23 de novembro de 2010

Parceria MuBE-Fundação Folon apresenta mostra inédita no Brasil da artista belga Carole Solvay

A individual será inaugurada na quinta-feira, dia 25 de novembro

É possível fazer da natureza a sua escola de arte? A artista plástica belga Carole Solvay prova que sim, na exposição “Apesanteurs - Os desenhos secretos de Carole Solvay” que terá início no dia 25 de novembro no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (Vernissage no dia 24 de novembro, às 19 horas, para convidados). Autodidata, ela desenvolveu suas habilidades inspirada na natureza, e nesta individual, apresentará uma série de plumas de aves em esculturas e instalações.

Esta mostra é fruto da parceria inédita entre o MuBE e a Fundação Folon, da Bélgica, que vai trazer artistas do país para exporem no museu, além de levar brasileiros para exibirem seus trabalhos na Bélgica em 2011 também.

Exposição - A artista faz uso de plumas simples, de cores negras, brancas e cinzas. Às vezes, com um toque de cor mais acentuado, porém não se trata de plumas espetaculares, coloridas e exóticas. Talvez Carole queira destacar a simplicidade da natureza, que é bela de várias maneiras.

A curadora da mostra, Cristina Barros-Greindl, traz as suas impressões sobre a artista e suas obras: “São delicadas produções, instalações e esculturas aéreas, que deixam no espaço uma presença sensual e enigmática, sutil e de extrema beleza, evocando leveza, equilíbrio e translucidez. Sua força poética é a comunhão com a natureza. A trama das penas resulta em surpresa e emoção.”

Fundação Folon - A missão da Fundação Folon é preservar seu belo patrimônio: são 500 obras de arte, que foram doadas por Jean-Michel Folon, seu fundador. Desde outubro de 2000, quando foi inaugurada, a fundação apresenta aos visitantes as aquarelas, serigrafias, gravuras, cartazes, selos, vitrais, objetos e esculturas em madeira, gesso e bronze.

Alguns documentos raros também estão em exposição: capas de livros e revistas desenhados por Folon, pôsters, fotos com Milton Glaser, entre outros.

A instituição belga apresenta uma exposição permanente de obras de Jean-Michel Folon, na sua diversidade de temas e técnicas. Uma cenografia original e interativa projetada pelo próprio Folon leva o visitante a uma viagem poética.

Serviço

Exposição Apesanteurs - Os desenhos secretos de Carole Solvay
Curadoria: Cristina Barros-Greindl
Direção de Arte: Andre Monteiro de Carvalho
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Salas Pinacoteca e Burle Marx Endereço: Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Aberto ao público: de 25 de novembro de 2010 a 9 de janeiro de 2011
Entrada Gratuita
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações: (11) 2594-2601 ou pelo site do MuBE
Acesso para pessoas com deficiência / restaurante / ar-condicionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...