quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Discovery exibe curiosidades sobre o sol


Especial tem participação dos maiores especialistas da área

O sol está entrando em uma nova fase de atividades violentas e enormes tempestades poderiam devastar nossa sociedade. Se formos atingidos diretamente por uma grande tempestade solar, todas as tecnologias das quais dependemos podem acabar – incluindo comunicações, serviços bancários e até nosso abastecimento de água. Mas o que realmente sabemos sobre o sol e o seu funcionamento interno? Estamos preparados para a próxima grande tempestade?

De forma inovadora, CURIOSIDADE: O SOL (CURIOSITY: THE SUN), que vai ao ar neste domingo, 15 de dezembro, às 21h40, no Discovery, criará um sol virtual com base nos dados científicos mais recentes fornecidos por telescópios localizados na terra e no espaço, juntamente com as técnicas mais modernas de criação de imagens em computação gráfica. O especial acompanhará um dos maiores astrônomos do mundo em uma expedição – desde o núcleo do sol, que funciona como motor e coração, até sua superfície e mais além.

Especialistas temem que uma supertempestade solar esteja muito atrasada e acreditam que existe uma chance de que algum acontecimento climático extremo no espaço possa ocorrer nos próximos dois anos.

“O sol é tão perigoso para nós devido ao seu tamanho colossal”, afirma o astrônomo Phil Plait, que entra no núcleo do sol virtual e passa por suas atmosferas. “As gigantescas manchas solares poderiam desencadear uma supertempestade. Os anéis que saem do sol podem chegar a centenas de milhares de quilômetros no espaço. Quando um deles explode, equivale a 10 bilhões de bombas atômicas detonadas de uma vez”.

Em 1859, a Terra foi atingida por uma supertempestade maior do que tudo de que se tem notícia em nossa história recente. O show de luz foi tão extenso que pôde ser visto do Ártico até o Caribe. O medo é que isso possa ocorrer novamente e em breve.

Neste especial CURIOSIDADE: O SOL conversa com alguns dos maiores especialistas da área para descobrir o que realmente está acontecendo com o sol e o que podemos esperar quando a próxima supertempestade solar nos atingir.

Produzido pela Big Wave Productions para o Discovery, CURIOSIDADE: O SOL tem supervisão do vice-presidente de Desenvolvimento e Produção Howard Swartz e do vice-presidente sênior de Desenvolvimento e Produção Simon Andreae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário