22 de abril de 2023

Fiat Mobi segue como modelo mais acessível da Stellantis no Brasil




Versões Like e Trekking são equipadas com motor 1.0 e rodam até 15 quilômetros com um litro de gasolina

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

O modelo que passou pela garagem do Blog Alpha Lazer na última semana foi o Fiat Mobi 2023, comercializado nas versões Like e Trekking, ambas são equipadas com o motor Fire 1.0 EVO 8V Flex de até 74 cavalos de potência, transmissão manual de cinco velocidades e preço em São Paulo a partir de R$ 68.990,00.


Com essa motorização o consumo de combustível é bem eficiente. É possível rodar até 15 km/l com gasolina, segundo o PBEV – Programa de Etiquetagem Veicular. Essa eficiência, combinada com um tanque de combustível com 47 litros, confere ao Fiat Mobi 2023 uma autonomia de até 705 quilômetros.

Atualmente o principal concorrente do Fiat Mobi é o Renault Kwid. E o modelo mais acessível da Stellantis no Brasil, que além da marca Fiat também comercializa modelos das marcas Abarth, Citroën, Jeep, Peugeot e Ram, leva vantagem.



Em 2022 o Fiat Mobi teve 72.760 unidades emplacadas e o Renault Kwid 57.019. Nesse ano a disputa entre os dois está mais acirrada, considerando os emplacamentos acumulados dos meses de janeiro, fevereiro e março: Mobi 14.666 e Kwid 13.838.

Os principais destaques da linha Mobi 2023 deixam suas versões mais seguras, pois elas podem vir equipadas com controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa.

Os controles de estabilidade e tração coletam informações de sensores para identificar situações que podem ocasionar a perda da direção do veículo. Quando isso acontece, eles atuam no freio de uma ou mais rodas para que o condutor mantenha a trajetória do Mobi mesmo nas condições mais diversas.




Esses recursos ampliam a segurança do modelo, que já vinha de fábrica com freios ABS, airbag duplo e fixação Isofix para cadeirinhas de bebês e crianças no banco traseiro.

Vinculado ao controle de estabilidade, o assistente de partida em rampa facilita saídas em semáforos mesmo nas ruas mais íngremes. Ao detectar que o Mobi está em uma via inclinada, os freios são mantidos acionados por alguns segundos mesmo quando o pedal é solto.

Isso permite que o condutor retome a marcha do carro com mais facilidade, sem risco de o carro descer para trás. O assistente atua da mesma maneira em manobras de ré, simplificando balizas em ladeiras.

Aliás, as manobras com o Fiat Mobi, mesmo em espaços menores é simples e de fácil realização. Em razão das suas medidas, ele cabe em todo lugar, mesmo nos menores espaços que geralmente encontramos diariamente nas grandes cidades.





Vale lembrar que a Fiat oferece o controle de estabilidade como opcional nas versões Like e Trekking. De série as versões vêm com ar-condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos dianteiros, sensor de pressão dos pneus, airbag duplo e freios ABS com EBD.

É possível incluir retrovisores elétricos, alarme, volante multifuncional com regulagem de altura e rodas de liga leve, além do exclusivo sistema multimídia UConnect, uma das centrais mais completas, intuitivas e práticas do mercado, item de série a versão Trekking.

Com tela de sete polegadas, ele é o único do segmento a oferecer conexão Android Auto e Apple Carplay sem fio, ampliando a comodidade do motorista e permitindo que os passageiros usem a entrada USB para carregar seus smartphones. Outra comodidade exclusiva é o controle do sistema de som por meio de botões no volante multifuncional, permitindo que o motorista não precise tirar as mãos da direção.

O modelo da Fiat dispõe de ajuste do banco do motorista, 965 mm de espaço para cabeça do motorista e 1.340 mm entre os ombros dos passageiros.

O Mobi também apresenta um comportamento superior ao rodar, pois conta com barra estabilizadora na suspensão dianteira, combinada aos amortecedores de curso mais longo e molas de carga maior.

Com cinco opções de cores, o Fiat Mobi 2023 apresenta grafismos nos adesivos do capô, laterais e traseira, atualizando seu visual moderno. A dose extra de estilo e jovialidade vem com as barras longitudinais de teto, que ampliam a altura e deixam o carro mais imponente; teto bicolor; calotas escurecidas com desenho exclusivo; retrovisores com pintura “black piano”; maçanetas na cor da carroceria e tecidos exclusivos com costura laranja.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Cão-guia e a importância do auxílio às pessoas com deficiência visual

Esses pets passam por uma seleção cuidadosa e têm aprendizagem de diversas habilidades essenciais Texto: Sérgio Dias Fotos: Pixabay Na colun...