terça-feira, 13 de maio de 2014

Maestro João Carlos Martins e Jaguar Land Rover juntos em Itatiaia


Cidade que vai receber fábrica recebeu a Fundação Bachiana para aulas de música 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A cidade de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, recebe a visita do renomado maestro João Carlos Martins, idealizador da Fundação Bachiana. A instituição, em parceria com a Jaguar Land Rover, promove o projeto “A Música Venceu”, que, em sua versão local, oferece aulas de música para 90 crianças carentes da região sul-fluminense.

“É com muita honra que mostramos o andamento do projeto ao maestro. Desde março, estamos ministrando aulas de música para crianças carentes da região, entre 9 e 14 anos, todas as segundas, terças e quartas-feiras. Além de ensinar os princípios da música e o manuseio de instrumentos de corda como o violino, ‘A Música Venceu’ trabalha na formação de uma orquestra formada pelas crianças”, explica Carlos Eduardo, diretor da Fundação Bachiana.

A Jaguar Land Rover recentemente lançou um programa global para impactar positivamente a vida de 12 milhões de pessoas em todo o mundo até 2020. Trata-se de uma série de ações humanitárias, conservacionistas, ambientais e educacionais como “A Música Venceu”. A empresa deve envolver dois milhões de pessoas no projeto “Engenheiros do Amanhã” e 10 milhões no projeto “Melhorando Vidas”, que visa à saúde pública, bem-estar e ações ambientais nas comunidades. Em Itatiaia, o projeto “A Música Venceu” é um dos primeiros destinados à cidade onde será instalada a sua fábrica em 2016.

“As artes têm um papel fundamental para trazer à tona a criatividade, algo essencial na vida de todo jovem. Na Jaguar Land Rover, as artes influenciam na habilidade de desenhar, desenvolver e construir carros lindos! Esperamos que o projeto desperte o interesse genuíno em música e criatividade dos jovens, e que fique em suas vidas para sempre. Estamos torcendo para que algumas crianças descubram talentos que podem estar adormecidos”, conta Jonathan Garret, diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Jaguar Land Rover global.

O prefeito de Itatiaia, Sr. Luís Carlos Ypê, comentou: “Gostaria de parabenizar a Fundação Bachiana, por meio do maestro João Carlos Martins, e a Jaguar Land Rover por essa belíssima iniciativa. Quero ressaltar a grande importância deste projeto que vem, não só despertando o interesse de nossos jovens, como também contribuindo com a formação cultural de todos. O trabalho realizado pelos profissionais da fundação  tem agregado um  valor significativo  as crianças e  adolescentes de  Itatiaia,  trazendo para eles um conhecimento musical muito grande e contribuindo também com a formação de futuros artistas”.

A moradora da cidade Luiza Braga, mãe de dois filhos que participam da ação, confirma justamente isso: “quando matriculei meus dois filhos no projeto ‘A Música Venceu’ eu não pensava que um dia eles pudessem se tornar músicos profissionais. Eu queria era que eles se integrassem com outras pessoas e que poderia fazer bem, pois a música mexe com os sentimentos das pessoas. Para minha surpresa, minha filha mais velha está pesquisando faculdades de música na internet! E o menino também está muito empolgado: chega em casa falando sobre notas, escalas, coisas ligadas a música que eu nem sei. Fico impressionada com o que eles estão aprendendo! Agora, quando estão em casa, eles ouvem músicas com violino na internet”.

João Carlos Martins, diretor-artístico e regente-titular da Bachiana Filarmônica SESI-SP, explica a intenção do projeto: “Nosso foco principal é o ensino da música. Com a musicalização, aproximamos um novo público deste universo maravilhoso e temos, em primeiro lugar, o objetivo de formar um novo público apreciador de música clássica. Também queremos que as crianças e adolescentes possam ter a música como forma de expressão sem que seja ofício ou profissão. Em um momento seguinte, esperamos formar jovens que venham a ter a música como profissão. Finalmente, temos o objetivo de descobrir talentos musicais, diamantes a serem  lapidados, que trarão muito orgulho ao nosso país”.

Sobre a Fundação Bachiana

A Fundação Bachiana Filarmônica é uma entidade sem fins lucrativos ou econômicos, constituída com a finalidade de desenvolver atividades musicais e culturais, promovendo a democratização cultural, a conscientização ambiental, a educação musical, a assistência e a inclusão social, direcionadas a todos os segmentos da sociedade, visando à divulgação da música erudita, à integração e ao desenvolvimento econômico e social.A partir de metodologia própria - e com o apoio de professores experientes, o projeto de musicalização da Fundação Bachiana Filarmônica tem como objetivo ensinar a crianças e jovens os principais conceitos da linguagem musical, não só para detectar novos talentos e estimular a aptidão para a música, mas também para desenvolver novas percepções no aprendizado infantil.

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido, que contempla duas marcas ícones da indústria automotiva britânica: Land Rover, líder mundial de veículos utilitários premium, e Jaguar, um dos principais fabricantes de carros sedãs e esportivos de luxo. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, conta com mais de 26 mil colaboradores no mundo e comercializa seus produtos em 176 países. Possui cinco unidades fabris, sendo quatro no Reino Unido e uma que está em construção na China, bem como uma unidade de montagem local recém-inaugurada na Índia. Presente há mais de 20 anos no Brasil, a Jaguar Land Rover conta com 35 concessionárias e já anunciou que planeja inaugurar sua fábrica em Itatiaia (RJ) em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário