29 de agosto de 2021

Gol GTi, há 33 anos, o primeiro carro brasileiro com foco na preservação ambiental




Há mais de três décadas, a indústria automobilística brasileira dava um importante passo na preservação ambiental e redução de emissões com o lançamento do primeiro automóvel nacional com injeção eletrônica, o Gol GTi. O veículo foi apresentado no Salão do Automóvel de 1988 e tinha ainda freios a disco ventilados, entre outras novidades.


Foi uma época de muitas atividades e investimentos na indústria. Era tempo da Autolatina e Gol complementava 10 anos como líder de vendas e uma série de acontecimentos que deram início à modernização da indústria, antecipando as novidades que estavam previstas para os anos seguintes.

Nós, das montadoras, ainda estávamos entusiasmados pelo lançamento do catalisador que marcou o início do caminho às disciplinas ambientais, que mudaram a história automotiva brasileira em busca da segurança e da emissão zero.

Sob esse ambiente de empolgação, a estratégia, por incentivo do diretor Miguel Jorge, foi anunciar imediatamente o acontecimento histórico. E a Volkswagen designou Ronaldo Berg para a apresentação técnica e para anunciar que o automóvel VW Gol, ao comemorar dez anos seguidos de liderança em vendas, tornava-se o primeiro automóvel brasileiro a receber o sistema de injeção eletrônica do mercado brasileiro.

Conheci Ronaldo Berg, administrador de empresas com 55 anos de experiência na indústria automobilística, 30 dos quais à Volkswagen, nos preparativos para este evento e por suas atuações nas áreas de assistência técnica e competições, passei a admirar suas virtudes.

A apresentação à imprensa foi realizada no Hotel Sheraton, do Rio de Janeiro e reuniu jornalistas de todo o Brasil, contando com o trabalho técnico desempenhado por Ronaldo Berg; pela Engenharia, comandada por Joel e Domingo Tello, responsáveis pelo test-drive dos carros no antigo Autódromo do Rio de Janeiro e por Júlio Carvalho, da área de Programas de Relações Públicas.

Ronaldo Berg atraiu as atenções dos jornalistas na apresentação técnica do Gol GTi com o relato do desempenho do Gol na área de competições e os vários títulos conquistados desde o seu lançamento, em 1981, inclusive o de campeão de rali em sete estados brasileiros.

A robustez, a tradicional fácil manutenção mecânica VW, seu excelente desempenho e principalmente valor de revenda foram outros aspectos salientados por Ronaldo, com destaque mais importante para o conjunto de desempenho, economia e redução de emissões proporcionados pela nova tecnologia do sistema de injeção eletrônica de combustível, que os jornalistas puderam reconhecer no test-drive realizado.

Com esse evento, o Gol GTi conquistou para a Autolatina o título de Carro do Ano de 1990 como primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica do País.


Outra vitória alcançada por essa equipe foi que ao regressarmos a São Paulo, além dos cumprimentos pelo êxito do programa, Miguel Jorge anunciou: "Agora, precisamos trabalhar para lançar o Santana como o primeiro automóvel de luxo do mercado brasileiro, com o mesmo sistema eletrônico", o que aconteceu logo em seguida, sob o comando da mesma equipe.

Além dos 30 anos dedicados à Volkswagen, Ronaldo Berg também atuou "emprestado" para a Audi AG (matriz) como gerente de pós-venda para a América do Sul com a missão de coordenar as atividades de todos os importadores que no Brasil foi a Senna Import. Acrescentou ainda à sua carreira 8 anos como gerente de Engenharia e Serviços, com responsabilidade por toda a rede Chevrolet no Brasil.

Sua carreira profissional inclui ainda a gerência técnica da Kia Motors do Brasil, como gerente nacional de Assistência Técnica; Peugeot - Citroën do Brasil (Grupo PSA), como gerente do Departamento de Competições, Harley Davidson do Brasil como representante junto às Concessionárias Harley no Brasil e por último, serviços de assessoria na área do pós-vendas na concessionária VW e Audi Caraigá Veículos nas áreas do pós-vendas e qualidade do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...