25 de maio de 2024

25 de maio é comemorado o "Dia do Orgulho Geek"




Celebração global da cultura nerd m
arca lançamento de obras ícones como Star Wars, Guerra nas Estrelas e Guia do Mochileiro das Galáxias


Em 25 de maio de 1977, o primeiro longa-metragem da saga "Star Wars" – "Guerra nas Estrelas" – estreou nos cinemas, marcando o início de uma das franquias mais icônicas da ficção científica. Em 1979, os entusiastas ganharam mais um motivo para comemorar com o lançamento de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams, uma obra que combina uma viagem intergaláctica com humor e sarcasmo, destacando a importância de um item peculiar: a toalha. Assim, o 25 de maio também ficou conhecido como o Dia da Toalha.

Mais do que sabres de luz e toalhas, o Dia do Orgulho Nerd celebra a paixão pela ciência e pelo conhecimento em diversas áreas. Para a professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais, Colégio Marista Santa Maria, Isabel Senff, estudantes que se identificam com conteúdos ditos nerds ou geeks são ávidos consumidores de cultura pop e vão além de filmes e séries, sendo também grandes leitores. “É possível notar que são leitores acima da média, que aproveitam os conteúdos e debatem sobre o que mais os atraem. Com isso o hábito da leitura se instala naturalmente e tende a se manter por toda a vida”, avalia.

O costume de ler e analisar as obras é muito útil para toda a vida acadêmica do estudante, pois desenvolve senso crítico e analítico, que é muito importante para todos os componentes disciplinares. “Ao longo da vida os gostos literários podem mudar, evoluir, mas são pessoas que nunca deixarão de ser leitores”, conclui a professora.

Confira 10 títulos para celebrar o Dia do Orgulho Geek


Duna – Frank Herbert


Um clássico da ficção científica que conta a história de Paul Atreides, um jovem que se torna parte de um conflito intergaláctico em um planeta desértico chamado Arrakis. O livro, assim como o filme, aborda temas de política, religião e ecologia.

Star Wars: A Trilogia Original – George Lucas (Novelização por Alan Dean Foster, Donald F. Glut e James Kahn)

Uma coleção que inclui "Uma Nova Esperança", "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi". Esses livros trazem a icônica história de Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo contra o Império.

Harry Potter e a Pedra Filosofal – J.K. Rowling

O início da série mágica de Harry Potter, onde um jovem órfão descobre ser um bruxo e vai para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A série é cheia de magia, amizade e aventuras.

Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios – Rick Riordan

O primeiro livro da série onde Percy Jackson descobre que é um semideus, filho de Poseidon, e embarca em uma aventura para evitar uma guerra entre os deuses gregos.

Jogador Nº 1 – Ernest Cline

Situado em um futuro distópico, este livro segue Wade Watts, um adolescente que compete em uma caça ao tesouro virtual que promete uma grande fortuna ao vencedor. A obra é recheada de referências à cultura nerd dos anos 80.

Ender's Game: O Jogo do Exterminador – Orson Scott Card

Andrew "Ender" Wiggin, um jovem prodígio, é treinado em uma escola de combate espacial para liderar a humanidade contra uma ameaça alienígena. O livro explora temas de estratégia e moralidade.

Artemis Fowl: O Menino Prodígio do Crime – Eoin Colfer

O primeiro livro de uma série que segue Artemis Fowl II, um gênio do crime de 12 anos, que descobre a existência de um mundo mágico subterrâneo e tenta roubar a fortuna dos elfos.

A Bussola de Ouro – Philip Pullman

O primeiro livro da trilogia "Fronteiras do Universo", onde Lyra Belacqua embarca em uma jornada para o Ártico para salvar seu amigo e descobrir segredos sobre uma substância misteriosa chamada "Pó".

Ciclo da Herança: Eragon – Christopher Paolini

Um jovem fazendeiro chamado Eragon encontra um ovo de dragão e se torna um Cavaleiro de Dragão, embarcando em uma jornada épica para libertar seu povo de um rei tirano.

As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa – C.S. Lewis

Quatro irmãos descobrem um guarda-roupa mágico que os transporta para o mundo de Nárnia, onde se juntam a Aslan, o leão, para derrotar a Feiticeira Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Cão-guia e a importância do auxílio às pessoas com deficiência visual

Esses pets passam por uma seleção cuidadosa e têm aprendizagem de diversas habilidades essenciais Texto: Sérgio Dias Fotos: Pixabay Na colun...