31 de dezembro de 2022

Honda une beleza e economia na linha City Sedan




Modelo é equipado com motor flex aspirado 1.5 litro com 126 cavalos e câmbio CVT

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

Não tem jeito: o que determina se um veículo permanece no mercado são as suas vendas. E nesse sentido o Honda City Sedan, modelo que o Blog Alpha Lazer teve a oportunidade de conhecer e avaliar nessa semana, vem se saindo muito bem.


O City Sedan passou por grandes mudanças em seu design na linha 2023 com dois importantes desafios. O primeiro é o de seguir atendendo o seu público desde o seu lançamento no Brasil em 2010 e o segundo, talvez o mais difícil, atender os órfãos do Civic, que assim como o Fit teve a sua fabricação descontinuada no País.

E será que conseguiu? Para fatos e vendas não há argumentos. Se nos anos de 2019 e 2020 o modelo sequer figurava entre os dez mais vendidos do seu segmento, em 2021 ele fechou o ano na décima posição e em 2022 deu um salto para a quinta posição, atrás apenas dos Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Volkswagen Voyage e Hyundai HB20S – e bem a frente do seu concorrente principal, o Toyota Yaris.


Em sua quinta geração o Honda City Sedan é oferecido nas versões EX de entrada, a intermediária EXL, e topo Touring. Todas são equipadas com o motor flex aspirado 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com potência máxima de 126 cavalos independente do combustível. O câmbio CVT também é comum para todas as versões. Conhecido do público brasileiro, ele segue com simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante.

De acordo com o PBE – Programa Brasileiro de Etiquetagem, o Honda City Sedan tem classificação A, rodando na cidade de 9,2 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina e na estrada de 10,5 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina.

Numa viagem com o modelo, partindo cidade de São Paulo/SP até a cidade de Joinville/SC, foi possível constatar que a economia é um dos pontos mais favoráveis da linha Honda City Sedan 2023.


Com carroceria longa, larga e baixa o Honda City Sedan tem faróis e lanternas de LED, com layout de aspecto high-tech. Na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.

As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos estão mais recuados em relação as outras gerações, e fixados na porta, o que resulta em grande melhora no campo de visão.

No interior, todas as versões são equipadas com um painel amplo e fácil visualização das informações. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.

Todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.



A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de oito polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.

Pessoas de elevada estatura viajam confortavelmente no banco traseiro, ainda que, na dianteira, também estejam dois adultos altos. O porta-malas, com volume de 519 litros, está acima da média do segmento.

A linha Honda City é a primeira da marca fabricada no Brasil a contar com o SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca. Baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada na parte central e superior do para-brisa, tem funções de ACC – Controle de cruzeiro adaptativo, CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa, RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista e AHB - Ajuste automático de farol.

Além disso, todas as versões contam outros dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.

O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring.

A paleta de cores é variada: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Chevrolet Montana 2026 consolida presença no segmento de picapes no Brasil

Linha conta com cinco versões, todas equipadas com motor turbo com 141 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias A linha  Ch...