18 de setembro de 2023

Turismo náutico é a chance de descobrir belezas naturais e atrações especiais




Litoral norte de São Paulo é um dos principais destinos para quem busca contato com a natureza

Repleto de belezas naturais que englobam tanto praias paradisíacas, quanto rios, cachoeiras e Mata Atlântica preservada, o litoral norte é um dos principais destinos do Estado de São Paulo para quem busca contato com a natureza.


E, para desbravar as atrações do Circuito Litoral Norte, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, uma das melhores formas é via turismo náutico.

O potencial do turismo náutico na região

O turismo náutico nas cinco cidades é uma experiência que pode ser desfrutada durante o ano inteiro. Além do clima agradável em todas as estações, a Região Turística oferece uma rica vida marinha e uma completa estrutura de serviços, incluindo marinas, portos de embarque e desembarque, e empresas especializadas em passeios náuticos. Ou seja, é uma região atrativa para turistas de todos os perfis, desde os amantes da natureza até os entusiastas dos esportes aquáticos.

O presidente do consórcio turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo, Caio Matheus, ressalta que "o turismo náutico traz desenvolvimento econômico para os municípios, gerando emprego e renda para a população". Portanto, essa forma de turismo não só proporciona experiências incríveis para os visitantes, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável da região.


Atrações do turismo náutico nas cinco cidades do Circuito Litoral Norte

Bertioga

Passeio de Escuna: As escunas tradicionais de Bertioga oferecem passeios que passam por diversas praias e atrações da cidade, incluindo o histórico Forte São João, o Canal de Bertioga e praias como Guará, Ilha Rasa e Praia do Iporanga.

Canoa Acessível no Rio Jaguareguava: A canoagem é uma experiência acessível em Bertioga, com catamarãs adaptados para pessoas com deficiência. O Rio Jaguareguava oferece um cenário incrível, passando por manguezais, restingas e cachoeiras.

Caraguatatuba

Cocanha: Um passeio de lancha por Caraguatatuba permite explorar os ilhotes da Cocanha, conhecidos por sua fazenda de mariscos. Além disso, a cidade oferece marinas de qualidade e oportunidades para mergulho, jet ski e pesca esportiva.

Rio Juqueriquerê: O Rio Juqueriquerê é o único rio navegável do Litoral Norte, proporcionando uma experiência única de navegação fluvial, com manguezais, restingas e Mata Atlântica ao longo do percurso.

Ilhabela

Passeio de barco para Castelhanos: A Praia de Castelhanos é um dos tesouros de Ilhabela, acessível apenas por barco devido à estrada desafiadora que leva até lá. O passeio inclui paradas em praias paradisíacas como Praia da Fome e Saco do Eustáquio.

Vela e navios de cruzeiro: Ilhabela é conhecida como a "Capital da Vela" e oferece excelentes condições para a prática do esporte durante todo o ano. A cidade também recebe navios de cruzeiro, proporcionando uma experiência única para os visitantes.

São Sebastião

Arquipélago de Alcatrazes: Este arquipélago, a aproximadamente 33 quilômetros da costa de São Sebastião, é uma das maiores unidades de conservação marinha do Brasil. Oferece uma paisagem deslumbrante, com rochedos, Mata Atlântica e vida marinha diversificada. As visitas são monitoradas por profissionais do ICMBio devido à proteção da área.

Passeio para as Ilhas: As Ilhas próximas às praias de Barra do Sahy e Juquehy são ideais para quem deseja desfrutar de águas calmas e cristalinas. Você pode explorá-las de barco, jet ski, caiaque ou stand-up paddle.

Ubatuba

Ilha Anchieta: A ilha faz parte do Parque Estadual da Ilha Anchieta e é ideal para um passeio de lancha ou escuna. Lá, você pode desfrutar da natureza, rica fauna e flora, além de um mar propício para mergulho. A ilha abriga ruínas históricas, incluindo o antigo Presídio.

Ilha das Couves: A Ilha das Couves, acessível por barco ou lancha a partir de Picinguaba, é um paraíso com vida marinha abundante, praias de areia branca e piscinas naturais ideais para snorkeling.

Ou seja, o turismo náutico no Litoral Norte de São Paulo oferece uma ampla variedade de experiências, desde passeios relaxantes até aventuras emocionantes. Cada cidade do consórcio turístico tem suas próprias atrações únicas, tornando esta região um destino imperdível para os amantes da natureza e dos esportes aquáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...