27 de outubro de 2023

Conheça acessórios que facilitam o transporte com segurança dos pets




Cinto de segurança, assentos especiais e bolsas são algumas das opções

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Pixabay

Recentemente nessa coluna falamos sobre as férias de fim de ano e a preocupação que os tutores devem ter para evitar desconforto, lesões e estresse aos pets durante a viagem. Agora vamos ampliar esse assunto e falar sobre as opções para transportar os animais de estimação com mais tranquilidade durante os passeios.


Estudo publicado pela revista científica canadense “Journal of Bone and Joint Surgery” mostrou que 18% dos acidentes de carro no mundo têm como causa a distração ao volante. Dentre as desatenções estão o uso do celular, mexer no som ou banco do carro, conversar com os demais passageiros ou dar atenção a crianças e animais que viajam no banco traseiro.

Os cuidados com os bichinhos devem ser redobrados, pois eles ficam inquietos e muitas vezes desconfortáveis e, além disso, de acordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro levar animais soltos dentro do automóvel pode gerar multa de até R$ 190,00, além de quatro pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

"O transporte correto de animais é de grande importância. Um animal solto no carro pode provocar acidentes, pois, muitas vezes, ele não fica parado e pode tirar a atenção do condutor, bem como pular no colo do motorista. Caso ocorra uma batida, os passageiros e o próprio animal podem se machucar gravemente", explica Mauro Cezar Candido, chefe de oficina da Ford Slaviero.

Existem opções para transportar os pets com mais tranquilidade durante os passeios, seguindo as regras e dicas de especialistas para não descuidar do conforto e segurança durante o trajeto e prevenindo multas e a perda de pontos na CNH.

Confira algumas boas opções:

• Assento para pets com cinto: indicado para diferentes raças de pet até 10 quilos, o assento possui as laterais vazadas para permitir que o ar circule com mais facilidade, mantendo o transporte ventilado e fresco. Além disso, facilita a visualização durante a viagem, tanto pela pessoa que o está carregando quanto pelo animal.

• Bolsa de transporte: com alça reforçada e rede dos dois lados para maior ventilação, o produto possui uma almofada com suporte de madeira, espuma e velcro, oferecendo segurança ao pet.

Essa é uma solução segura e confortável para trajetos mais curtos. O acessório tende a ser mais confortável e aconchegante, devido ao tecido flexível. No entanto, para viagens mais longas, não é o acessório mais indicado.

• Caixa de transporte: feita em material plástico, oferece resistência ao produto e possui aberturas laterais para permitir a entrada de ar, mantendo o bichinho mais à vontade durante o trajeto. Além de ser mais firme, sólida e segura, a caixa pode ser utilizada em diferentes situações, desde consultas veterinárias e passeios até viagens mais longas.

Mesmo com o equipamento correto, é preciso verificar a eficácia de cada acessório para garantir a proteção adequada.

O trajeto de carro pode ser muito estressante para os animais. Carregar alguns brinquedos e deixá-los em um cobertor confortável pode fazê-los se sentir mais à vontade e relaxados.

Outra dica é fazer pausas durante uma viagem muito longa para não entediar os pets. Por fim, é importante lembrar de não deixar o animal sozinho no carro, pois a temperatura interna pode subir até 70°C.

Por fim, quando possível, é importante é ter uma pessoa adulta no banco traseiro para evitar distrações do motorista causadas pelos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

25 de maio é comemorado o "Dia do Orgulho Geek"

Celebração global da cultura nerd m arca lançamento de obras ícones como Star Wars, Guerra nas Estrelas e Guia do Mochileiro das Galáxias Em...