6 de novembro de 2013

MAB-FAAP abre duas exposições imperdíveis


Mostras entram na programação cultural

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) prepara uma programação completa para este final de ano. A partir de 12 de novembro, duas exposições abrem ao público: Flávio de Carvalho na Coleção MAB-FAAP e a tradicional 45ª Anual de Arte, com obras produzidas por alunos da instituição e uma área dedicada aos artistas convidados Anaísa Franco e Daniel de Paula, que estiveram na residência artística Cité des Arts, em 2012. A entrada é gratuita e há serviço educativo disponível.

As exposições estarão abertas para visitação de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00. O MAB-FAAP é fechado às segundas-feiras, mesmo quando feriado.

Confira os detalhes:

Flávio de Carvalho na Coleção MAB-FAAP

A mostra apresenta 103 obras que integram o acervo do Museu de Arte Brasileira da FAAP. São 32 originais, entre pinturas, aquarelas e nanquins. Há ainda uma maquete da Fazenda Capuava, em Valinhos, local onde Flávio de Carvalho morava e que foi projetado por ele, e reproduções de máscaras criadas para o espetáculo teatral ‘O Bailado do Deus Morto’. O público também vai conferir ‘Retrato de mulher’ (foto).

O público poderá conferir ainda uma reprodução de parte do traje desenhado por Flávio de Carvalho e denominado ‘New Look’, que chocou a população na época em que foi criado, além de fotografias do artista, de seus parceiros e intelectuais da época, e de projetos arquitetônicos.

Formado em Engenharia, Flávio de Carvalho executou projetos audaciosos e inovadores para a época. O curador da exposição, José Luis Hernández Alfonso, explica que foram trabalhos considerados pioneiros da arquitetura modernista brasileira. Como artista plástico, suas obras mostram uma tendência expressionista, revelada principalmente em seu tema favorito, o retrato.

“Flávio de Carvalho foi uma figura destemida e polêmica, cujas  criações revelam, com grande singularidade, um período de buscas, experiências, exercícios e consolidação das artes e cultura brasileira no século XX, e que ainda hoje inspira as novas gerações de artistas”, finaliza o curador.

O MAB-FAAP é a instituição cultural que concentra a maior coleção de obras de autoria de Flávio de Carvalho.

45ª Anual de Arte FAAP

A tradicional mostra de alunos da FAAP apresenta 34 obras produzidas por 27 alunos, entre pinturas, objetos, desenhos, vídeos, instalações, fotografias, gravuras e projeções. Participam da mostra obras selecionadas por uma comissão constituída por profissionais ligados ao circuito artístico, entre artistas, pesquisadores, críticos, curadores e docentes da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.

Paralelamente, haverá a mostra dos artistas convidados: Anaísa Franco e Daniel de Paula. Ambos apresentam trabalhos realizados a partir do período em que estiveram no Programa de Residência Artística que a FAAP mantém desde 1997 na Cité des Arts, em Paris. Além das obras, estarão expostos documentos e materiais processuais documentando a pesquisa desenvolvida pelos artistas ao longo dos seis meses de residência.

Criada e organizada anualmente pela FAAP desde 1964, a mostra é percebida como uma das mais tradicionais e duradouras entre as de arte contemporânea da cidade de São Paulo, mas com projeção e abrangência nacional. Segundo o professor Marcos Moraes, curador da mostra, a exposição cumpre com o compromisso de incentivar a produção dos alunos e de revelar novos artistas, além de criar um espaço de reflexão a partir de novas ideias e percepções sobre a arte, tendo a educação como ferramenta e interface.

Nomes que hoje estão no circuito artístico já passaram pela Anual de Arte da FAAP como André Komatsu, Flavia Junqueira, Graziela Kunsch, Guilherme Peters, Lia Chaia, Marcela Tiboni, Marcelo Cidade e Marcius Galan. Também integram o time os artistas Mariana Palma, Marina Rheingantz, Marina Saleme, Maurício Ianês, Mauro Piva, Monica Nador, Rafael Assef e Rodolpho Parigi. As artistas Regina Parra e Aline Van Langendonck também já participaram da exposição e hoje são professoras do curso de Artes Visuais da FAAP.

Programação MAB-FAAP

Exposição: 
- Flávio de Carvalho na Coleção MAB-FAAP – De 12/11 a 19/01/2014
- 45ª Anual de Arte FAAP – De 12/11 a 09/02/2014

Horário:
De terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00
Aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)

Local:
MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações:
(11) 3662-7198

Visitas Educativas:
(11) 3662-7200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...