5 de junho de 2010

In the land of P…

Pickled pleasures
Poetic purgatory
Philosophical popcorn
Psychological picnics
Pointless paradise
Public privacy
Perpetual past
Pure pesticide
Peaceful paranoia
Particularities


Estreia dia 11 de junho de 2010, no Teatro Mars, em São Paulo, a coreografia In The Land Of P…, da bailarina e coreografa italiana Teresa Ranieri. O espetáculo faz parte do projeto Vagar e Navegar, do Núcleo Mars de Dança, contemplado com o Prêmio Klauss Vianna da Funarte/ 2009, composto também pela coreografia Divagar, com as bailarinas Célia Gouvêa, Mara Borba, Luciana Porta e Sônia Mota, com direção desta última. O projeto é a reunião de um time de artistas e mestres que fizeram parte da história da dança contemporânea de São Paulo.

Os dois espetáculos (Divagar e In The Land of P...) formam um díptico, um conjunto de duas performances sobre a essência do tempo e os sentidos da dor e do prazer, o questionamento da maturidade do corpo refletido no tempo atual. A temporada de Divagar será entre os dias 25 de maio e 6 de junho de 2010, no Teatro Mars.

As bailarinas que assinam o projeto Vagar e Navegar tem trajetórias singulares na dança brasileira, com carreiras iniciadas nos anos 70/80. Sônia Mota, a diretora do projeto, fala sobre o mote de investigação do grupo: “... depois de 45 anos de ininterruptas atividades artísticas, me permito reduzir a velocidade, selecionar o que me é mais fundamental e me aprofundar nas escolhas feitas. Quero beber o chá, comer o arroz, vestir a roupa e dançar com a calma das tartarugas.

Sobre In The Land of P..., diz Ranieri: “A dor física, emocional ou mental, quando invade o nosso ser, emerge como protagonista, como o centro da nossa existência. O que mais me estimula como artista, neste tópico nada fácil, são as questões sobre como o nosso corpo elabora experiências emocionais negativas, e se os artistas têm que sofrer para criar autenticidade na propria arte, e ainda, até onde podem os artistas exercitar uma forma de "pornografia da alma" e torná-la um ‘entertainment vendável... ’. Espero neste projeto reproduzir de forma honesta, perspicaz e, por vezes, satírica, a minha observação do estranho universo do sofrimento”.

Nucleo Mars de Dança

Este projeto Vagar e Navegar teve origem no Núcleo Mars de Dança, que visa devolver à cidade um espaço destinado ao estudo e às performances de dança. Com arquitetura premiada, o Teatro Mars foi o primeiro teatro modular em São Paulo, e abrigou montagens de vanguarda na recente história da cena paulistana. A ele foi incorporado o Núcleo Mars de Dança, coordenado por Sonia Mota, Mara Borba, Clarisse Abujamra, Célia Gouvêa, Lilia Shaw, Susana Yamauchi e outros, que por meio do apoio das leis de incentivo, pretende desenvolver um centro de pesquisa e criação.

Um dos pontos principais deste Núcleo é o fomento do intercâmbio entre grupos e espaços de dança do Brasil, Europa, EUA e Japão, como a Escola Superior de Dança de Lisboa e os espaços Alte Feurwache de Colônia e o Theater im Ballsaal, em Bonn. Desde 2007, o Teatro Mars oferece oficinas e performances com artistas sediados nestes países.

O convite à Teresa Ranieri pretende criar uma ponte entre as culturas do Brasil e da Itália/Alemanha, para experimentar na prática do palco e da criação cênica um diálogo complementar e enriquecedor.

Teresa Ranieri

Nascida em Bari, Itália, estudou balé em sua cidade natal e em Nápoles. Formou-se em Cannes na França. Como bailarina trabalha desde 1985 na Alemanha como solista em varios teatros alemães. Como coreógrafa trabalhou no Teatro de Nordhausen, no Teatro de Erfurt, no Teatro Tanzhaus de Düsseldorf, no “Sommertanz” em Wuppertal, para “X.IDA” em Linz (Austria), para o Theater Vorpommern em Greifswald. Participou do projeto “Colina-Collaboration in Arts”, organizado por Rui Horta em Montemor-o-Novo (Portugal) onde estreou em setembro de 2008 o solo “In the land of P...”. Com este projeto ela participou de festivais na Alemanha e na Áustria.

Como professora de ballet e dança contemporânea trabalha nos Países Europeus, na Palestina, Japão e Coréia. Seu trabalho combina as suas várias experiências da dança (desde o ballet à dança contemporânea) com princípios de técnicas de movimento como Gyrotonic Expansion System e Gyrokinesis, dos quais é professora certificada.

Ganhou em Stuttgart (Alemanha) o terceiro prémio no “8 Tanz Solo Festival” pela coreografia do solo “Libero Arbitrio”.


Serviço:

O que: In te Land Of P...
Quando: Disas 11 e 12 de junho - às21h
Onde: Teatro Mars - Rua João Passalacqua, 80 - Bela Vista - São Paulo
Capacidade: 200 lugares

Duração: 50 minutos

Classificação: 14 anos
Informações: (11) 3105 8950/7221

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...