20 de dezembro de 2013

Férias de verão em praias paradisíacas sem sair do Brasil


Praias lindas e gastronomia são principais destaques de Cumuru

Praia em férias de verão nem sempre é sinal de agito e badalação. Afastada dos principais pontos de encontro para o verão, a vila de Cumuruxatiba apresenta um mar de tranquilidade e boa hospedagem para turistas do Brasil e do mundo. Situada no extremo sul da Bahia, tem o aeroporto de Porto Seguro como desembarque mais próximo; depois disso, aproximadamente 230 quilômetros separam o viajante das exuberantes praias de águas calmas, de uma gastronomia que une o natural com o requinte dos grandes chefs e de pousadas de charme – melhores opções de estada em Cumuru.

Nessa temporada, a natureza exótica das praias de Cumuru é o atrativo principal. Diferente de quase todo o litoral do Brasil, as águas do distrito são ideais para o descanso com a família e amigos. Com tantas belezas naturais, há escolha para todos os gostos e tipos de turistas.

Cumuruxatiba tem ainda seu lado histórico, que guarda relação com todos os brasileiros. Foi na foz do Rio Cahy que, na tarde de 22 de abril de 1500, a esquadra portuguesa ancorou; na manhã do dia seguinte, o navegador Nicolau Coelho foi até a praia e fez o primeiro contato com os aborígenes nativos.

Devido à presença de uma barreira de arrecifes em toda sua extensão, as praias de Cumuru não apresentam ondas fortes e nem são de arrebentação. Por isso mesmo, são ideais para crianças e para nadar com tranquilidade. Na maré baixa, o mar recua bastante, formando extensa faixa de areia, possibilitando deliciosas caminhadas, observando a bela paisagem.

A praia do centro é mais frequentada devido a muitas barracas existentes. As dos rios do Peixe Pequeno e Peixe Grande são mais sossegadas, mais arborizadas, quase exclusivas dos hóspedes das diversas pousadas existentes, todas “pé na areia” e com atendimento de praia.

Fora da área urbanizada da vila, outras praias se destacam e merecem ser visitadas. Ao norte vem as praias da Ponta do Moreira, Imbassuaba e Calambrião, todas com belíssimo visual, praticamente desertas e ainda intocadas; o acesso é feito por propriedades particulares e não dispõem de atendimento de barracas, portanto leve sua água.

Uma das praias mais bonitas da região, a 18 km ao norte da vila, a Barra do Cahy é uma enseada deserta, com ondas fracas e areia fina e escura, associando a água mais fria do rio com as mornas do mar. Há no local restaurante para o desfrute dos visitantes. O acesso é possível por meio de uma estrada não asfaltada, entre as fazendas Cahy e Glória.

Não é a toa que Rede Globo escolheu o trecho entre as praias do Calambrião e a Barra do Cahy para filmagens da abertura da novela Flor do Caribe; quem viu a novela, se lembrará daquele lindo mar e das ondas suaves, do nascer do sol e da lua cheia no céu.

Em tempos de férias, a mesa é farta

A gastronomia é outro ponto forte de Cumuruxatiba. Os restaurantes representam exatamente a cultura da vila: diversificada. Com a mistura de estrangeiros e nativos, que é muito frequente na região, a culinária local tornou-se um misto das iguarias do mar com o esmero dos chefs de cozinha. É união da simplicidade e bom gosto. Com a chegada da temporada, os estabelecimentos se agitam para oferecer seus deliciosos pratos.

Exemplo da diversidade cultural de Cumuru, o Restaurante Mama África oferece um ambiente descontraído comandado pela chef angolana Dolores Lameirão. Destacam-se os pratos preparados a partir de receitas exóticas, à base de bacalhau e frutos do mar. Sem contar as especialidades da terra natal de Dolores, como a muamba – espécie de moqueca. Após as refeições o restaurante oferece um local com redes para relaxar e admirar a bela paisagem.

Outra opção é o Restaurante Cores & Sabores, comandado pelo simpático casal paulista Ivany e Edy; com cardápio diversificado e pratos bem elaborados, tudo com muito esmero para deixar o turista com vontade de retornar.

À noite, a dica é saborear as pizzas e batatas recheadas da Batataria e Pizzaria Cumuru; se relaxar demais e “pintar” uma preguiça de sair para a rua, você pode solicitar o serviço de entrega.

Ou ainda o Restaurante do Suíço, que fica na Pousada É, e recentemente ganhou o festival Gastronômico 2013 com o Prato D. Maria I - Filé de peixe a dois purês.

Receptivo

Para desfrutar de todas as maravilhas dessa vila escondida no sul da Bahia, a melhor opção de passeios e traslados é a Cumuru Magical Tour. Passeios terrestres para Ponta do Corumbau, barra do Cahy ou outras praias, além do transporte do e para o aeroporto de Porto Seguro. Há ainda lancha rápida até 6 pessoas, para curtir todas as delícias da região e ir até Praia do Espelho, Caraíva, Ponta do Corumbau, barra do Cahy, ou simplesmente mergulhar nos recifes (www.cumurumagicaltour.com.br).

 Artesanato

Um atelier para se conhecer na vila, sinônimo de beleza e inspiração, é o Atelier Renata Homem (www.renatahomem.com.br). A artista desenvolve peças em cerâmica, modeladas sem o uso do torno, pintadas a frio e esmaltadas.

Onde ficar

Com todos esses atrativos, as pousadas de charme de Cumuruxatiba oferecem as melhores opções de hospedagem com tranquilidade e conforto. São diversos tipos de acomodações, que procuram antes de tudo privilegiar a estada do turista e mostrar-lhe que o paraiso existe: bem ali em Cumuruxatiba!


Pousada Rio do Peixe – www.pousadariodopeixe.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Ford oferece espaço, conforto e preço com o Territory Titanium 2024

SUV global chega ao Brasil com versão única e motor turbo a partir de R$ 209.990,00 Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Desde que deixou ...