27 de janeiro de 2023

Toyota alcança uma década de vendas de veículos híbridos no Brasil




Marca iniciou com o Prius em 2013 e chegou agora com a linha RAV4 2023

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

A linha Toyota RAV4 2023 foi apresentada para o mercado brasileiro na versão única SX Connect Hybrid e segue a estratégia da fabricante japonesa de oferecer uma ampla oferta de veículos eletrificados no Brasil, que teve início há dez anos com o Prius.


O híbrido Toyota Prius chegou ao País em 2013 na terceira geração. Em 2016 sua quarta geração, que foi reestilizada em 2019. O modelo deixou de ser comercializado no Brasil em 2021 e utiliza a plataforma TNGA, a mesma dos Corolla e Corolla Cross, servindo de base inclusive para o desenvolvimento da motorização híbrida flex da fabricante japonesa.

Embora seja um marco para a Toyota seus dez anos de comercialização de modelos híbridos no Brasil, o assunto na coluna dessa semana é o RAV4 2023, que vem equipado com um motor a combustão 2.5L DOHC, quatro cilindros 16V VVT-iE de 178 cavalos e outros três motores elétricos THS II de 120 cavalos, que combinados entregam potência máxima de 222 cavalos.


A transmissão é a Hybrid Transaxle, que entrega acelerações mais lineares, reduz ou aumenta continuamente as marchas e permite quatro modos de condução: Normal, Eco, EV e Sport, que se adaptam a diferentes modos de condução e terrenos.

O SUV possui tração integral e conta com suspensão McPherson, com barras estabilizadoras, na dianteira, e wishbone, com barras estabilizadoras, na traseira. Essa configuração ajuda a melhorar as respostas do conjunto AWD e garante maior controle de torque dinâmico e estabilidade no veículo.

No design a linha RAV4 2023 teve poucas mudanças. Internamente os bancos são revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. Já o volante e a manopla de câmbio receberam cobertura de couro, com detalhes prata, igualmente presentes nas maçanetas.


O acabamento é na cor black piano com prata, ambos com detalhes cromados. O SUV ainda vem equipado com teto solar wide moonroof com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com leds, para acentuar os detalhes do design e dos materiais interiores.

Seu sistema multimídia conta com tela de alta resolução HD de oito polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay.

A linha RAV4 2023 também passa a contar com sistema de navegação própria e o computador de bordo tem tela TFT colorida de oito polegadas, que facilita a visualização do condutor. Já o monitor de visão 360° PVM – Panoramic View Monitor oferece no modo de exibição do display, suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor do veículo combinando uma câmera frontal, uma em cada lateral e uma traseira.

Para o conforto dos ocupantes o SUV dispõe de ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow e abertura e fechamento da tampa do porta-malas com acionamento por chave ou pelo sensor de movimento, localizado debaixo do para-choque traseiro. Além disso, o console central vem equipado com carregador de celular por indução.


No quesito segurança o modelo conta com Assistência de Permanência de Faixa – LTA, que tem a função de observar as marcações da estrada e fazer ajustes para auxiliar o condutor a manter sua posição, com suporte de direção extra e alerta sonoro.

Além da câmera de reconhecimento frontal, o sistema LTA também utiliza o conjunto do sensor de radar de ondas milimétricas e o sensor de monitoramento de ponto cego (BSM) para reconhecer veículos à frente e ao redor, fornecendo informações ao condutor e realizando assistência de direção de acordo com as condições da estrada ou de condução. Além disso, o RAV4 conta com Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) e alerta para utilização dos cintos de segurança traseiros.

O Toyota Safety Sense (TSS) segue presente no SUV, com o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que também detecta pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) foi melhorado e pode ser ajustado em todas as velocidades. Também fazem parte do pacote, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com Condução Assistida (LDA) e Farol Alto Automático (AHB).

A lista de segurança do veículo inclui sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão inseridos Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior. O RAV4 2023 ainda conta com Controle de Tração (TRC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

25 de maio é comemorado o "Dia do Orgulho Geek"

Celebração global da cultura nerd m arca lançamento de obras ícones como Star Wars, Guerra nas Estrelas e Guia do Mochileiro das Galáxias Em...