27 de outubro de 2010

Centro da Cultura Judaica reúne, no palco, músicas brasileiras e israelenses

Na penúltima apresentação de 2010 do projeto Intercâmbio Musical, o Centro da Cultura Judaica e o curador do programa, Benjamim Taubkin, reforçam a união entre diferentes culturas e convidam para subir ao palco um músico israelense e uma banda brasileira.


Desta vez, o Centro apresenta a união do som excêntrico da Kamancha de Mark Eliyahu à batida eletrônica do Coletivo SP Experimental, constituído por músicos de diferentes formações que exploram misturas culturais, que vão desde o estilo free à música eletrônica. De timbre único, a Kamancha é uma espécie de violino bastante típico dos povos centrais da Ásia.


Mark nasceu na República do Daguestão, divisão federal da Rússia, e cresceu em um lar musical judaico. Estudou música clássica ocidental e, aos 18 anos, se mudou para o Azerbaijão, onde foi estudar Kamancha, tornando-se um dos melhores músicos nesse instrumento. Em busca de novas possibilidades sonoras, Mark também aprendeu a tocar Baglama, alaúde de cordas dedilhadas muito comum nos países do Oriente Médio, Mediterrâneo e Ásia. Toda essa mistura poderá ser conferida gratuitamente no dia 30 de outubro, às 20h.


O músico de origem israelense possui outro ponto em comum com Centro da Cultura Judaica. Mark colaborou com o artista Yosef-Joseph Dadoune nas obras Sion e Universes, que integram a exposição The Exotic West, em cartaz no primeiro andar até o dia 17 de dezembro.

MÚSICOS

Michi Ruzitschka - guitarra e violão

Sérgio Machado - bateria e samplers

Nei Sacramento - percussão e sax

João Taubkin - baixo

Mark Eliyahu – Kamancha e Baglama

SERVIÇO: INTERCÂMBIO MUSICAL COM MARK ELIYAHU E COLETIVO SP EXPERIMENTAL

Data: 30 de outubro – 20h - Teatro

Ingresso: gratuito* (Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Centro e estão sujeitos à lotação do espaço)

Classificação: a partir de 12 anos

Duração: 90 minutos

Capacidade: 296 pessoas

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 (estação Sumaré do Metrô)

Tel.: (11) 3065-4333

E-mail: culturajudaica@culturajudaica.org.br

Site: www.culturajudaica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...