24 de janeiro de 2014

Museu do Futebol comemora aniversário de São Paulo


Data será festejada com jogos educativos, exposição Futebol de Papel e espaço Férias no Museu

Nos próximos dias 25 e 26, o Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu - comemora os 460 anos da maior cidade do país. Com horário de funcionamento diferenciado no dia 25, das 13h às 17h - os visitantes poderão se divertir com atividades diversas para toda a família como jogos educativos, Exposição Futebol de Papel, espaço Férias no Museu, além é claro do acervo permanente da instituição. A entrada no dia 25 será gratuita.

A primeira atividade programada será na Sala Números e Curiosidades, com o jogo "Cidade do Futebol", cujo objetivo é propor uma reflexão sobre a cidade de São Paulo, através de seus bairros, observando o futebol como parte da cultura da metrópole. Por exemplo, ao analisar o bairro da Mooca, suas construções, história e festas, é possível chegar ao Juventus, tradicional clube local. A atividade está programada para acontecer às 16h (dia 25) e às 11h (dia 26).

Na sala Grande Área, acontecem duas sessões de contação de histórias com o título "São Paulo de Todos", onde serão retratadas as influências dos fluxos migratórios através de músicas, gastronomia, expressões e, claro, do futebol. No sábado (25) e domingo (26) as sessões acontecem às 14h.

Além de participar dos jogos, o visitante poderá conferir a Exposição Futebol de Papel e o Espaço Férias no Museu. A primeira mostra ao público histórias do futebol brasileiro contadas a partir de objetos de 12 colecionadores, cinco clubes (Portuguesa, São Paulo, Botafogo - RJ e os clubes de várzea Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de documentos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius.

São mais de 200 itens originais, dispostos em vitrines. Verdadeiras relíquias que recontam curiosidades e "causos" de atletas, clubes, campeonatos regionais, seleção brasileira e Copas do Mundo. E mais: cerca de 80 álbuns, mais de 100 figurinhas e 40 ingressos de Campeonatos Mundiais e partidas históricas. Por exemplo, ingressos das Copas do Mundo, de 1930 até 2010, e o ingresso da cerimônia de inauguração do Estádio do Pacaembu, de 1940.

Já o espaço Férias no Museu reúne oficinas gratuitas e monitoradas de arte e colagem, desenho, origami e também um espaço de contação de histórias. 

Serviço

Aniversário de São Paulo no Museu do Futebol 
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Local: Museu do Futebol - Auditório Armando Nogueira
Quando: 25 de janeiro (sábado), das 13h às 18h (bilheteria até as 17h) e 26 de janeiro (domingo), das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Gratuito no sábado dia 25.

Jogo Cidade do Futebol
Horário: às 16 (25 de janeiro - sábado) e às 11h (26 de janeiro - domingo)
Contação de História São Paulo de Todos
Horário: às 14h (dias 25 e 26 de janeiro)

Férias no Museu
Oficinas: Origami, Arte e Colagem, Desenho, Contação de Histórias
Data: até 02/02/14 (terça -feira a domingo)
Horário: 25 de janeiro (sábado), das 13h às 17h e 26 de janeiro (domingo), das 10h às 17h 
Local: Foyer Externo do Museu do Futebol
Quanto: Entrada gratuita

Exposição Futebol de Papel
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Local: Museu do Futebol - Auditório Armando Nogueira
Quando: em cartaz até abril de 2014 - 25 de janeiro (sábado), das 13h às 18h (bilheteria até as 17h) e 26 de janeiro (domingo), das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Curadoria: equipe de conteúdo do Museu do Futebol
Concepção curatorial: Leonel Kaz
Cenografia e direção de arte: Jair de Souza Design
Apoio: EPSON e Gráfica Studio 4
Colecionadores: Moacir Andrade Peres, Giacomo Albanese, Marcos Túlio Nastrini, Cláudio Pinto Gonçalves, Antonio Munhoz, Antonio Fiaschi, Leonardo Romano, Família Corrêa, Marco Antonio Lopes da Silva, Walter Salton e Marcelo Monteiro.
Times: Botafogo de Futebol e Regatas, São Paulo Futebol Clube, Associação Portuguesa de Desportos, Santa Marina AC e Associação Atlética Açucena.

Horário de Funcionamento do Museu: de terça à domingo das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Entrada: R$6, sendo que estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada
*Pessoas com deficiência não pagam entrada
*Todas as quintas a entrada é gratuita
*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu.
Tel.: (11) 3664-3848

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...