8 de março de 2023

Nissan Kicks ainda não se rendeu ao motor turbo




Linha 2023 do SUV fechou o primeiro bimestre como o quarto modelo mais vendido do seu segmento

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação

Dos quatro modelos que a Nissan comercializa atualmente no Brasil, o Kicks é o mais vendido. Os outros três são o sedã Versa, a picape Frontier e o 100% elétrico LEAF e em breve teremos por aqui a nova linha Sentra.


O Blog Alpha Lazer teve a oportunidade de conhecer e avaliar foi a linha 2023 do SUV, que é oferecida nas versões de entrada 1.6 Active CVT; intermediárias 1.6 Sense CVT e 1.6 Advance CVT; e a topo 1.6 Exclusive CVT.

Entre os cinco SUVs compactos mais vendidos no mercado brasileiro, o Nissan Kicks é o único que não tem a opção de motorização turbo. E muito provavelmente se tivéssemos uma versão com o motor TCe - Turbo Control Efficiency 1.3 flex de 170 cavalos de potência, combinado ao câmbio automático CVT XTRONIC, que já equipa versões do Renault Captur e Duster, suas vendas seriam ainda melhores.


Em 2021 o modelo foi o sexto mais vendido no Brasil; com 36.500 unidades emplacadas; em 2022 foi o quinto, com 39 mil unidades emplacadas; e fechou o primeiro bimestre de 2023 na quarta posição, atrás apenas dos Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. Imagine se tivesse uma opção de motorização turbo, similar aos seus principais concorrentes?

Enquanto essa motorização não vem, todas as versões do Nissan Kicks são equipadas com motor de 1.6 litro de 113 cavalos de potência e câmbio CVT.

Desde a linha 2022, o SUV recebeu mudanças no exterior e na cabine, com destaque para o novo logotipo da Nissan NEXT na grade dianteira, tampa do porta-malas, miolo do volante e centro das rodas.


Ao olhar de frente se percebe o para-choque que combina com a ampla grade Double V-motion, itens que são realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano.

Os faróis de Full LED com função DLR, item de série em todas as versões e faróis de neblina de LED garantem melhor alcance e projeção da luz com qualidade, maior durabilidade e baixo consumo de energia. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com LED.

Na traseira, as lanternas, de freio inclusive, também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado para o outro, separadas somente pelo logotipo da Nissan no centro da tampa do porta-malas.

Outras novidades são a antena estilo barbatana de tubarão de série para todas as versões e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive.


Por dentro, destaques para o sistema multimídia com tela de oito polegadas e o sistema de som premium Bose, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista.

O sistema Bose Personal Plus proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance, dois deles são tweeters, e um amplificador digital. O segredo para oferecer essa experiência de som envolvente são os dois alto-falantes Bose UltraNearfield de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista.

Essa experiência de som imersivo (surround 360°) pode ser controlada na tela do sistema multimídia, criando desde um efeito restrito somente à frente até um totalmente envolvente, por todo o interior do habitáculo. O Personal Plus reduz distorções, proporciona graves potentes e entrega um som sem limites.

O Nissan Kicks 2023 conta também pode contar com o sistema multimídia Nissan Connect, com tela de oito polegadas sensível ao toque e com comandos extremamente intuitivos, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio.

Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo.


Para conectar os equipamentos no multimídia ou mesmo carregá-los, traz duas entradas USB, sendo uma delas tipo USB-C. Também conhecido como USB Type-C, trata-se de um padrão de conectores com cabos mais resistentes e que proporcionam maior velocidade na transmissão de dados e no carregamento. As entradas USB-C são compatíveis com as versões USB 3.0 e USB 3.1.

Já o painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível a partir da versão Advance. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança.

No sistema estão informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo. As telas também mostram informações do tacômetro, temperatura externa, áudio e telefone que estiver conectado.

O Nissan Kicks 2023 conta com tecnologias inteligentes de segurança passiva e ativa, como o Safety Shield, que é composto por diferentes tecnologias de segurança que monitoram, protegem e respondem em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. Ele ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).

Estes recursos se somam no Nissan Safety Shield, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) e o Alerta de colisão frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB).

A Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) é composta por quatro câmeras externas instaladas na frente, na traseira e em ambos os retrovisores. Elas reproduzem uma visão periférica de 360 graus. Esta tecnologia auxilia os condutores a estacionar e manobrar de ré com mais facilidade e segurança. Além de detectar objetos em movimento em torno do veículo e emitir alertas visuais e sonoros, oferecendo maior segurança ao condutor.

Prezando o conforto e a praticidade, o modelo conta com chave inteligente presencial (I-Key) e sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave. Isso evita que o motorista tenha que ficar manipulando a chave para entrar ou dar a partida no carro, deixando suas mãos livres.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

25 de maio é comemorado o "Dia do Orgulho Geek"

Celebração global da cultura nerd m arca lançamento de obras ícones como Star Wars, Guerra nas Estrelas e Guia do Mochileiro das Galáxias Em...