31 de agosto de 2010

Arte e Tecnologia comemoram 50 anos de história no Salão Cultural e na Sala Annie Alvares Penteado

História, interatividade e inovação. É nesse contexto que o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) completa seu cinquentenário. A comemoração tem início em 14 de setembro, quando o Salão Cultural e a Sala Annie Alvares Penteado recebem duas grandes exposições: a multimídia "Tékhne", que revisita as principais mostras de arte tecnológica realizadas pelo MAB-FAAP e apresenta obras inéditas de renomados artistas da contemporaneidade; e "Memórias Reveladas", que resgata por meio de recursos visuais o processo de construção da faculdade de artes plásticas, além de homenagear os grandes artistas que contribuíram para sua consolidação. Holografias das principais peças encenadas pelos artistas no Teatro FAAP integram a exposição.

A concepção das exposições teve início há um ano e meio, quando a FAAP deu início à criação do Centro de Memória da instituição, sendo Denise Mattar a coordenadora do trabalho de pesquisa dentro e fora da Fundação. Foram coletadas fotos, documentos, cartas, fichas de professores, de alunos, de exposições e peças de teatro que resultou na publicação de três livros que complementam as comemorações: Arte Brasileira: 50 exposições do MAB-FAAP, com textos das críticas de arte Angélica Moraes e Fernanda Lopes, e da curadora; Teatro FAAP - A História em Cena, escrito pelo crítico de teatro Valmir Santos; e Memórias Reveladas - A atuação cultural da FAAP, que traz a cronologia da construção do Museu de Arte Brasileira, o convênio estabelecido com o MASP, na década de 1950, a transformação da Escola de Artes em Faculdade de Artes Plásticas, nos anos 1970, e os principais acontecimentos que atribuíram à FAAP o reconhecimento na formação de jovens artistas.
Exposições "Memórias Reveladas" e "Tékhne"

ENTRADA FRANCA

Período de visitação:Tékhne: de 14/09 a 14/11
Memórias Reveladas: de 14/09 a 12/12
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00
sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00
Local: Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...