13 de novembro de 2022

F1 usado por Robert Kubica está na exposição “50 anos de GP no Brasil”




Modelo foi usado na temporada de 2010 e pertence ao acervo da Renault do Brasil

A Renault está presente na exposição “50 anos de GP no Brasil”, com o R30, carro que foi usado em 2010 pela escuderia da Renault na Fórmula 1 à época e que faz parte do acervo histórico da Renault do Brasil. 

O veículo, que foi pilotado por Robert Kubica e Vitaly Petrov, é uma das atrações da mostra, que também reúne mais de 200 itens da competição, como fotos, macacões, capacetes e carros, proporcionando aos visitantes um tour na linha do tempo da competição no país.

A Renault também conta a sua história na F1 em outros itens expostos, como em capacetes de pilotos de equipes que usaram a motorização da marca nas competições, caso do capacete do bicampeão mundial Fernando Alonso, com a Renault F1 Team, em 2005 e 2006.

Renault R30

O Renault R30 foi apresentado em 31 de janeiro de 2010 como carro da escuderia da Renault na Fórmula 1. O veículo foi projetado para ser um carro competitivo, sólido e confiável, ele foi resultado de um programa agressivo de desenvolvimento. O modelo foi pilotado por Robert Kubica e Vitaly Petrov.

O visual do R30 apresenta as cores amarelo e preto – as cores emblemáticas fazem lembrar dos antigos modelos utilizados pela equipe na primeira passagem pela Fórmula 1 entre 1977 e 1985. Os detalhes em vermelho se devem à petrolífera Total, fornecedora de fluidos para a equipe.

O veículo foi concebido com que havia de mais moderno em termos de tecnologia da época. Sua tecnologia que mescla alumínio e fibra de carbono foi projetada para formar um conjunto com o mínimo de peso e o máximo em aerodinâmica, o que resultou num veículo de pouco mais de 600 quilos, distribuídos em 5,05 metros de comprimento.

O R30 é equipado com motor 2.4l, de oito cilindros em V (em 90º), capaz de trabalhar em regimes acima de 19 mil rotações por minuto (RPM), e câmbio semi-automático de sete velocidades. Os freios, usam discos de carbono que suportam temperaturas superiores à 1.000ºC.

O modelo R30 apresentou melhorias e um bom número de inovações à época. A arquitetura do chassi também foi revista, visto o início da proibição do reabastecimento que exigiu um tanque de maior capacidade.

Serviço

50 anos de GP no Brasil – a exposição

Onde: Oca do Parque Ibirapuera

Quando: até 22 de novembro

Ingressos e horários: https://expo50anosgp.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Omoda 5 EV vai ampliar a oferta de veículos eletrificados no Brasil

Modelo terá versões elétrica e híbrida, com preço na faixa do Toyota Corolla Cross Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Um modelo inédito ...