29 de agosto de 2021

Gol GTi, há 33 anos, o primeiro carro brasileiro com foco na preservação ambiental




Há mais de três décadas, a indústria automobilística brasileira dava um importante passo na preservação ambiental e redução de emissões com o lançamento do primeiro automóvel nacional com injeção eletrônica, o Gol GTi. O veículo foi apresentado no Salão do Automóvel de 1988 e tinha ainda freios a disco ventilados, entre outras novidades.


Foi uma época de muitas atividades e investimentos na indústria. Era tempo da Autolatina e Gol complementava 10 anos como líder de vendas e uma série de acontecimentos que deram início à modernização da indústria, antecipando as novidades que estavam previstas para os anos seguintes.

Nós, das montadoras, ainda estávamos entusiasmados pelo lançamento do catalisador que marcou o início do caminho às disciplinas ambientais, que mudaram a história automotiva brasileira em busca da segurança e da emissão zero.

Sob esse ambiente de empolgação, a estratégia, por incentivo do diretor Miguel Jorge, foi anunciar imediatamente o acontecimento histórico. E a Volkswagen designou Ronaldo Berg para a apresentação técnica e para anunciar que o automóvel VW Gol, ao comemorar dez anos seguidos de liderança em vendas, tornava-se o primeiro automóvel brasileiro a receber o sistema de injeção eletrônica do mercado brasileiro.

Conheci Ronaldo Berg, administrador de empresas com 55 anos de experiência na indústria automobilística, 30 dos quais à Volkswagen, nos preparativos para este evento e por suas atuações nas áreas de assistência técnica e competições, passei a admirar suas virtudes.

A apresentação à imprensa foi realizada no Hotel Sheraton, do Rio de Janeiro e reuniu jornalistas de todo o Brasil, contando com o trabalho técnico desempenhado por Ronaldo Berg; pela Engenharia, comandada por Joel e Domingo Tello, responsáveis pelo test-drive dos carros no antigo Autódromo do Rio de Janeiro e por Júlio Carvalho, da área de Programas de Relações Públicas.

Ronaldo Berg atraiu as atenções dos jornalistas na apresentação técnica do Gol GTi com o relato do desempenho do Gol na área de competições e os vários títulos conquistados desde o seu lançamento, em 1981, inclusive o de campeão de rali em sete estados brasileiros.

A robustez, a tradicional fácil manutenção mecânica VW, seu excelente desempenho e principalmente valor de revenda foram outros aspectos salientados por Ronaldo, com destaque mais importante para o conjunto de desempenho, economia e redução de emissões proporcionados pela nova tecnologia do sistema de injeção eletrônica de combustível, que os jornalistas puderam reconhecer no test-drive realizado.

Com esse evento, o Gol GTi conquistou para a Autolatina o título de Carro do Ano de 1990 como primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica do País.


Outra vitória alcançada por essa equipe foi que ao regressarmos a São Paulo, além dos cumprimentos pelo êxito do programa, Miguel Jorge anunciou: "Agora, precisamos trabalhar para lançar o Santana como o primeiro automóvel de luxo do mercado brasileiro, com o mesmo sistema eletrônico", o que aconteceu logo em seguida, sob o comando da mesma equipe.

Além dos 30 anos dedicados à Volkswagen, Ronaldo Berg também atuou "emprestado" para a Audi AG (matriz) como gerente de pós-venda para a América do Sul com a missão de coordenar as atividades de todos os importadores que no Brasil foi a Senna Import. Acrescentou ainda à sua carreira 8 anos como gerente de Engenharia e Serviços, com responsabilidade por toda a rede Chevrolet no Brasil.

Sua carreira profissional inclui ainda a gerência técnica da Kia Motors do Brasil, como gerente nacional de Assistência Técnica; Peugeot - Citroën do Brasil (Grupo PSA), como gerente do Departamento de Competições, Harley Davidson do Brasil como representante junto às Concessionárias Harley no Brasil e por último, serviços de assessoria na área do pós-vendas na concessionária VW e Audi Caraigá Veículos nas áreas do pós-vendas e qualidade do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Citroën surpreende com preço do Basalt 2025

A partir de R$ 89.990,00 é possível comprar uma das versões do SUV Coupe Texto:  Sérgio Dias Fotos: Divulgação A Citroën fez a estreia no me...