18 de março de 2022

JAC E-JS1 é opção acessível no mundo dos carros 100% elétricos no Brasil




Modelo tem preço a partir de R$ 164.900,00 e autonomia de até 302 quilômetros

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

Tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar o E-JS1, modelo 100% elétrico comercializado no mercado brasileiro pela JAC Motors a partir de R$ 164.900,00 e que foi desenvolvido lá na China em parceria com o Grupo Volkswagen.


Hoje o E-JS1 é o modelo 100% elétrico mais acessível disponível no mercado brasileiro – isso não significa que seja barato. O preço ainda é um dos grandes impeditivos desse tipo de veículo ter vendas mais significativas por aqui.

O presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, Sérgio Habib, informou no lançamento do E-JS1 que o modelo é ideal para uso dentro da cidade, mas que é plenamente possível seu uso em rodovias, nas pequenas viagens. E foi exatamente isso que fizemos durante a avaliação do modelo.


Com autonomia de até 302 quilômetros, fomos com o E-JS1 até a cidade de Itatiba, distante cerca de 85 quilômetros da capital paulista. Ida e volta, portanto, com autonomia de sobra para o modelo que possui um excepcional rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 quilos para o motor com 62 cavalos de potência, 150 Nm de torque e 110 km/h de velocidade máxima.

Por garantia e também para conhecer e ir se habituando com essa realidade, paramos na ida e na volta em um posto de recarga na Fernão Dias, rodovia federal que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Em pouco mais de 30 minutos, suficiente para tomar um café, o pequeno modelo que se destaca pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro estava com mais de 80% da bateria recarregada. E complementando o visual dianteiro do modelo, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades e luzes diurnas em LED - sistema DRL de série.


Lateralmente o modelo tem rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14. Já a traseira exibe lanternas mais quadradas e os mesmos ornamentos no para-choque.

E para toda viagem, mesmo que seja uma curta como essa que fizemos, é importante ter conforto e comodidade. A parte interna do E-JS1 possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra informações como velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia (informação de suma importância num carro 100% elétrico) entre outras coisas.

Como diferencial de acabamento, o JAC E-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes com as superfícies revestidas em couro soft touch. Um console aéreo permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.

Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do E-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates mecânicos. O acionamento de sentido de marcha, para frente, é identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R e é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.


Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia, oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do controlador de velocidade e controles do computador de bordo.

Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...