29 de julho de 2023

Fiat encanta o consumidor com o design do Fastback




Modelo é um dos mais bonitos do mercado brasileiro e suas versões contam com motorização turbo

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

O modelo avaliado pelo Blog Alpha Lazer na última semana foi o Fiat Fastback, modelo que a fabricante italiana classifica como “SUV Coupé”, é oferecido em quatro versões, tem um design muito bonito e certamente foi um dos principais lançamentos do mercado brasileiro nos últimos anos.


A linha Fastback ganhou esse ano uma nova versão e é oferecida em quatro configurações: a de entrada Turbo 200 Flex AT; as intermediárias Audace Turbo 200 Flex AT e Impetus Turbo 200 Flex AT; e a topo Limited Edition Turbo 270 Flex AT.

Com essas quatro versões o modelo fechou o primeiro semestre com 17,5 mil unidades emplacadas, ou na sétima posição entre os SUVs compactos, atrás dos Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Honda HR-V.


As versões de entrada e intermediárias são equipadas com o motor Turbo 200 Flex, que tem potência de até 130 cavalos, torque de 200 Nm e câmbio CVT. Esse conjunto acelera de 0 a 100km/h em apenas 9,4 segundos e consumo de até 14,6 km/l na estrada.

Já a versão topo vem equipada com motor Turbo 270 Flex com a potência de até 185 cavalos, 270 Nm de torque e câmbio automático de seis velocidades. Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.

A linha Fiat Fastback vem com três modos de direção: Normal, com foco em menor consumo e mais conforto, Manual, para mais versatilidade e Sport, para respostas mais rápidas.


No design, sua dianteira conta com parachoque com entradas aerodinâmicas e grade no formato de colmeia tridimensional em black piano. Os faróis com assinatura são Full LED de série com DRL quando as setas são acionadas. Nas versões Impetus e Limited a pintura é bicolor e as rodas de liga leve possuem um design bem particular diamantado.

A lateral provavelmente seja um dos principais destaques do modelo e conta com silhueta fluida, com a coluna C inclinada e o teto mergulhando em direção à traseira.

Na traseira a tampa do porta-malas tem linha bem fluida, com lanternas em LED, super tecnológicas e flutuantes, no conjunto óptico tridimensional. Seu porta-malas tem 600 litros de capacidade e com os bancos rebaixados, o volume chega a 1.087 litros.

O interior a posição do console central dá grande destaque à central multimídia e deixa todos os comandos em um só lugar ao alcance dos olhos e das mãos.


A posição de direção mais alta transmite total sensação de segurança. Complementando essa ergonomia, os bancos são bem espaçosos, confortáveis e possuem acabamento primoroso, com tecidos suaves ao toque. Estão disponíveis o Mescla Sanchez com embossed, o couro ecológico Preto com embossed e o couro natural Steel Grey com bordado.

Ele é equipado com central multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas, de acordo com a versão. Também vem com o Fiat Connect////Me, a plataforma exclusiva conectada da marca, vinculado à tela maior, além de Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado da marca permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do seu Fastback, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.

O modelo conta ainda com carregador por indução para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico.

A linha Fiat Fastback é equipada com sistemas avançados de assistência à direção com as seguintes funcionalidades: frenagem automática de emergência, que evita colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.

Ele traz também como item de série o freio de mão eletrônico: basta pressionar uma tecla no console central para acioná-lo. A função traz mais uma conveniência: o Auto Hold. Com ela, o Fastback mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, seja em uma subida, um semáforo ou no engarrafamento, trazendo muito mais conforto para o dia a dia do cliente.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Chevrolet Onix Plus não é líder por acaso

Modelo lidera segmento de sedãs compactos e tem versões com motor aspirado e turbo Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Durante a última s...