Pular para o conteúdo principal

Instituto Butantan promove férias científica e divertida para esse mês de julho

Foto por: Camila Carvalho
O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, está com uma programação especial para as férias de julho. As atividades começam nesta terça-feira, dia 14 de julho, e vão até o dia 26.

Os visitantes descobrirão o mundo invisível dos micróbios, guiados pela história da personagem Sofia, uma menina que diminui de tamanho para conhecer os microrganismos. A atividade acontece no Museu de Microbiologia do Instituto, das 10h30 às 12h.

Uma divertida batalha científica será travada no Museu Histórico, com jogos de quebra-cabeças, da memória e muitos outros que abordam história e ciência de maneira lúdica. Ao longo do passeio, o público será convidado a participar também de uma caça ao pesquisador e os participantes poderão criar novas histórias para o Instituto e seus personagens.

No Museu Biológico, os visitantes terão a oportunidade de interagir ainda mais com o acervo do Butantan, na atração Museu InterAtivo. Eles poderão conferir de perto materiais biológicos, réplicas de animais peçonhentos brasileiros e ainda aprender sobre a sua identificação, acidentes e curiosidades.

Nos dias 19 e 26, serão oferecidas caminhadas históricas pelo parque do Instituto e atividades no horto Oswaldo Cruz.

A programação é voltada para toda a família. O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste de São Paulo. A entrada para os três museus é única e custa R$ 6. Estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Os museus funcionam das 9h às 16h45. 

Confira a programação completa das atividades de férias do Butantan:

*  Museu Biológico
Museu InterAtivo 
O tema abordado são os animais peçonhentos brasileiros, sua identificação, acidentes, prevenção e curiosidades.
Faixa etária: livre (crianças menores de 9 anos devem estar acompanhadas por um responsável)
Sessões: 14, 16, 22 e 24 de julho, das 14h às 16h30
Deve-se retirar ingresso na bilheteria.

Oficina de Origamis 
A oficina estimula a criatividade e a coordenação motora dos participantes, usando como tema os animais estudados no Instituto Butantan, como serpentes, sapos e escorpiões. 
Faixa etária: livre (crianças menores de 9 anos devem estar acompanhadas por um responsável)
Sessões: 15, 21 e 23 de julho, das 9h30 às 11h
Deve-se fazer inscrição e retirar ingresso na bilheteria.

Montando Artrópodes 
As crianças serão convidadas a montar modelos ampliados de pelúcia de aranha, besouro, barata e lacraia. 
Faixa etária: crianças de 6 a 10 anos (menores de 9 anos devem estar acompanhadas por um responsável)
Sessões: 17 de julho, das 9h30 às 11h
Deve-se retirar ingresso na bilheteria.

*  Museu de Microbiologia
A Descoberta de Sofia no mundo invisível dos micróbios
A criança será estimulada a interagir, tornando-se parte integral da história, conhecendo de maneira lúdica o mundo invisível dos micróbios.
Faixa etária: crianças de 3 a 6 anos (acompanhadas por um responsável)
Sessões: 14, 16, 22 e 24 de julho, das 10h30 às 12h
15 vagas por sessão
Deve-se fazer inscrição e retirar ingresso na bilheteria.

A descoberta de Carlos Chagas: do campo ao laboratório 
Os participantes serão convidados a colaborar no processo de construção do conhecimento científico, por meio de métodos investigativos, ao serem levados a percorrer seis diferentes espaços do Instituto.
Faixa etária: livre (crianças menores de 9 anos devem estar acompanhadas por um responsável)
Sessões: 15, 17, 21 e 23 de julho, das 14h às 16h
20 vagas por sessão
Deve-se fazer inscrição e retirar ingresso na bilheteria.

*  Museu Histórico
Caça ao Pesquisador
Atividade interativa e intuitiva na qual o visitante, por meio de pistas escondidas no Museu Histórico, irá descobrir sobre o trabalho dos pesquisadores e cientistas do Instituto Butantan. 
Faixa etária: livre (menores de 9 anos devem estar acompanhados por um responsável)
Sessões: 18 e 25 de julho, das 14h às 15h00 
15 vagas por sessão
Deve-se retirar ingresso na bilheteria

Jogos 
Quebra-cabeças, batalha científica e jogo da memória são alguns dos jogos que os visitantes poderão experimentar no Museu Histórico.
Faixa etária: livre (menores de 9 anos devem estar acompanhados por um responsável)
Sessões: 14 a 17 e 21 a 24 de julho (terça a sexta), das 9h30 às 11h
Deve-se retirar ingresso na bilheteria.

Vestindo-se de cientista
A atividade propõe que o participante se fantasie de cientista, usando roupas e outros elementos usados por pesquisadores do Butantan em suas diferentes atividades.
Faixa etária: livre (menores de 9 anos devem estar acompanhados por um responsável)
Sessões: 14 a 17 e 21 a 24 de julho (terça a sexta), das 14h às 16h30
Deve-se retirar ingresso na bilheteria.

*  Parque do Instituto Butantan
Caminhada Histórica
A atividade propõe a apresentação e discussão da história do Instituto Butantan a partir do espaço edificado, tomando sua arquitetura como fonte histórica que permite observar a trajetória institucional.
Faixa etária: livre (menores de 9 anos devem estar acompanhados por um responsável)
Sessões: 19 e 26 de julho, das 14h às 15h30 
30 vagas por sessão.
* Em caso de garoa, haverá capas disponíveis. Em caso de chuva, a atividade será cancelada.

*  Horto Oswaldo Cruz
Metamorfose das Borboletas 
A atividade permite que as crianças conheçam e explorem o ciclo de vida das borboletas e mariposas. Serão abordadas características gerais do processo da metamorfose e da vida desses seres.
Faixa etária: crianças de 4 a 6 anos (acompanhadas por um responsável)
Sessões: 18, 19, 25 e 26 de julho, das 10h30 às 12h
20 vagas por sessão
Deve-se fazer inscrição.

Mais informações: www.butantan.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Talentos do "School of Rock" participam da São Paulo Oktoberfest 2019

Clássicos do rock agitam agitam a lineup do evento
A terceira edição da São Paulo Oktoberfest anunciou a School of Rock como parceira do evento. Uma parte da música da festa será levada pela escola. O palco Rock será equipado com instrumentos fornecidos pela rede e o lineup contará com nove bandas formadas por alunos School of Rock de 12 a 17 anos e o repertório, é claro, será composto por clássicos do rock nacional e internacional. 

“Esta parceria compartilha um dos conceitos prioritários da São Paulo Oktoberfest, que é o de valorizar o jovem talento por meio de iniciativas que promovam a participação dos estudantes não só como público visitante ou expectador, mas como como verdadeiros atuantes neste evento de grande visibilidade para todo o Brasil”, afirma embaixador da São Paulo Oktoberfest, Walter Cavalheiro Filho. 

Primeira parte da sétima e última aventura da série Harry Potter ganha novos pôrteres

Um dos filmes mais aguardados do ano, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, ganha novos pôsteres de divulgação. O clima sombrio da épica batalha final entre as forças do bem e do mal é evidenciado nas duas séries especiais de imagens “caught” e “action”.

As frases “Não confie em ninguém” e “Nenhum lugar é seguro” acompanham Harry, Hermione e Ron nas artes. Na série “action” os heróis aparecem isolados em cada um dos pôsteres, machucados e prontos para a batalha em pontos distintos da cidade. Na arte “caught”, Hermione aparece com Harry na primeira imagem e na outra com Ron e o clima de desconfiança é evidenciado.

Os vilões da saga também aparecem prontos para a batalha nos novos pôsteres. Com varinhas em punho, Voldemort e companhia aparecem em imagens ameaçadoras com a inscrição “A caçada começa”.

A Parte 1, com estreia marcada para 19 de novembro, tem início quando Harry, Ron e Hermione saem em uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e poder…