6 de fevereiro de 2014

Os anti-heróis no cinema são tema de debate


Hugo Possolo e Tadeu Chiarelli discutem o assunto em episódio da série ContraplanoMocinho ou bandido? Qual é a importância do anti-herói no cinema? Como ele seduz o público? Essas são algumas das questões debatidas no episódio Anti-Heróis, da série Contraplano, que o SescTV estreia no dia 14/02, sexta, às 22h, com direção de Luiz R. Cabral.

Tadeu Chiarelli, professor e curador de Artes Plásticas, e Hugo Possolo, palhaço, dramaturgo e diretor, discutem o tema a partir dos filmes Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), com direção de José Mojica Marins; Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade; A Rainha Diaba (1974), de Antônio Carlos Fontoura; e Lúcio Flávio - Passageiro da Agonia (1977), de Hector Babenco.

Hugo Possolo fala sobre a filosofia macabra utilizada pelo diretor José Mojica Marins em Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver. Para Possolo, apesar de macabra, reflete a relação existente entre os poderes de uma cidade.  Tadeu Chiarelli define o filme como de terror e explica por que pensa assim.

Ao discutirem sobre Macunaíma, filme inspirado no livro homônimo de Mário de Andrade de 1928, os debatedores destacam as características de um anti-herói, que, apesar de não ter caráter, não é maligno, e sobre a sua importância. Eles também tratam da visão antropofágica do diretor Joaquim Pedro de Andrade.

Quando o assunto é A Rainha Diaba, Chiarelli e Possolo analisam o anti-herói deste filme, que é definido por eles como um marginal herói a partir da personagem inspirada na história de um transformista brasileiro conhecido como Madame Satã.

Os debatedores também comentam o anti-herói na pele de grandes assaltantes de bancos, como Lúcio Flávio, que ficou famoso nos anos 70, no Rio de Janeiro, por fazer grandes roubos a bancos, retratado no filme Lúcio Flávio - Passageiro da Agonia.

Na internet

Os episódos da série Contraplano ficam disponíveis para serem assistidos, logo depois que vão ao ar no SescTV, em www.contraplano.sesctv.org.br.  No site também é possível acessar um acervo de pesquisa sobre o cinema brasileiro e assistir aos 124 programas da série Sala de Cinema exibida pelo canal.

Serviço

Contraplano

Anti-Heróis

Debatedores: Hugo Possolo e Tadeu Chiarelli

Estreia : 14/02, sexta, às 22h

Reapresentações: 15/02, às 24h; 17/02, à 1h00; e 18/02, às 24h.

Classificação indicativa: Livre


Apresentação e Direção Artística: Miguel De Almeida

Direção e Roteiro: Luiz R. Cabral

Produção Executiva: Beto Tibiriçá

Pesquisa: Francis Vogner dos Reis


Para sintonizar o SescTV:

Canal 59, da Net, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo

Canal 138, da Oi TV

Ou consulte sua operadora.

Assista também online em sesctv.org.br/aovivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...