Lean Trade, como parte dos planos para ampliar e liderar processos de Trade Compliance no País. Com a oferta destes serviços especializados aliada com o conhecimento e tecnologia das duas empresas referências nesta atuação, assumimos a liderança deste segmento no País.


A Lean OEA foi brilhantemente liderada pelo Omar Rached, especialista em gestão de risco aduaneiro e logístico, Diretor no Brasil da AES – Asociación de Empresas Seguras – Segurança da Cadeia de Suprimentos e que passou a ser Sócio e Diretor de Trade OEA da Becomex.

As perspectivas de crescimento com a liderança deste segmento no País são enormes. De acordo com a RFB – Receita Federal do Brasil -, cerca de duas mil empresas poderiam buscar a certificação OEA caso estivessem em conformidade com as exigências estabelecidas por lei. Contudo, pouco mais de 500 são certificadas e a expectativa é dobrar e até mesmo triplicar o número de certificações.

A tarefa para alcançar este número de certificações não vai ser fácil, mas considerando que a Lean já realizou mais de 100 projetos de OEA com obtenção de 120 certificações, ou seja, cerca de 20% das empresas certificadas no Brasil contaram com o suporte técnico oferecido por ela, entendemos que estamos no caminho certo.

A importância da aquisição é visível quando, logo após a sua concretização, elevamos a previsão de faturamento da Becomex para este ano de 30% para 40% e esperamos atingir duas ambiciosas metas até 2025: quintuplicar as operações em Trade OEA e atingir faturamento de R$300 milhões.

A efetivação do negócio não encerra o nosso ciclo de investimentos. Após nos tornarmos a maior empresa de serviços e inteligência aduaneiros, queremos ampliar nossas ofertas e a internacionalização é um caminho, explorando os segmentos de Agronegócios, Oil & Gás entre outros.

Esta internacionalização já foi deflagrada com a aquisição da Lean, pois a empresa também tem forte atuação na América Latina e nos Estados Unidos da América.

Vamos oferecer em outros mercados fora do Brasil projetos que entreguem solução completa para as empresas, com atendimento único, de ponta a ponta. Exatamente como atuamos aqui em nosso País de maneira muito bem-sucedida. Nas operações de trade, por exemplo, a ideia é assumir boa parte da operação das empresas para atingir redução de custos logísticos e alcançar alto nível de compliance para atender exigências internacionais.

Com cadeias de suprimentos integradas, a eficiência logística é um fator preponderante para que as empresas sejam mais competitivas nas suas operações globais e ninguém faz como a Becomex, com inteligência, performance e resultados.

Aqui no Brasil e, com as oportunidades que forem surgindo também em outros mercados, vamos seguir com a tarefa de gerir os tributos e o claro objetivo de reduzir custos, melhorar o fluxo de caixa e aumentar a competitividade dos nossos clientes. Assim como aconteceu com a Lean OEA, sempre que entendermos que uma companhia pode contribuir com o nosso propósito, certamente nos interessaremos por uma atuação conjunta.

*Marcos Bregantim é o CEO de Gestão e Operação da Becomex. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Análises de Sistema pela FASP e MBA em Marketing de Serviços pela FIA. Bregantim tem mais de 30 anos de experiência, com passagens por empresas de diversos setores, incluindo multinacionais. O executivo é responsável por consolidar a atuação da empresa em regimes especiais por diversos segmentos e manter o crescimento da Becomex, garantindo que todas os setores da empresa funcionem seguindo o propósito institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...