20 de dezembro de 2013

Aprenda a esquiar nas melhores estacoes de esqui dos Estados Unidos


Principais destinos reúnem escolas de esqui e instrutores que falam português

Esquiadores advertem: a prática do esporte vicia. Tanto é verdade que a cada inverno, cada vez mais brasileiros invadem as principais estações de esqui norte-americanas em busca desta experiência – crescimento de 25% por ano em passageiros embarcados pelo American Airlines SkiClub em onze temporadas.

Pela décimo segunda edição no País, o AA SkiClub, programa de turismo de neve que leva brasileiros para 16 estações de esqui nos Estados Unidos, dá a dica para quem não quer fazer feio nas pistas: incluir aulas de esqui no roteiro. Outros dois fatores pra lá de convidativos. Depois do carnaval, a neve ainda está “powder” (melhor neve; seca e macia) e os preços começam a despencar (a temporada termina em meados de abril).

Essencial até para quem já esquiou, as aulas – individuais ou em grupos para todas as idades – são também garantia de diversão e a prova de que esquiar vicia mesmo. Nos destinos não faltam opções de aulas e programas especiais nas escolas de esqui e snowboard. O idioma também não será problema, pois há instrutores falando português.

Primeiros passos

Escolhido o destino é hora de se familiarizar com o equipamento necessário; esquis, bastões e bota. As roupas também seguem um padrão. Escolha roupas quentes para suportar o frio e por fora, agasalhos impermeáveis. O capacete é dispensável, mas os óculos especiais para esquiar (como máscaras) e as luvas são itens obrigatórios. Tudo, equipamentos, acessórios e agasalhos podem ser alugados.

Depois de devidamente montado, siga para sua primeira aula em grupo. Recomenda-se separar a parte da manhã para a aula inicial, que irá garantir ao visitante de primeira viagem todas as noções básicas, como aprender a colocar o equipamento, postura correta sobre os esquis, como descer de um lift, além de experimentar as primeiras manobras (frear, fazer curvas, aumentar e diminuir a velocidade) e alguns tombinhos.

Em muitos destinos, a primeira experiência se dará no magic carpet. Trata-se de uma esteira rolante onde você aprenderá a se posicionar sobre o esqui. A “etiqueta” nas pistas é importante e também ensinada na aula inaugural. Alguns tombos mais tarde, o novo esquiador ou snowboarder estará apto a arriscar um treino sem a presença do instrutor. Até o fim da estada, o visitante, certamente, terá experimentado a maioria das pistas de cor verde (para iniciantes).

Categorias

A classificação poderá variar de uma estação de esqui para outra, mas em geral seguem o seguinte padrão. As aulas podem ser coletivas ou individuais, separadas por idade; crianças (3 a 12 anos), adolescentes (de 13 a 15) e adultos (maiores de 16 anos), e por categoria; primeira vez (nível 1), iniciante (níveis 2 e 3), intermediários (níveis 4 a 6) e avançados (níveis 7 a 9).

Os preços variam e participar de uma aula em grupo custa, em média, US$ 125,00 por pessoa (preço para aulas diárias, incluindo lift e equipamento). Vale lembrar que para as aulas individuais é preciso fazer reserva e que estas custam mais.

Na badalada Aspen/Snowmass, o paraíso dos novatos é a montanha de Buttermilk, que conta com 35% do seu terreno esquiável para iniciantes. Informações pelo site www.aspensnowmass.com/schools. O resort de Jackson Hole tem a Mountain Sports School www.jacksonhole.com/info/ski.school.asp.

Em Park City, o visitante pode ter informações e fazer reservas na internet no portal www.visitparkcity.com. Para aprender a esquiar no complexo de montanhas de Vail Resorts Inc., que abriga as montanhas Vail, Beaver Creek, Breckenridge, Keystone e Heavenly, basta entrar no site vail.snow.com/winter/ss.asp.

Em Telluride, o visitante pode reservar sua aula pelo site www.tellurideskiresort.com/TellSki/info/ski-snowboard-school.aspx e em Mammoth acesse www.mammothmountain.com/Mountain/SkiandSnowboardSchool/.

Quem leva

Para curtir cada minuto nas pistas e nos vilarejos cobertos de neve, os brasileiros compram sua viagem com o American Airlines SkiClub (0300-789-7778; www.americanskiclub.com.br) e ainda desfrutam de pacotes completos, com descontos e facilidades que só o programa oferece até abril de 2014. Pacotes a partir de U$ 2.729,00 por pessoa, em apto duplo e com saídas em janeiro / 2014

O pacote é básico para todas as estações de esqui e inclui; passagem aérea em classe econômica com American Airlines, sete noites de hospedagem, seis dias de ski lift, uma semana de aluguel de carro Hertz com seguro LDV e seguro-viagem. O programa garante parcelamento exclusivo da passagem aérea em cinco vezes sem juros no cartão Mastercard.

Para ter acesso aos pacotes do AA SkiClub, basta recorrer às operadoras especializadas em Turismo de neve que fazem parte do programa. São elas: Snow, em Belo Horizonte; Abreu Turismo, Air International Tours, Formula Way Tours e Soul Traveler, no Rio de Janeiro, e Interpoint, Maktour, Ski Brasil e Snowtime, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...