5 de julho de 2023

Espetáculo “Noturno Cadeirante” comemora 20 anos com apresentações em São Paulo




Encenada por atores com deficiência, a peça é apresentada pela Oficina dos Menestréis no Teatro do Tênis Clube Paulista

A Oficina dos Menestréis apresenta em São Paulo o espetáculo “Noturno Cadeirante”, formado por esquetes e que tem como tema os vários aspectos da noite paulistana, apresentados por meio de um revezamento cênico cinematográfico, onde o espaço físico do teatro é utilizado atualmente por 15 menestréis, entre eles nove cadeirantes.

A peça acontece no Teatro do Tênis Clube Paulista e conta com a participação das consultoras e especialistas em inclusão da Talento Incluir, Carolina Ignarra, Katya Hemelrijk e Tabata Contri, que atuou na última novela de Glória Perez “Travessia”, entre outros atores com deficiência.

Escrito e dirigido por Oswaldo Montenegro, “Noturno” estreou em 1991, em São Paulo, e em 2003 ganhou a adaptação para o “Noturno Cadeirante”, quando o diretor Deto Montenegro teve a ideia ousada de criar um projeto que potencializaria ainda mais o caráter de inclusão, por meio da arte da Oficina dos Menestréis: adaptar o seu tradicional treinamento de Teatro Musical a um grupo de 20 cadeirantes.

Deslizando em cadeiras de rodas, surpreendem a plateia com coreografias e cenas que abordam o tema, música ao vivo e convidados especiais. É na noite que as pessoas menos competem entre si, menos se deparam com o ridículo, mais se encontram e trocam segredos, e é o horário do amor e dos mistérios.

A adaptação abriu espaço para pessoas com deficiência no mercado de trabalho artístico e para outras possibilidades de montagens musicais, com elencos formados por pessoas 60+, jovens e adultos com Síndrome de Down e TEA. Atualmente, esses espetáculos fazem parte dos Projetos Sociais da Oficina dos Menestréis, todos dirigidos por Deto Montenegro.

“A versão que chamamos de ‘Noturno Cadeirante’ foi concebida com elenco de 20 atores que impressionam o público com seu talento e agilidade. Some isso a um celeiro de pessoas muito talentosas que temos aqui e está aí o resultado. Costumo dizer que a ‘Oficina dos Menestréis’ tem o antes e o depois desse projeto, aqui eu procuro uma resposta artística e não terapêutica”, destaca Montenegro.

Serviço

Noturno Cadeirante
Dias: 8 e 9 de julho, sábado às 21h e domingo às 20h.
Local: Teatro do TCP (Tênis Clube Paulista)
Capacidade: 200 lugares
Ingressos: R$80,00 / R$40,00 (ingressos antecipados via WhatsApp da Oficina dos Menestréis ou com o elenco).

A sessão de sábado, dia 8 de julho contará com intérprete de LIBRAS.

Endereço: Rua: Gualaxos, 285, Aclimação, São Paulo.
WhatsApp Of. Dos Menestréis: (11) 94160-2705
Instagram: @menestreisoficina
Classificação: 10 anos
Duração: 55 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Omoda 5 EV vai ampliar a oferta de veículos eletrificados no Brasil

Modelo terá versões elétrica e híbrida, com preço na faixa do Toyota Corolla Cross Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Um modelo inédito ...