19 de maio de 2023

Peugeot aposta nas seis versões do 208 para conquistar mercado




Linha 2023 do modelo pode ser equipada com motores 1.0 ou 1.6, além de transmissões manual ou automática

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

O modelo que conhecemos e avaliamos durante uma semana foi o 208, líder de vendas da Peugeot, uma das marcas que fazem parte da Stellantis, que aqui no Brasil comercializa os modelos da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot, Ram e Abarth.


A Peugeot soube aproveitar fazer parte da Stellantis, excedendo consistentemente as necessidades e expectativas em evolução dos consumidores brasileiros, oferecendo além do 208, os SUVs 2008 e 3008, uma completa linha de veículos comerciais e os 100% elétricos e-208, e-2008 e e-Expert.

Em números, a marca Peugeot foi a 14ª no ranking das que mais venderam em 2020, com apenas 13.467 unidades emplacadas. Em 2021, quando a Stellantis já existia, a Peugeot saltou para a 12ª posição no ranking, mais que dobrando seus emplacamentos com as 29.556.



Em 2022 a Peugeot entrou para o #top10 das marcas com carros mais vendidos no ano, alcançando a 10ª posição com 41.656 unidades emplacadas, média mensal de 3.471 unidades. Vamos aguardar esse ano, que inclusive tem registrado carta das associações de concessionários de Citroën e Peugeot notificando a Stellantis sobre a falta de peças e problemas sobre a qualidade dos veículos.

Sobre a linha 208 2023, que é oferecida em seis versões a de entrada Like 1.0 MT; as intermediárias Style 1.0 MT, Active 1.6 AT, Allure 1.6 AT e Roadtrip 1.6 AT; e a topo Griffe 1.6 AT. Também tem a versão 100% elétrica e-208.

As versões Active, Allure Roadtrip e Griffe são equipadas com motor 1.6 com 120 cavalos de potência transmissão automática de seis velocidades. Já as versões Like e Style são equipadas com motor 1.0 com 75 cavalos de potência e transmissão manual de cinco velocidades.




A linha Peugeot 208 conta com para-choque dianteiro composto por uma linha única e uma ampla grade, que ostenta o logotipo ao centro. Já o nome do modelo está posicionado na extremidade frontal do capô e a iluminação dos faróis é em full LED.

A traseira é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas, dotadas de elementos luminosos na forma de três “garras”, em harmonia com o estilo frontal.

O modelo conta com o Peugeot i-Cockpit 3D, que adiciona o primeiro cluster em três dimensões, complementada pelo volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de sete polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.

O novo cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque, mais à frente do visor principal.





As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos, além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos.

Há ainda a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro. O modelo também conta com inovações tecnológicas de assistência à direção, segurança e comodidade do Peugeot Driver Assist.

A versão de entrada Like 1.0 MT vem de série com itens bastante valorizados pelo consumidor, com destaque para a Central Multimídia Peugeot Connect 10,3” com conexão Wireless de Android Auto e Apple Car Play, que entrega entretenimento de forma intuitiva e com muita modernidade, para tornar a experiência a bordo ainda mais completa e cômoda, luzes diurnas em LED no formato de “Dente de Sabre”, vidros e retrovisores elétricos, entradas USB, airbags e controle de estabilidade e tração, entre outros.

E a intermediária 208 Style 1.0 MT conta com a grade exclusiva em Dark Chrome, os faróis com detalhes cromados e tecnologia Full LED, e luzes DRL que revelam os “dentes de sabre”. As capas dos retrovisores são em preto brilhante, enquanto as rodas de 16” recebem acabamento escurecido.

Na traseira, o aerofólio em preto brilhante fecha o acabamento Black Diamond e a saída de escapamento com ponteira cromada dão um toque de esportividade, em total equilíbrio com o estilo geral da versão.

O 208 Style ainda agrega teto panorâmico, único no segmento, que amplia o requinte e a sensação de liberdade para quem viaja a bordo, além de bancos com revestimento Style, Wireless Charger para carregamento de smartphone por indução e, para completar, sistema Visiopark 180º, com câmera de ré com projeção, sensores de estacionamento traseiros. A denominação Style é identificada em badges posicionadas no exterior e interior do veículo.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...