4 de junho de 2013

Flavia Mielnik expõe na TAG Gallery


A efemeridade arquitetônica da cidade é o tema central da mostra

A TAG Gallery, espaço dedicado à arte dentro da TAG and JUICE, apresenta “Planos Concretos”, exposição individual de Flavia Mielnik. Nas obras da mostra, a artista explora a utilização de espaços da cidade e sua efemeridade, registrando imóveis demolidos, resquícios arquitetônicos, a ação humana sobre a natureza e a ação da natureza sobre as construções feitas pelo homem. Flavia faz isso através de fotografias de espaços nos quais realiza intervenções e também com fotografias de espaços sobre as quais cria interferências. Em cartaz até 20 de julho.

A exposição, por Felipe Arruda

Antes que o Pari faça sombra no Carrão, o Perus esconda o Jaraguá, o Jaçanã se debruce sobre a Penha e São Domingos esprema o Limão; antes que o último a sair já nem precise mais apagar a luz e que remediar não tenha mais serventia, valeria, como faria qualquer paciente, ouvir uma segunda opinião.

É à cidade verticalizada, que faz do espaço tabuleiro e joga o escanteio no horizonte, que os trabalhos de Flavia Mielnik oferecem novas perspectivas. Ao flagrar e intervir nas camadas urbanas, a artista cria ilusões necessárias: planos de fundo e de futuro. O tapume que antes tapava, agora tapeia. Imagens à margem ganham atenção. A ruína que estava à mostra, vira mostra; a obra, obra. Mas só para os olhos de hoje, nessa exposição. Pois, in loco, o ato é um carimbo insinuante, uma tatuagem provisória, um miniconto tingido na metrópole.

Intervir: intrometer-se, estar entre duas partes; tomar partido voluntariamente; tornar-se mediador; interceder; levantar-se em defesa. Se as realidades hipotéticas têm cunho poético, têm também punho político. Mexer na textura, na organização e na leitura do espaço. Trocar a construção pela imaginação civil. É discurso, manifestação. Bandeira individual que, largamente, abraça o coletivo.
As capas de realidade que o trabalho vela e desvela ainda levam além. Convidam-nos, passantes-espectadores-cidadãos, às histórias metidas entre frestas, rachas, cômodos e níveis, antes invisíveis. Abrem vãos e portais para memórias esquartejadas, sobrepostas, semi-silenciadas. Recontam tramas por metáforas arquitetônicas.

Assim, antes que nos esqueçamos da cara da rua, dos furos no muro, do parentesco entre a jarra, o barro e o tijolo; antes que deixemos de narrar os micro-acontecimentos do nosso entorno e que não escoremos mais os ombros na tinta lascada de uma casa antiga, esses trabalhos nos contratam como testemunhas de um enredo afetivo, compartilhado, do qual, então, lembramos fazer parte.

Flavia Mielnik

Nascida em São Paulo, em 1982, é Licenciada em Educação Artística pela Fundação Armando Alvares Penteado de São Paulo e pós-graduada em Arte Investigação e Criação pela Universidade Complutense de Madri. Em São Paulo, participa do grupo de estudos Fidalga, com Sandra Cinto e Albano Alfonso, e do programa de Residência Artística “Obras em Construção”, na Casa das Caldeiras. Desde 2005, Flavia participou de diversas exposições coletivas, tanto em São Paulo como no exterior, destacando a VI Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2005), a exposição “Tripé Urbano” no SESC Pompéia (2006), e “De la oscuridad viene la Luz” no Centro Cultural Galileo de Madrid (2012). Em 2008, ganhou o prêmio Injuve de Arte Joven, exposto no Círculo de Bellas Artes de Madrid, em distintos Centros Culturais da Espanha e da América Latina.

Serviço

Flavia Mielnik @ TAG Gallery
Em cartaz até 20 de julho
Rua Gonçalo Afonso, 99, Vila Madalena – São Paulo
contato@tagandjuice.com.br
http://tagandjuice.com.br/
Telefone: 2362-6888/ 2368-9361
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h
Entrada gratuita/ Livre 

Cia. Ballet para Cegos Fernanda Bianchini se apresenta na Virada Sustentável


Apresentação será gratuita no anfiteatro do Parque Villa Lobos, às 15h

A Associação de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini, única companhia profissional de ballet para cegos do mundo, se apresentará gratuitamente na Virada Sustentável, no sábado, dia 08/06, às 15h no anfiteatro “Arena”, no parque Villa Lobos.

A apresentação terá cerca de 15 bailarinos, com e sem deficiência visual, que, em cerca de 40 minutos, apresentarão um “divertissiment”, que inclui os estilos clássico, sapateado e musical.

“Não poderíamos deixar de participar de um evento como este, que reforça a conscientização das pessoas e da sociedade sobre vários temas importantes”, diz Fernanda Bianchini, diretora da Cia. de Ballet. “Ficamos felizes em podermos mostrar ao público nossa arte e deixar claro que a deficiência visual não é um limitador quando se tem determinação”, completa.

A associação acumula importantes participações como na cerimônia de encerramento das paralimpíadas de Londres o ano passado, na Reatech e em eventos da prefeitura de São Paulo, por exemplo.

A Virada Sustentável, que acontece de 6 a 9 de junho, é uma grande campanha de educação para a Sustentabilidade com mais de 620 atrações ligadas a arte e cultura, todas gratuitas em mais de 100 pontos da cidade.
  
Cia. ballet para cegos Fernanda Bianchini

 A Associação Ballet de Cegos Fernanda Bianchini, única companhia profissional de ballet para cegos do mundo, existe há 18 anos. Tem como objetivo principal a integração social de deficientes visuais, de baixa renda, através da dança, principalmente do Ballet Clássico.

A entidade é mantida pelo belo trabalho voluntário realizado pela fisioterapeuta Fernanda Bianchini cujo lema é: aprender a ver a dança com o coração. “É um método pioneiro que permite ao deficiente visual aprender dançar ballet de forma graciosa como qualquer outro bailarino. O aprendizado se inicia no toque, o passo é ensinado a cada aluno pelo contato” explica Fernanda.

Inclusão e acessibilidade. Estas são as palavras que diferenciam o ballet: a maioria dos bailarinos é deficiente visual e uma pequena porcentagem com outros tipos de deficiências. Outros poucos bailarinos estão na “inclusão às avessas”, no qual pessoas com nenhuma deficiência participam e interagem. Cerca de 60 bailarinos portadores de deficiência visual são atendidos e mais de 300 bailarinos formados.

Nestes anos ganhou reconhecimento nacional e internacional. Por enquanto, são mais de 100 prêmios em competições e festivais e duas apresentações no exterior. A recente atuação foi no encerramento das paralimpíadas de Londres.

Além da magnitude do projeto, o que chama atenção é o fato da associação ter professores também deficientes visuais. “É uma prova de que não há limites para quem se dedica e acredita”, afirma Fernanda Bianchini. “É maravilhoso ver a alegria de nossos bailarinos em sentirem que podem fazer algo único e especial, superando todos os limites que a sociedade normalmente impõe aos deficientes”, completa.

A Cia. sobrevive das apresentações e arrecadação de recursos junto às empresas e parceiros.
  
Serviço
  
Entrada gratuita
Dia 08/06
Às 15h
Local: Anfiteatro/Arena - Parque Villa Lobos- Av. Prof Fonseca Rodrigues 2001 – Alto de Pinheiros – SP

Hope prepara lançamentos da Gisele Bündchen Intimates


Linha de produtos tem numeração diferenciada para tamanhos das costas e do busto

Único evento do Brasil especializado em moda íntima, praia e fitness, o Salão Moda Brasil acontece entre os dias 16 e 18 de junho trazendo as novidades dos principais nomes dos setores. Entre elas está a Hope, que prepara lançamentos tanto para sua linha de produtos quanto para a grife que leva o nome da maior top do país – a Gisele Bündchen Intimates.

“A grande novidade na coleção de Gisele é a numeração diferenciada para tamanhos das costas e do busto”, afirmou Gaita Melloque, gerente de produto da marca. “Já tínhamos essa numeração em outros produtos, mas na linha da Gisele foi uma exigência das consumidoras”, ressaltou. Na cartela de cores tons esverdeados e o rosa, já na estamparia reina a padronagem de píton.

Já a Hope investiu em tons bem intensos, principalmente para os modelos confeccionados em renda. A tecnologia se faz presente na linha Layers, com peças modeladoras mais finas que podem ser usadas juntamente. “É uma microfibra fina com elastano em tecidos cortados a fio em tons de preto, nude e serena – um lilás que não aparece sob a roupa”, comentou Gaita. A marca também irá apresentar novos sutiãs de efeito push up com bojo que ganharam um tecido colado por dentro, que confere volume e se molda ao formato do seio.

Serviço
Salão Moda Brasil 
16 a 18 de junho, das 12 às 20 horas. 

Expo Center Norte
Informações - www.salaomodabrasil.com.br

Choque Cultural inaugura primeira exposição individual de Tec no Brasil


Artista argentino exibe pintura sobre um Fusca 67 e telas em grandes formatos

Será inaugurada no dia 11 de junho, às 19h,a exposição “Como conseguir tintas”, deTec, na Galeria Choque Cultural, na Vila Madalena. A mostra apresenta pinturas sobre um automóvel e telas, além de registros fotográficos de intervenções que o artista desenvolveu em ruas de São Paulo. Essa é a primeira exposição individual em solo brasileiro de Tec, que integrou a coletiva “De dentro e de fora”, realizada em 2011 no MASP.

Com lugar de destaque no stand da Choque Cultural em sua participação na feira argentina de arte ArteBA, que acontece no final do mês de maio, Tec exibe na sede da galeria telas de grandes dimensões, sendo três delas inéditas, além de pintura feita à mão sobre um Fusca 67. A utilização do automóvel, um dos símbolos de São Paulo, onde reside há pouco mais de um ano, é fruto da influência dos elementos deste cotidiano em seu trabalho.

Em ambos os suportes as pinturas apresentam as principais características do universo artístico de Tec: o realismo mágico e o equilíbrio entre o humor e a tragédia humana. Exilado político com apenas um ano, seus traços revelam flagelos figurados corporalmente. “O exílio é um flagelo da alma”, afirma Tec.

Além das pinturas, “Como conseguir tintas” contará ainda com fotografias de intervenções urbanas feitas por Tec sobre o asfalto de suas do bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo: o “Ratão” e a “Lagartixa”.

Sua primeira exposição solo no Brasil é um convite a conhecer mais a fundo as suas criações, que tem como alicerce principal o desenho. Foi partindo desses traços que Tec, em meio à crise econômica enfrentada por seu país de origem na última década, migrou para o muralismo de rua. Em sua atual fase de produção, o artista argentino mantém constante diálogo com a arte urbana, tanto em forma quanto em conceito.

Tec

O artista argentino é responsável pelas últimas intervenções feitas nas ruas da Pompéia, em São Paulo, como “Ratão” e “Lagartixa”. Nascido em Córdoba, Argentina, foi influenciado pela cultura urbana, graffiti, viagens e bandas de rock. Também estudou desenho gráfico na Universidad de Buenos Aires e complementou seus estudos com fotografia, serigrafia, animação e vídeo, além de juntar-se ao coletivo FASE. Tec tem como base de seu trabalho o desenho, mas após a crise econômica de 2001, na Argentina, passa a trabalhar com muralismo de rua. Foi um dos artistas da exposição coletiva “De dentro e de fora”, realizada no MASP, que trouxe artistas internacionais ao Brasil.

 Serviço

“Como conseguir tintas”, por Tec @ Galeria Choque Cultural
Abertura: 11 de junho às 19h
Período expositivo: 12 de junho a 31 de julho
Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo
Telefone (11) 3061-2365
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados das 13h às 18h
Grátis/ Livre

Ateliê Fabiola & Liana lança macarons decorados


Ideia  torna o doce ainda mais elegante

O Ateliê Fabiola & Liana, especializado em bolos e doces decorados, está lançando uma nova versão de macarons, que ficam ainda mais elegantes. A decoração aplicada sobre o doce francês oferece opções decorativas de arabescos, mini florzinhas, petit poas, entre outras. Os sabores disponíveis são: frutas vermelhas, pistache, nozes, brigadeiro, ganache de chocolate meio amargo, brigadeiro branco, maracujá e limão. R$ 4, a unidade.

Fabiola Toschi, formada e pós graduada em Marketing, é reconhecidamente uma das cake designer mais requisitadas do Brasil. Ela fundou seu ateliê especializado em doces e bolos decorados há nove anos, depois de descobrir o imenso prazer que lhe dava trabalhar com pasta americana. Liana Rangel, jornalista pós graduada em marketing, entrou para a sociedade há três anos adicionando sua competência e bom gosto ao negócio. Hoje, Liana é diretora artística da marca, sendo responsável pela área de novos produtos, administração e atendimento.

Onde encontrar

Ateliê Fabiola & Liana: Rua Minerva, 341, Perdizes, São Paulo, SP. www.fabiolaeliana.com.br

Frida Gustavsson vira porta-voz da Maybelline NY


Modelo sueca se junts ao time de estrelas

Maybelline NY anunciou a modelo sueca Frida Gustavsson como a nova porta-voz da marca. Ela se junta ao time de porta-vozes que inclui Christy Turlington, Julia Stegner, Erin Wasson, Kemp Muhl, Shu-Pei Qin, Emily DiDonato,  Jessica White e Charlotte Free.

“Além de sua excepcional carreira nas passarelas, Frida tem uma beleza radiante e uma energia positiva inspiradoras. Sua personalidade otimista e calorosa tem tudo a ver com o espírito de Maybelline New York”, elogia  Damien Bertrand, Presidente Global da marca.

“A mulher Maybelline New York é forte e confiante, adoro essa atitude. Fico honrada e lisonjeada em representar uma marca tão icônica” conta Frida. “

Natural de Estocolmo, Suécia, Frida foi descoberta por uma agência de modelos enquanto fazia compras, em 2008. Ela assinou com a IMG em 2009, e abriu o desfile de Valentino Haute Couture em Paris no mesmo ano. Seu impressionante debut foi um divisor de águas em sua carreira, pois possibilitou que ela trabalhasse com os principais estilistas como  Marc Jacobs, Calvin Klein, Chanel, Prada, Fendi, Louis Vuitton, Christian Dior, Michael Kors, Oscar de la Renta, Carolina Herrera, Ralph Lauren,  Viktor and Rolf, Alexander McQueen e Giorgio Armani.

Uma das modelos mais fotografadas dentro e for a das passarelas, Frida já trabalhou com nomes como Patrick Demarchelier, Annie Leibovitz, Camilla Akrans e Norman Jean Roy. Ela pode ser vista regularmente nas páginas das principais revistas - Vogue, Elle, W, Allure, Interview, Self Service e Pop -, além de estrelar campanhas para Prada, Jill Stuart, Anna Sui, Mulberry, Paul & Joe, Roberto Cavali,  H&M, Max Mara, Valentino, entre outras.

Frida poderá ser vista em campanhas impressas e de TV de Maybelline New York no fim de 2013.

São Paulo prorroga campanha de vacinação contra gripe até 15 de junho


Desde o início campanha, 8,1 milhões já foram vacinadas no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho. De acordo com balanço da pasta, baseado nos dados informados pelos municípios paulistas, desde o início da campanha até esta segunda-feira, dia 3 de junho, 8,1 milhões de pessoas já foram vacinadas em todo o Estado.

A cobertura vacinal é menor entre as gestantes, com 356,7 mil doses aplicadas, o que significa 77,93% da meta para este grupo. Pacientes com doenças crônicas também devem procurar um posto de vacinação mais próximo para serem imunizados contra a gripe. Desde o início da campanha, 1,9 milhão de doentes crônicos receberam a vacina.

Entre os demais públicos-alvo da campanha, já foram vacinados, em todo o Estado de São Paulo, 4 milhões idosos com 60 anos ou mais; 808,1 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade; 883,8 mil trabalhadores da saúde; 80,8 mil puérpuras e 5,5 mil indígenas.

A Secretaria alerta também que as crianças paulistas entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deve ser aplicada 21 dias após a primeira aplicação. A medida vale para crianças que participaram pela primeira vez da campanha de imunização neste ano ou que receberam apenas uma dose no ano passado.

Distribuição de antiviral

Além da prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo distribuiu cerca de 2 milhões de doses do antiviral Oseltamivir (popularmente conhecido como Tamiflu®) para os municípios paulistas. A ação faz parte do combate às síndromes virais graves, que se intensificam nessa época do ano, como a gripe influenza A (H1N1). O abastecimento do medicamento é destinado aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e poderá ser prescrito pelo médico responsável pelo atendimento nas unidades de saúde de cada município.

A distribuição do medicamento ocorre em versões adulta e infantil e são suficientes para prescrever 200 mil tratamentos. O objetivo é facilitar o acesso e uso adequado do medicamento. De acordo com a Divisão de Doenças Respiratórias da secretaria, a recomendação à população é que procure o serviço de saúde mais próximo sempre que a síndrome viral caracterizar-se por um quadro de febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça.

Para que o Oseltamivir tenha o efeito desejado, a recomendação é de que seja prescrito em até 48 horas após o início dos sintomas da gripe aguda. A droga diminui a carga viral no paciente, diminui a duração dos sintomas, melhora o prognóstico da doença e impacta diretamente na diminuição no número de casos de óbitos, principalmente, em pacientes portadores de comorbidades.

Meta atingida

Ao longo da campanha a Secretaria de Estado da Saúde tinha como principal meta imunizar pelo menos 80% do total de 8,7 milhões de pessoas entre idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do Estado, o que corresponde a cerca de 7 milhões de paulistas. Ao longo da campanha, já foram vacinados 8,1 milhões de pessoas que integram esses grupos prioritários.

A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 17.

“Apesar da campanha ter sido prorrogada, é muito importante que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora. Isso porque o poder de imunização da vacina só está completo quinze dias após a vacinação. Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

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