24 de janeiro de 2014

Um destino para provar que Carnaval não é só folia


Cumuruxatiba prova que nem só de agitação vive a Bahia

Para muitos, o litoral baiano passa bem longe do ideal para o Carnaval. Fugindo de toda a badalação que cerca o feriado folião, turistas encontram no litoral sul da Bahia um refúgio. E o cenário não é qualquer um. Praias de natureza exótica estão nos arredores da vila de Cumuruxatiba, com areias brancas e águas calmas completando a paisagem.

Situada no extremo sul da Bahia, tem o aeroporto de Porto Seguro como desembarque mais próximo; depois disso, aproximadamente 230 quilômetros separam o viajante das exuberantes praias de águas calmas, de uma gastronomia que une o natural com o requinte dos grandes chefs e de pousadas de charme – melhores opções de estada em Cumuru.

Diferente de quase todo o litoral brasileiro, as águas do distrito são ideais para o descanso com a família e amigos durante a temporada.Com tantas belezas naturais, há escolha para todos os gostos e tipos de turistas neste Carnaval.

A vila tem ainda seu lado histórico, que guarda relação com todos os brasileiros. Foi na foz do Rio Cahy que, na tarde de 22 de abril de 1500, a esquadra portuguesa ancorou; na manhã do dia seguinte, o navegador Nicolau Coelho foi até a praia e fez o primeiro contato com os aborígenes nativos.

Devido à presença de uma barreira de arrecifes em toda sua extensão, as praias de Cumuru não apresentam ondas fortes e nem são de arrebentação. Por isso mesmo, são ideais para crianças e para nadar com tranquilidade. Na maré baixa, o mar recua bastante, formando extensa faixa de areia, possibilitando deliciosas caminhadas, observando a bela paisagem.

A praia do centro é mais frequentada devido a muitas barracas existentes. As dos rios do Peixe Pequeno e Peixe Grande são mais sossegadas, mais arborizadas, quase exclusivas dos hóspedes das diversas pousadas existentes, todas “pé na areia” e com atendimento de praia.

Fora da área urbanizada da vila, outras praias se destacam e merecem ser visitadas. Ao norte vem as praias da Ponta do Moreira, Imbassuaba e Calambrião, todas com belíssimo visual, praticamente desertas e ainda intocadas; o acesso é feito por propriedades particulares e não dispõem de atendimento de barracas, portanto leve sua água.

Uma das praias mais bonitas da região, a 18 km ao norte da vila, a Barra do Cahy é uma enseada deserta, com ondas fracas e areia fina e escura, associando a água mais fria do rio com as mornas do mar. Há no local restaurante para o desfrute dos visitantes. O acesso é possível por meio de uma estrada não asfaltada, entre as fazendas Cahy e Glória.

Não é a toa que Rede Globo escolheu o trecho entre as praias do Calambrião e a Barra do Cahy para filmagens da abertura da novela Flor do Caribe; quem viu a novela, se lembrará daquele lindo mar e das ondas suaves, do nascer do sol e da lua cheia no céu.

Durante toda a temporada, a mesa é farta

A gastronomia é outro ponto forte de Cumuruxatiba. Os restaurantes representam exatamente a cultura da vila: diversificada. Com a mistura de estrangeiros e nativos, que é muito frequente na região, a culinária local tornou-se um misto das iguarias do mar com o esmero dos chefs de cozinha. É união da simplicidade e bom gosto. Com a chegada da temporada, os estabelecimentos se agitam para oferecer seus deliciosos pratos.

Exemplo da diversidade cultural de Cumuru, o Restaurante Mama Áfricaoferece um ambiente descontraído comandado pela chef angolana Dolores Lameirão. Destacam-se os pratos preparados a partir de receitas exóticas, à base de bacalhau e frutos do mar. Sem contar as especialidades da terra natal de Dolores, como a muamba – espécie de moqueca. Após as refeições o restaurante oferece um local com redes para relaxar e admirar a bela paisagem.

Outra opção é o Restaurante Cores & Sabores, comandado pelo simpático casal paulista Ivany e Edy; com cardápio diversificado e pratos bem elaborados, tudo com muito esmero para deixar o turista com vontade de retornar.

À noite, a dica é saborear as pizzas e batatas recheadas da Batataria e Pizzaria Cumuru; se relaxar demais e “pintar” uma preguiça de sair para a rua, você pode solicitar o serviço de entrega.

Ou ainda o Restaurante do Suíço, que fica na Pousada É, e recentemente ganhou o festival Gastronômico 2013 com o Prato D. Maria I - Filé de peixe a dois purês.

Receptivo

Para desfrutar de todas as maravilhas dessa vila escondida no sul da Bahia, a melhor opção de passeios e traslados é aCumuru Magical Tour. Passeios terrestres para Ponta do Corumbau, barra do Cahy ou outras praias, além do transporte do e para o aeroporto de Porto Seguro. Há ainda lancha rápida até 6 pessoas, para curtir todas as delícias da região e ir até Praia do Espelho, Caraíva, Ponta do Corumbau, barra do Cahy, ou simplesmente mergulhar nos recifes (www.cumurumagicaltour.com.br).

Artesanato

Um atelier para se conhecer na vila, sinônimo de beleza e inspiração, é o Atelier Renata Homem (www.renatahomem.com.br). A artista desenvolve peças em cerâmica, modeladas sem o uso do torno, pintadas a frio e esmaltadas.

Onde ficar

Com todos esses atrativos, as pousadas de charme de Cumuruxatiba oferecem as melhores opções de hospedagem com tranquilidade e conforto. São diversos tipos de acomodações, que procuram antes de tudo privilegiar a estada do turista e mostrar-lhe que o paraiso existe: bem ali em Cumuruxatiba!


Pousada Rio do Peixe – www.pousadariodopeixe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...