16 de junho de 2022

Ford Ranger revela sua fórmula de off-road: FX4




Versão tem motor com 200 cavalos e maior apelo 4x4

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

A Ford Ranger sempre foi boa de mercado, tanto que vinha sendo a terceira picape mais vendida do Brasil, atrás apenas das líderes Toyota Hilux e Chevrolet S10 nos anos 2018, 2019, 2020 e 201. Esse ano, no acumulado até maio, foi ultrapassada pela Mitsubishi L200 Triton, mas continua à frente da Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.


Talvez o fato de a marca ter deixado de fabricar no Brasil no início de 2021 tenha alguma relação com isso, afinal a confiança numa situação como essa certamente fica abalada. Vale lembrar que a linha Ford Ranger não é fabricada no Brasil e sim na Argentina.

Tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a Ford Ranger FX4, uma versão que busca atender os consumidores que querem uma picape off-road robusta, exclusiva sem abrir mão do requinte, conforto de um topo de linha e reais condições de estar entre as mais vendidas do seu segmento.


Uma curiosidade sobre o nome da versão: ele começou a ser usado no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road das picapes Ford, formado pela junção de Ford e 4x4. Com o tempo, ele passou a identificar também versões com atributos especiais de desempenho e estilo.

Das nove versões da picape oferecidas no Brasil, a FX4 está atrás apenas da versão Limited. Com preço a partir de R$ 298.790,00, a versão avaliada é equipada com motor Duratorq 3.2 turbodiesel, 200 cavalos de potência, torque de 47,9 kgfm, transmissão automática, direção elétrica, tração 4x4 e diferencial traseiro blocante.

Para atender o Proconve 7, o sistema de redução de poluentes diminuiu significativamente as emissões de óxido de nitrogênio, ultrapassando em mais de 70% as exigências legais, além de duplicar o intervalo entre as regenerações do filtro de partículas. Ele protege o meio ambiente sem perda de potência e torque do motor, com uso do reagente líquido Arla 32.

O sistema aprimorado de suspensão é outro diferencial que contribui para o comportamento dinâmico e dirigibilidade da picape, seja vazia ou carregada e em diferentes condições de terreno.

A Ranger FX4 tem um visual agressivo, com cores de destaque em preto que valorizam a esportividade, combinando partes foscas e brilhantes. A grade dianteira com desenho exclusivo traz o logotipo oval da marca em destaque no centro.

Assim como a parte central inferior do para-choque, ela tem acabamento em preto brilhante, e se conecta aos faróis com máscara escura. Os faróis full-LED com projetores são exclusivos da versão.

A traseira exibe um distintivo vermelho FX4 em alto relevo e o nome Ranger em letras grandes totalmente em preto, outra característica única na linha. As lanternas têm máscara escurecida. O para-choque traseiro, assim como os retrovisores e maçanetas, são em preto brilhante.

O santantônio tubular, exclusivo e funcional, dispõe de pontos de ancoragem para amarração de equipamentos. Na lateral, os alargadores de paralama em preto fosco são projetados para enfrentar batidas de pedras no off-road. A faixa cinza na região inferior das portas, logo acima dos estribos tipo plataforma, é complementada pela assinatura FX4 em vermelho.

As rodas de 18” têm visual exclusivo e são calçadas com pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain (50% on-road e 50% off-road). Quem quiser enfrentar trilhas mais pesadas pode optar pelas rodas de 17” com pneus 265/65 R17 All Terrain Plus da versão Storm, mas com custo adicional.

O interior inclui bancos de couro com costuras vermelhas e o emblema FX4 em relevo nos encostos. O mesmo acabamento é visto na alavanca do câmbio e no descansa-braço central. Outro detalhe é o aplique com acabamento escuro brilhante no painel em frente ao passageiro, no volante e nas molduras das maçanetas internas.

O seu conjunto de segurança inclui sete airbags, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Entre os itens de conforto, a picape oferece ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de oito polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba.

A Ranger FX4 conta ainda com o sistema de conectividade FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida remota e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o odômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.

Destaque da Ranger FX4 é que não traz cromados, rodas diamantadas ou detalhes na cor do carro, mostrando ser uma versão com apelo aventureiro, que valoriza a esportividade com um pacote exclusivo.

Como acessórios, a Ford Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado especialmente para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de lâminas d’água, com profundidade de até 800 mm, a maior da categoria. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave, muito úteis para transportar pequenos equipamentos e compras.

A Ford Ranger FX4 está disponível em seis cores selecionadas, com tonalidades de tendência, como Vermelho Toscana e Vermelho Bari, e outras mais tradicionais: Prata Geada, Branco Ártico, Preto Gales e Cinza Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...