16 de junho de 2023

Linha Versa 2023 pode ser uma excelente opção de compra




Nissan anunciou novidades no design do sedã, que chega como linha 2024 no final do mês de junho

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

A Nissan iniciou as vendas no Brasil do Versa no fim de 2011 e trouxe do México no fim de 2020 uma nova geração do modelo, capaz de competir de igual para igual com os líderes do segmento Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S e Volkswagen Virtus.


Agora a marca já anunciou que a linha Nissan Versa 2024 terá suas vendas iniciadas no final de junho, mantendo seu excelente espaço interno, a capacidade de porta-malas, o conforto para os ocupantes, o bom sistema de suspensão e a boa dirigibilidade, mas com novidades no design.

Enquanto a novidade não desembarca por aqui, o Blog Alpha Lazer conheceu e avaliou a linha Nissan Versa 2023, que é comercializada nas versões Sense, Advance e Exclusive e nos anos cheios de 2021 e 2022, conseguiu ser o oitavo modelo mais vendido de segmento.



Em 2021 foram 11,1 mil unidades emplacadas, ficando atrás de concorrentes importantes como o líder de vendas Chevrolet Onix Plus, do quarto colocado Hyundai HB20S, do quinto Volkswagen Virtus e do sétimo Toyota Yaris Sedã.

No ano seguinte a linha Versa se manteve na oitava posição, com 5,6 mil unidades. Além dos mesmos modelos que lideravam o segmento em 2021, agora o Honda City Sedã, com seus 22,1 mil emplacamentos, também ultrapassou em vendas a linha Versa.

Com a chegada nova linha, as vendas esse ano devem ter um significativo aumento. Até o mês de maio o modelo ocupa a sétima posição entre os mais vendidos, com 2.730 emplacamentos – uma média mensal muito similar à do ano de 2022.




Atualmente as três versões do Nissan Versão são equipadas com o motor 1.6 16V com até 113 cavalos de potência quando abastecido com etanol. A transmissão é Xtronic CVT, que se ajusta automaticamente para manter a marcha ideal e simula as mudanças de velocidade em acelerações acentuadas.

A nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilita uma direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas. Esse bom balanço entre o comportamento da direção e a resposta do veículo oferece ainda mais sensação de segurança em mudanças rápidas de direção.

O design do Nissan Versa deu ao sedã dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior ao mesmo tempo em que preservou o seu característico interior espaçoso.

O modelo conta com a grade V-motion, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão.





Os espelhos retrovisores externos são na cor da carroceria com regulagem elétrica, aquecimento e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e rodas aro 17.

O Nissan Versa conta com o sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi.

Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.

O painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor) nas versões Advance e Exclusive conta com mostradores configuráveis e o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e sua segurança.

O espaço interno é um destaque para todos os ocupantes. Tanto que o habitáculo conta com mais de 20 compartimentos capazes de acomodar diferentes objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro. Outro ponto alto do Nissan Versa é o porta-malas que acomoda até 482 litros de carga.






A linha está equipada com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco.

São eles o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).

Soma-se ainda, desde a versão de entrada, os seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA) e Isofix de cadeiras infantis.

Um dos diferenciais exclusivos do modelo é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro. O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo.

Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido. Esse é um item de segurança da Nissan que está salvando vidas nos países onde foi lançado, já que também pode prevenir o esquecimento de um menor de idade ou um animal de estimação no carro.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...