25 de maio de 2010

CD E DVD RAÍZES – DANIEL


Raízes é síntese coerente da vida e obra de Daniel

DVD e CD ao vivo, que marcam a estreia do cantor na gravadora Som Livre, contam com a participação de padre Fábio de Melo em “Só o Amor” e trazem a música inédita “Tenho que Sonhar”, já em rotação nas rádios de todo o Brasil

É o som do berrante – o instrumento usado pelos peões para tocar a boiada pelos campos do Brasil – que abre e fecha o novo projeto fonográfico de Daniel. Dessa forma, o cantor, cujo som transita entre o sertanejo e o romântico, evoca sua história neste trabalho sintomaticamente intitulado Raízes por ser uma síntese da vida e obra de José Daniel Camillo, cidadão feliz por ter nascido em Brotas, no interior do Estado de São Paulo. Lá, ele aprendeu violão – de início no instrumento dado por seu pai, José Camillo, orgulho e referência maior de Daniel – e conheceu os ritmos do sertão, os gêneros que animam os forrós e as baladas que falam de amor apaixonado. O que explica o caráter miscigenado do repertório deste 16º CD e 4º DVD da carreira solo, gravados ao vivo em show realizado em 13 de janeiro de 2010 no Theatro Municipal de Paulínia, outra cidade do vasto interior de São Paulo.
“Prepare seu coração para as coisas que eu vou contar...”, avisa Daniel no início do show, citando Disparada, a música de Geraldo Vandré e Theo de Barros – sucesso nacional em 1966 na voz de Jair Rodrigues – que ele vai cantar inteira somente ao sair de cena, após duas horas de show de caráter retrospectivo. Daniel tem mesmo muita história para contar e muita música para cantar. Contudo, ele faz em Raízes um balanço do passado sem deixar de mirar o futuro. Tanto que incluiu no roteiro três músicas inéditas. Uma delas, Tenho que Sonhar (João Gustavo/ Carlos Randall), puxa o projeto e já está em rotação nas rádios de todo o Brasil. As outras novidades são Do Outro Lado do Rádio – uma canção enviada por e-mail especialmente para Daniel por Victor Chaves (da dupla Victor & Leo), como relata o cantor em cena –  e Por Amor Vai Sofrer (Flavinho/ Henrique Marx). Todas três batem na tecla do romantismo.
Duas participações são especialíssimas em Raízes. Daniel recebe seu pai Zé Camillo, que faz a segunda voz em medley de temas caipiras que junta Poeira da Estrada (Rick/ João Paulo), Dia de Visita (Moacyr Franco) e Fazenda São Francisco (Maior Proeza), tema de Paraíso e Jesus Belmiro. Emocionado, Daniel ressalta que ter essa ‘segunda voz’ com ele em cena é o que dá razão de ser ao projeto. O outro convidado, não menos importante, é padre Fábio de Melo, atual líder de vendas do mercado fonográfico brasileiro. Ao ser chamado ao palco por Daniel, Fábio enfatiza o poder do amor em discurso coerente com os versos da música, Só o Amor, que ele divide com Daniel. Só o Amor é versão em português (feita por Manoel Pinto em parceria com Daniel) de Solo el Amor, tema de Donato, da dupla Donato & Estefano, intérprete de um outro sucesso, Estoy Enamorado, que fez muito sucesso na voz de Daniel quando ganhou versos em português. Por isso mesmo, Estou Apaixonado é um dos 25 números do show exibido neste DVD dirigido por Marcelo Amiky.  Neste número, que cita Por Una Cabeza (Carlos Gardel/ Alfredo Del Pera), Daniel evolui no ritmo do tango com um casal de bailarinos (há vários dançarinos que incrementam vários momentos do espetáculo).
Estou Apaixonado faz parte da obra fonográfica gravada por Daniel em dupla com João Paulo (1960 – 1997).  O parceiro saudoso é evocado diversas vezes em cena. Ao cantar Te Amo Cada Vez Mais (versão em português de To Love You More, sucesso de Celine Dion), Daniel relata - para o atento público que lotou o Theatro Municipal de Paulínia – a última vez em que viu João Paulo com vida. A emoção é verdadeira e justificável. Afinal, a dupla João Paulo & Daniel durou muitos anos. Foi formada em 1980 e somente se desfez com a morte abrupta e precoce do parceiro, vítima de um acidente de carro em 1997. Para matar as saudades, suas e do público, Daniel salpica no roteiro vários sucessos da dupla. Entre eles, Minha Estrela Perdida (César Augusto/ Piska) e Desejo de Amar (Gabú/ Marinheiro).
Contudo, o show teve que continuar após a imprevista saída de cena de João Paulo. E o fato é que, em carreira solo, Daniel obteve projeção e sucesso ainda maiores do que o conseguido em dupla com João Paulo. Por isso mesmo, o roteiro de Raízes não poderia deixar de ter hits dessa fase tão vitoriosa. Adoro Amar Você (Peninha/ Elias Muniz), Declaração de Amor (Altay Veloso) e Os Amantes (Sidney da Conceição/ Augusto César/ Lourenço) são lembranças ainda bem vivas na memória dos fãs do cantor. Tanto que Os Amantes – um sucesso de Luiz Ayrão na década de 70 que Daniel transformou em seu nos anos 2000 – é música acompanhada pelo público de braços pro alto, numa reverência ao artista.
Em clima de arrasta-pé (como em Fricote, de Leandro Lehart) ou de forró (como em Dengo, parceria de Daniel com Waldiz Luz que, na atual gravação, incorpora citação de Você Não Vale Nada, hit do grupo Calcinha Preta), Daniel faz sua festa. Com os devidos intervalos para falar de amor ou esboçar reflexões. Como quando ele entoa a toada Tocando em Frente (Almir Sater/ Renato Teixeira), definida pelo artista em cena como a história de sua vida. Uma história de vida que já engloba música, cinema (Daniel revive no show o tema-título do filme O Menino da Porteira, cujo remake foi protagonizado por ele) e TV (o cantor se apresentou como ator na segunda versão da novela Paraíso). Raízes é o resumo coerente dessa trajetória multifacetada.

Mauro Ferreira, maio de 2010

Faixas DVD
1) TE CUIDA CORAÇÃO (Ana Paula)
2) EU SEM VOCÊ (Rick)
3) DECLARAÇÃO DE AMOR (Altay Veloso)
4) UM BEIJO PRA ME ENLOUQUECER (Rick)
5) ROSTO MOLHADO (Ronaldo Adriano / José Fortuna)
6) PRA SEMPRE TE AMAR (Alexandre / Jean Spagnol)
7) POR AMOR VAI SOFRER (Flavinho / Henrique Marx)
8) OS AMANTES (Sidney da Conceição / Augusto César / Lourenço)
9) POT-POURRI SÓ DÁ VOCÊ NA MINHA VIDA (Rick) ADORO AMAR VOCÊ (Elias Muniz / Peninha)
10) FRICOTE (Leandro Lehart)
11) SÓ O AMOR (SOLO EL AMOR) (Donato - Vs. Manoel Pinto / Daniel) Participação Especial: Padre Fábio de Melo
12) TE AMO CADA VEZ MAIS (TO LOVE YOU MORE) (David Foster / Edgar Bronfman - Vs. Roberto Merli)
13) POT-POURRI VIDA MINHA (Peninha) EVIDÊNCIAS (José Augusto / Paulo Sérgio Valle) CORAÇÃO DE MENINO (Alexandre / Bruno / Giuliano) Ed. Warner/Chappell / Tapajós
14) TOCANDO EM FRENTE (Almir Sater / Renato Teixeira)
15) DIFÍCIL NÃO FALAR DE AMOR (Rick)
16) DENGO (Daniel / Waldir Luz) Música Incidental: VOCÊ NÃO VALE NADA (Dorgival Dantas) Música Incidental: CHORA, ME LIGA! (Euler Coelho)
17) TENHO QUE SONHAR (João Gustavo / Carlos Randall)
18) POT-POURRI POEIRA DA ESTRADA (Rick / João Paulo) DIA DE VISITA (Moacyr Franco) FAZENDA SÃO FRANCISCO (MAIOR PROEZA) (Paraíso / Jesus Belmiro) Participação Especial: Zé Camillo
19) O MENINO DA PORTEIRA (Teddy Vieira / Luizinho)
20) POT-POURRI MINHA ESTRELA PERDIDA (Cesar Augusto / Piska) DESEJO DE AMAR (Gabú / Marinheiro)
21) DO OUTRO LADO DO RÁDIO (Victor Chaves)
22) ESTOU APAIXONADO (ESTOY ENAMORADO) (Estefano / Donato Poveda - Vs. Carlos Colla) Citação: POR UNA CABEZA (Carlos Gardel / Alfredo Le Pera)
23) QUANDO O CORAÇÃO SE APAIXONA (Zé Henrique)
24) POT-POURRI EU ME AMARREI (Tivas / Waldir Luz) PEÃO APAIXONADO (Pinochio)
25) DISPARADA (Geraldo Vandré / Theo de Barros)

Faixas CD
1) DISPARADA (Geraldo Vandré / Theo de Barros)
2) TE CUIDA CORAÇÃO (Ana Paula)
3) EU SEM VOCÊ (Rick)
4) POR AMOR VAI SOFRER (Flavinho / Henrique Marx)
5) PRA SEMPRE TE AMAR (Alexandre / Jean Spagnol)
6) POT-POURRI SÓ DÁ VOCÊ NA MINHA VIDA (Rick) ADORO AMAR VOCÊ (Elias Muniz / Peninha)
7) DIFÍCIL NÃO FALAR DE AMOR (Rick)
8) SÓ O AMOR (SOLO EL AMOR) (Donato - Vs. Manoel Pinto / Daniel) Participação Especial: Padre Fábio de Melo
9) TENHO QUE SONHAR (João Gustavo / Carlos Randall)
10) POT-POURRI POEIRA DA ESTRADA (Rick / João Paulo) DIA DE VISITA (Moacyr Franco) FAZENDA SÃO FRANCISCO (MAIOR PROEZA) (Paraíso / Jesus Belmiro) Participação Especial: Zé Camillo
11) POT-POURRI MINHA ESTRELA PERDIDA (Cesar Augusto / Piska) DESEJO DE AMAR (Gabú / Marinheiro)
12) DO OUTRO LADO DO RÁDIO (Victor Chaves)
13) QUANDO O CORAÇÃO SE APAIXONA (Zé Henrique)
14) POT-POURRI EU ME AMARREI (Tivas / Waldir Luz) PEÃO APAIXONADO (Pinochio)

SERVIÇO:
DVD DANIEL - RAÍZES
Faixas: 25
Preço: R$ 27,90

SERVIÇO:
CD DANIEL - RAÍZES
Faixas: 14
Preço: R$ 19,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...