29 de novembro de 2015

Marco Antônio Lage lança o livro “O Mundo Pode Ser Melhor”





Nele o autor conta histórias de programa social da FCA - Fiat Chrysler Automobiles

O diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Marco Antônio Lage, lançou o livro “O Mundo Pode Ser Melhor”. Na obra, o executivo faz uma análise da trajetória do Árvore da Vida, programa de responsabilidade social que o grupo desenvolve desde 2004 na comunidade do Jardim Teresópolis, de 30 mil habitantes, em Betim (MG).


A narrativa foi construída a partir de histórias de moradores, que tiveram suas vidas transformadas pelos projetos de educação, geração de trabalho e renda, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da comunidade. “Pais que veem o filho se afastar do tráfico de drogas e conquistar o primeiro diploma, o reconhecimento do pequeno comerciante que vê seu negócio prosperar, a emoção de crianças e adolescentes que cantam em show de astro internacional são algumas das inspirações que me guiaram nesse desafio de compartilhar a experiência do Árvore da Vida”, afirma Lage, jornalista com mais de 20 anos de experiência.

Publicado pela editora Autêntica, o livro tem prefácio do sociólogo italiano Domenico De Masi, apresentação do jornalista Chico Pinheiro e depoimento de Gilberto Dimenstein. À venda nas principais livrarias do país, o autor destinará a renda para o Árvore da Vida.

Resultados

Em uma década, o Árvore da Vida beneficiou mais de 21 mil pessoas do Jardim Teresópolis. Entre os participantes do programa, o índice de permanência na escola é de 98% e o de aprovação, de 95%. A renda média das famílias teve um crescimento real de 106% entre junho de 2004 e novembro de 2013, contra 63% das não participantes.

Em “O Mundo Pode Ser Melhor” estão histórias como a de Paulo Eloísio. Ele perdeu o pai antes de completar 1 ano. Mesmo diante das dificuldades financeiras da mãe e dos oito irmãos, Paulo foi um bom aluno: terminou o ensino médio sem atraso e fez o curso de capacitação profissional no Árvore da Vida. Trabalhou em concessionárias até ser contratado pela Fiat, onde está há seis anos. “Quando visito o Árvore da Vida, falo para os meninos: ‘Passei por todas as dificuldades que vocês passaram, chorei como vocês choraram, mas não desisti. Então não desistam!’”, conta.

Está lá, também, a trajetória do baiano Benedito Rocha Martins, Seu Bené, que relata com orgulho e entusiasmo a participação da família no programa: “O Marcos Vinícius fez o curso de capoteiro no Árvore da Vida, e hoje está trabalhando numa concessionária de veículos. Já tem o carrinho dele. O Renan e a irmã, Renata, começaram no projeto com 11 anos. Ela fez oficina de dança e hoje se apresenta em grupos de Belo Horizonte, como o Aruanda. O Renan fez um curso profissionalizante no Cesam e foi menor aprendiz na Fiat. Eu continuo firme. Faço parte do Grupo de Referência do Árvore da Vida; fazemos a ponte com a comunidade. E até hoje, quando tem um curso, a gente sai pelo bairro chamando os meninos para fazer inscrição”.

As mães de família também são protagonistas de histórias de superação. A Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável, reúne mulheres que conseguiram aumentar a renda e inspiram a comunidade. O livro conta, por exemplo, a conquista de Iracema Pereira que se transformou em presidente da cooperativa e foi à Itália expor seu trabalho em importante feira. Em visita a San Marino, ela sentou-se numa pedra e chorou copiosamente, pois nunca poderia imaginar a oportunidade de conhecer um lugar como aquele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...