31 de março de 2022

Se todos fossem como o Volvo XC40 Recharge




Modelo elétrico tem autonomia de até 418 quilômetros com uma única carga

Iniciando essa matéria sobre o elétrico Volvo XC40 Recharge, modelo que tem preço a partir de R$ 399.950,00 que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar, veio o trecho de uma música composta por Vinicius de Moraes e Antonio Carlos Jobim que diz assim: “se todos fossem no mundo iguais a você”.


É esse o sentimento que se tem após andar por sete dias com o modelo que contempla design, tecnologia, segurança, potência e compromisso com o futuro. Aliás, com o presente, afinal veículos 100% elétricos são uma realidade no Brasil, mesmo que ainda para uma mínima parcela da população. Um bom exemplo disso é que, durante todo o ano de 2021 avaliamos apenas um modelo com essa característica e, até março de 2022, o Volvo XC40 Recharge já foi o terceiro.

Mas, voltando ao Volvo XC40 Recharge, trata-se de um SUV plug-in elétrico que pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox espalhados por diversos locais e cidades – muitos clientes optam por instalar em casa. Combinados, a potência dos dois motores elétricos P8 AWD - All Wheel Drive geram 408 cavalos de potência e 660 N.m de torque. Potência de sobra.


Tudo isso, aliado aos equipamentos e tecnologias utilizados na fabricação do veículo permitem uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador de 180km/h, que a marca sueca adotou como regra global recentemente.

Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece uma autonomia de aproximadamente 400 quilômetros com uma única carga. Essa autonomia pode sofrer uma variação de acordo com a forma de condução do SUV. Uma boa notícia é que, com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

Relacionado com a potência e a recarga do modelo, um dos destaques está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.


Na dianteira do XC40 Recharge, no local onde estariam as grades de entrada de ar ao motor foi incluído um painel com o logo da Volvo Cars e que remetem à originalidade do modelo. Por dentro, o SUV conta com revestimento dos bancos em microtech, que faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.

Na parte externa o destaque fica para a inscrição Recharge, nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas também agregam ao visual do carro, além de trazer o sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

A retirada do motor também proporcionou mais espaço para bagagem, pois o SUV ganha um porta-malas frontal, além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free – aquele esquema de passar o pé por baixo do para-choque.

No interior, soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.


Atenção! Atenção! Atenção! Um detalhe bem legal, mas que pode deixar você perdido na hora de ligar o Volvo XC40 Recharge. O modelo não tem botão de partida e é ligado quando o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

O Volvo XC40 Recharge conta com as mais avançadas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O SUV vem também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com autodirecionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED.

Além disso, o sistema permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.


O SUV conta com o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. Ele repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável. Para dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem, os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada.

Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...