6 de janeiro de 2024

Pernambucana Gravatá anuncia calendário repleto de eventos para reforçar o turismo




Cidade inicia 2024 com uma agenda especial de atividades para o primeiro semestre

A cidade pernambucana de Gravatá inicia 2024 anunciando um calendário especial de atividades para o primeiro semestre.


“O ano de 2023 foi de valorização do turismo e da cultura local como importantes motores da nossa economia. Gravatá fez um grande São João e lançou novas iniciativas, como o Tardes no Polo, que é um sucesso. Neste ano, queremos ir além, apoiando os festejos religiosos tradicionais da cidade, resgatando o Baile Municipal, investindo na Semana Santa, que ganhará também grandes atrações musicais, e fazendo um São João ainda melhor. Gravatá vem num crescente e nosso desejo é impulsionar ainda mais os eventos no município”, destaca Joselito Gomes, prefeito de Gravatá.

A programação, que busca movimentar a economia local e fortalecer o turismo, como forma de gerar emprego e renda para a população, além de lazer de qualidade, começa já neste fim de semana, com a Festa de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira do distrito de Russinhas, nos dias 6 e 7. Além da programação religiosa oficial, serão oferecidos pelo município shows com artistas locais.

O turismo pautado nos eventos religiosos ganha fôlego já no primeiro mês do ano em Gravatá, contemplando, além da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, a Festa de Reis (13 e 14/1) e a Festa de São Sebastião, celebrada em três localidades gravataenses: no distrito de Avencas (19 e 20/1), no Bairro da Boa Vista (20 e 21/1), e no distrito de Uruçu Mirim (27 e 28/1).

Realizada há mais de cem anos, sempre nos dias 6 e 7 de janeiro, a Festa de Nossa Senhora dos Anjos tem como palco principal a Casa das Festas, que abriga a missa solene em homenagem à santa e os demais eventos religiosos, culminando com a procissão, às 16h do domingo.

A parte profana da festa também promete atrair o público, a começar, no dia 6, com shows de Denis e Forró Desassossego, às 20h30, e da banda Pikap Turbinada, às 23h. No dia 7, a programação segue às 20h, com Vera Freitas e Banda, seguidos pela Banda Expresso É Show, às 20h30. As comemorações encerram-se à meia-noite, quando é realizada a descida da bandeira.

Nos dias 13 e 14, data oficial da Festa de Reis em Gravatá, os festejos migram para o Pátio de Eventos, a arena dos grandes acontecimentos da cidade. Nomes consagrados da música pernambucana foram escalados, a exemplo de Priscila Senna, Banda Labaredas e Cavaleiros do Forró. Completam a programação Moura Rossi, Lipe Lucena e Faby Mel. A programação religiosa será marcada por missa campal, na Praça da Matriz; quermesse, procissão e ainda show religioso.

O clima carnavalesco promete tomar conta da cidade a partir de 26 de janeiro, com a retomada do Baile Municipal de Gravatá, na sede da AABB. A animação do evento será garantida com as apresentações da Orquestra do Maestro Adelson Silva, Bateria Cabulosa de Olinda, Silvana Salazar e do Maracatu Sol Brilhante. Toda a renda obtida com o evento será revertida para entidades que fazem trabalhos sociais. Além do Baile Municipal, Gravatá promete esquentar os foliões com muito frevo e maracatu ao longo da semana pré-carnavalesca e nos dias de Momo, quando agremiações locais e blocos desfilarão pela cidade.

“Gravatá tem, naturalmente, uma boa ocupação no Carnaval, a cidade fica lotada, pelos que buscam um Carnaval mais tranquilo, em família, e com segurança. Vamos incrementar um pouco mais neste ano, retomando o Baile Municipal e apoiando os blocos e agremiações locais. Uma das novidades é que vamos esticar a festa até 24 de fevereiro, celebrando os mascarados, os antigos carnavais no Tardes no Polo”, explica o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima.

E por falar no Tardes no Polo, a iniciativa inovadora de turismo e lazer lançada pela Prefeitura de Gravatá em 2023, se consolida como evento mensal de fomento ao turismo e ao lazer na região. Ainda neste primeiro semestre, serão oferecidas edições quatro edições, uma delas destacando a tradição das serestas.

O pontapé para a Semana Santa, um dos períodos mais importantes para a economia e o turismo de Gravatá, também será dado com uma edição do Tardes no Polo, no dia 23 de março. Turismo e religião serão combinadas para atrair o público, por meio de exposição fotográfica, música e gastronomia, oferecendo mais um sábado inesquecível neste ponto de visita obrigatória da cidade, que é a Rua Duarte Coelho.

Até o Domingo de Páscoa, 31 de março, será oferecida uma intensa programação religiosa e cultural, com mais uma temporada do espetáculo da Paixão de Cristo e shows com grandes atrações musicais, confirmando Gravatá como um dos principais destinos do Estado no período.

O semestre será encerrado com uma edição que promete ser histórica do São João de Gravatá – O Arraial da Felicidade. Apostando na diversidade de polos na zona rural e no centro da Cidade, a Suíça Brasileira prepara, a partir de 25 de maio – quando será realizado um Tardes no Polo temático abrindo a festa, uma programação recheada de shows, festival de quadrilhas, arrastão junino, vila cenográfica, apresentações no Mercado Cultural, exposição no Museu Vagão e mais uma série de atividades, que vão confirmar Gravatá como uma das maiores festas juninas de Pernambuco.

Serviço

Calendário de eventos de Gravatá

Janeiro

6 e 7/1 – Festa de Nossa Senhora dos Anjos/ Distrito de Russinha. Programação religiosa e shows de Denis e Forró Desassossego, e banda Pikap Turbinada (6); Vera Freitas e Banda, Banda Expresso É Show (7)

13 e 14/1 - Festa de Reis/ Pátio de eventos e Praça da Matriz. Programação religiosa, quermesse, parque de diversões, procissão e shows musicais. Atrações: Moura Rossi, Banda Labaredas e Priscila Senna (13); Faby Mel, Lipe Lucena e Cavaleiros do Forró (14)

18 a 21/1 - Festa de São Sebastião no Bairro da Boa Vista.

20/1 - Festa de São Sebastião no Distrito de Avencas

26/1 – Baile Municipal de Gravatá

27 e 28/1 - Festa de São Sebastião no Distrito de Uruçu Mirim

Fevereiro

2/2 – Carnaval dos Idosos

4 a 10/2 - Semana Pré-Carnavalesca de Gravatá

11 a 13/2 - Carnaval: desfiles de blocos e agremiações

24/2 – Tardes no Polo. Tema: antigos Carnavais

27/2 – Festa de São Severino no distrito de São Severino

Março

23/3 – Tardes no Polo. Tema: abertura da Semana Santa

28 a 30 – Teatro Nossa Paixão no Pátio de Eventos

29 e 30/3 – Semana Santa: shows com grandes atrações

Abril

27/4 – Tardes no Polo – Seresta

28/4 – Centenário do distrito de Mandacaru

Maio/Junho

25/5 – Tardes no Polo. Abertura do São João de Gravatá.

27/5 a 31/5 – São João da Gente – arraial itinerante em bairros da cidade

1º a 29/6 - São João de Gravatá – Arraial da Felicidade. Vários polos espalhados pelo município

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...