28 de abril de 2012

MuBE traz arte de grafiteiros italianos ao Brasil



O futebol, a massa, a moda, o design dos italianos já são velhos conhecidos dos brasileiros. Agora, é a vez de conferir o talento do grafite italiano.

De 10 a 20 de maio, na área externa do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), três grandes painéis trarão um pouco da diversidade e singularidade da arte do grafite italiano e brasileiro, na 11 ª Edição do Graffiti Fine Art, com o tema “Murales”. A mostra terá a participação de quatro grafiteiros italianos (Alessandro Etnik, Antonelo Mac’s, Riccardo Corn e Mr. Fijoder) e quatro brasileiros (Arthur Navarro, Pato, Does e Evol).

A exposição, que soma estilos e culturas de graffiti art, faz parte do Momento Itália Brasil em conjunto com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Segundo Binho Ribeiro, curador da mostra, o objetivo deste evento é mostrar as diferenças de estilos e conceitos desta arte e, ao mesmo tempo, proporcionar uma troca de técnica, vivência e cultura destes profissionais. “Será, sem dúvida, uma experiência rica para todos, artistas e amantes do grafite”, finaliza Ribeiro.

Além do evento no MuBE, haverá, no dia 3 de maio, a realização de um Mural no Espaço Cultural Brás, da CPTM, com a participação dos artistas brasileiros Binho, Shock, Presto e Snek e dos italianos Etnik, Corn, Mac’s e Mr. Fijoder.

Sobre o MuBE

O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários, palestras, recitais de piano, cinema e teatro. São realizadas em média 25 exposições por ano, com mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais, e também novos talentos.

O museu recebe, aproximadamente, 150 mil visitantes por ano. As exposições contam com visitas educativas para crianças, estudantes, grupos de terceira idade e público em geral.

O MuBE conta com apoio institucional de 3M, Stella Artois, Kettel One e BMW, por meio  do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo do Estado de São Paulo.


CRONOGRAMA DE EXPOSIÇÕES MAIO E JUNHO:


·         Dia 03 de maio

Terrae Incognitae
Dominique Rousserie
Exposição de 04 a 27 de maio
Sala Pinacoteca

- O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) apresenta a exposição pela primeira vez no Brasil.  A mostra reúne quatro propostas artísticas diferentes desenvolvidas por Rousserie durante os últimos cinco anos: a instalação Arawak, Estruturas Moleculares, Caçando o Dragão e Projeto Mapeamento. A mostra estará aberta, de 4 a 27 de Maio, das 10h às 19h na Sala Pinacoteca, com vernissage no dia 3.

·         Dia 05 de maio

Curadoria no Café
Paisagem Miníma
Rubens Zaccharias Jr.
Obra que compõe a série de pinturas intituladas Paisagem Mínima. Produzidas em 2011/12. Técnica: óleo s/ tela. Dimensões: 2.00m X 1.90m
Exposição de 05 de maio a 27 de julho
Café do MuBE


·         05 e 06 de maio

Virada Cultural
Música, Cinema e Exposições


Programação completa:

Sábado, 5 de abril:
·          Homenagem a Giuseppe Verdi - Instituto Italiano de Cultura de São Paulo

·          Os Sertões e Outras Linhas - Paulo Barreto

·          Exposição Terrae Incognitae - Dominique Rousserie

·         18h: Kaoll Interpreta Pink Floyd

·         19h: Open Air com a Dj Lisa Bueno

·         19h30: Cinema na Cidade - Macpro Filme



Domingo, 6 de abril:

·         10h: Oficina - Gestualidade e Criação: o Corpo também é uma Ferramenta Expressiva com o educador Lucas Argüello

·         11h: Lord Vinheteiro com Fabricio Bernard Di Paolo

·         14h: Oficina de Toy Art em Papel com David Mota


·         10 a 20 de maio

11 ª Edição do Graffiti Fine Art, com o tema “Murales”.
- A mostra terá a participação de quatro grafiteiros italianos (Alessandro Etnik, Antonelo Mac’s, Riccardo Corn e Mr. Fijoder) e quatro brasileiros (Arthur Navarro, Pato, Does e Evol).
Na área externa do museu, três grandes painéis trarão um pouco da diversidade e singularidade da arte do grafite italiano e brasileiro.
Além do evento no MuBE, haverá, no dia 3 de maio, a realização de um Mural no Espaço Cultural Brás, da CPTM, com a participação dos artistas brasileiros Binho, Shock, Presto e Snek e dos italianos Etnik, Corn, Mac’s e Mr. Fijoder.

·         11 de maio

Mesmo nos momentos mais silenciosos
Gabriel Felsberg - Fotografias
Exposição de 12 a 20 de maio.
Sala Burle Marx

·         14 a 20 de maio

Semana dos Museus

·         22 de maio

Photo Graphias
Cristina Prochaska
Exposição de 23 de maio a 02 de junho
Sala Burle Marx
- A fotógrafa busca o impacto do momento, do que de mais simples ela posso registrar, sem efeitos, sem iluminação artificial e sem filtros. A máquina e um par de lentes na bolsa. “Fechei o foco, o plano, busquei as formas , cores e texturas sólidas , marcadas pelo tempo e água salgada. Foi um desafio interessante tirar o Mar , o fundo infinito natural desses objetos fascinantes – os barcos”.



·         02 de junho

Virada Sustentável no MuBE
(Programação a definir)

·         04 de junho

Katja Loher
Exposição de 05 a 30 de junho
Sala Pinacoteca

·         05 de junho

Xingu
Exposição de 06 de junho a 01 de julho.
Sala Burle Marx

·         11 de junho

Exposição Ketel One - Diageo
Exposição de 12 a 23 de junho
Àrea Externa do MuBE



Serviço:

Exposição – 11 ª Edição do Graffiti Fine Art, com o tema “Murales”
Curadoria – Binho Ribeiro
Diretora de Relações Internacionais e Responsável Técnica do MuBE – Renata Junqueira de Azevedo Silva

Quando: de 10 a 20 de maio
Local: área externa do MuBE – Museu Brasileiro da Escultura 
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h00 as 19h00
Endereço – Av. Europa, 218. Jardim Europa
Informações – (11) 2594-2601

Entrada franca

www.mube.art.br

O MuBE possui acesso para pessoas com necessidades especiais, restaurante e ar-condicionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...